Bahia Inglesa | balneário desconhecido no Chile

Bahia Inglesa: pequeno balneário ao norte do Chile que encanta por suas águas de cor turquesa. Um ótimo ponto de parada em uma viagem ao Atacama de ônibus desde Santiago. Confira!

Minha mãe sempre falou que ouvir a conversa dos outros é feio, mas, cá entre nós, existem alguns momentos que é inevitável e por vezes vale a pena. Já te explico o porquê.

Era uma tarde de um dia qualquer, quando duas meninas começaram a conversar na sala do hostal em que estávamos em Pucón — sim, local de um dos vulcões mais ativos da América do Sul. Juro que não estava prestando atenção, até o momento em que uma delas soltou a seguinte frase: Devo ir para Bahia Inglesa, uns amigos me falaram que é muito bonito.

Eu, como não sou boba nem nada, joguei no Google e fiquei encantada com o que vi — aconselho a fazer o mesmo. E, sem saber direito o que fazer, falei com o Yu e decidimos que precisávamos incluir esse destino no nosso roteiro.

Agora, com um pouco mais de conhecimento geográfico, posso compartilhar com você sobre esse lugar que foi um verdadeiro achado na nossa viagem.

Playa Lar Virgen - Bahia Inglesa

Playa Lar Virgen – Bahia Inglesa

Bahia Inglesa

A cerca de 900 km de Santiago — algo em torno de 12 h de ônibus, facilmente completadas em uma noite, Bahia Inglesa é um pequeno balneário na Terceira Região do Atacama. Não, você não leu errado. Aqui temos as praias do Atacama.

As praias de Bahia Inglesa se fazem conhecer e encantar pela sua água de cor turquesa e suas areias brancas. Apelidadas carinhosamente pelos locais de Caribe Chileno — cada um aproveita o que tem.

Esse pequeno tesouro banhado pelo pacífico foi descoberto em 1687 pelo pirata ingês Edward Davis, e por isso o nome do lugar.

Apesar de durante todo o tempo eu me referir como um pequeno lugar, saiba que essa região conta com toda a infraestrutura necessária para receber todos os tipos de turistas, até os mais exigentes.

Dentro do circuito de praia de Bahia Inglesa, La Piscina, Las Machas, Blanca e El Chuncho são considerada as melhores.

No entanto, engana-se que pensa que esse paraíso trata apenas de praia. Aqui também existe um dos maiores depósito de fósseis do Chile. Estimam-se restos de vertebrados marinhos cuja data ultrapassa os 16 milhões de anos. Um dos destaques dentre os exemplares de fósseis está a Pelagornis chilensis. A maior ave pré-histórica do mundo, com mais de cinco metros de envergadura.

deserto do atacama bahia inglesa

Pausa para a foto no meio do deserto

Onde ficar em Bahia Inglesa

Não sei se vocês conseguiram perceber pelo que falei acima, mas Bahia Inglesa é um lugar bem turístico — bem turístico mesmo. Por isso, quando falamos em hotéis e restaurantes estejam preparados para pagar preços um pouco acima do esperado.

No entanto, uma boa saída é se hospedar em Caldera — que foi o que fizemos. Caldera fica apenas a 5 km de Bahia Inglesa e pode ser facilmente alcançada com os colectivos. Uma espécie de ônibus, mas em carros de passeio. A passagem custa 1.000 pesos e o trajeto não dura 10 minutos.

Nós ficamos no Hotel Costa Fósil. É um hotel grande, mas bem aconchegante. Todos os funcionários muito atenciosos e o dono, senhor Alejandro, um amor de pessoa.

A diária fica em torno de 160 reais para um quarto de casal com café da manhã — bem servido. A localização também é excelente. Fica exatamente na praça, a uma quadra do porto, a quatro quadras do terminal de ônibus e quatro quadras do mercado.

Veja aqui outras opções de onde ficar em Caldera ou Bahia Inglesa.

Quando ir a Bahia Inglesa

Assim , sei que estamos acostumados a ver nesses tópicos os melhores meses para visitar determinado destino. No entanto, preciso fazer uma pequena observação antes.

Toda essa região do Atacama é incrível e o contraste entre o árido deserto e as águas turquesas fazem de Bahia Inglesa um destino muito convidativo. Contudo, para nós, que somos brasileiros, se for pensando apenas nas praias, não tem muita graça. Já que estamos acostumados com esse cenário.

Mas, porém, contudo, todavia…Bahia Inglesa cabe perfeitamente em um roteiro Santiago-San Pedro de Atacama por terra. Isso porque fica, podemos dizer, na “metade do caminho”. Ou seja, ajuda a diluir um pouco as 24 horas de viagem.

Por fim, agora que você decidiu incluir esse pequeno paraíso no seu roteiro, saiba que pode ser visitado a qualquer época do ano. Nós fomos no início de junho e tivemos dias agradabilíssimos. Obviamente, no verão fica muito melhor, já que o clima fica muito mais quente.

O clima por aqui é desértico — não à toa estamos na região do Deserto de Atacama. Por isso, independente da época, você encontrará uma oscilação térmica bem marcante entre o dia e a noite.

O que fazer em Bahia Inglesa

Como falei acima, nós ficamos em Caldera, que é um pouco menos turística e razoavelmente mais barata. Por isso, vou dar uma pincelada em ambas as regiões.

Apesar do carro chefe ser a praia da sua vizinha, Caldera tem muito mais a oferecer culturalmente e historicamente falando.

Bahia Inglesa, uma das praias do Deserto do Atacama

Bahia Inglesa, uma das praias do Deserto do Atacama

Caldera

Caldera tem um importante papel no desenvolvimento do Chile. Essa é uma região muito rica em minerais e com o advento das linhas ferroviárias mudou todo o curso da economia chilena, porque permitiu trazer os minerais ao porto de Caldera para iniciar a exportação — o porto de Caldera tem um reconhecimento a nível mundial.. Por isso, as maiores atrações de lá percorrerem por essa história.

Casa Museo Tornini

Um recente, mas interessante, museu que conta um pouco da história relativa ao puerto de Caldera. Passa pela Revolução Constituinte, a Guerra do Pacífico e a imigração italiana no final do século XIX.

Além disso, conserva móveis e utensílios para ajudar a contar a história da casa e da última família que a habitou (a família Tornini)

Estación del Ferrocarril

Um Monumento Nacional construído em 1850, tinha como função servir como terminal ferroviário para a exportação da prata que fora extraída da mina Chañarcillo. Foi aqui que partiu o primeiro trem do Chile, em 25 de dezembro de 1851, que seguia com destino a Copiapó. Funcionou por 80 anos. Atualmente, a estação foi restaurada e opera como Centro Cultural Estação Caldera.

Centro Cultural Estación Caldera

O Centro Cultural Estación Caldera exibe exposições itinerantes de pintura, fotografia e mostras de peças paleontológicas. Entre elas, apresenta-se a maior baleia da América do Sul, com mais de 10 milhões de anos.

Tour Playa Chorillos, Puerto Viejo, Bahia Cisnes Playa la Virgen

No mesmo dia em que chegamos, aproveitamos que fomos presenteados com um dia de sol e fizemos um “Tour Completo” pela região. Essa acaba sendo a melhor opção para quem vem de ônibus. Na baixa temporada, o passeio custa uns 15 mil pesos chilenos e dura o dia inteiro.

Playa Chorillos

A Playa Chorrilos está localizada a 20 km ao sul de Caldera e foi a nossa primeira grande parada. No entanto, dado o seu difícil acesso, nos limitamos a apreciar desde um mirante. O interessante da Playa Chorrillo é que devido vertentes subterrâneas, a região apresenta uma vegetação única, inimaginável para uma área tão desértica.

Bahia Cisne

A 25 km ao sul de Caldera, ela se encontra frente a Isla Grande Atacama, que é uma zona de reserva biológica. Bahia Cisne é um importante refugio de pinguins e outras aves marinhas.

bahia inglesa e as praias do deserto do atacama

Bahia Cisne

Puerto Viejo

É uma pequena vila de pescadores que na baixa temporada não conta com mais de 20 pessoas. A maioria das casas construídas por lá não tem licença. Esse é um bom local para comer, porque os pescadores pescam na hora, mas os restaurantes só funcionam na alta temporada. O máximo que conseguimos foi uma vendinha com empanadas.

Puerto Viejo

Puerto Viejo

Playa la Virgen

Tem esse nome porque em uma das rochas da área é possível ver claramente a imagem de uma santa — desculpa, esquecemos de tirar foto #fail. Uma encantadora praia de areias brancas e águas cristalinas, fica a 52 km ao sul de Caldera. Depois de Bahia Inglesa, me arrisco a dizer que é a praia com maior infraestrutura. Na alta temporada, a região fica infestada de chilenos e os preços praticados são bem salgados. O que atrai nessa praia são suas águas calmas.

Como chegar em Bahia Inglesa

Como disse acima, essa região se encaixa perfeitamente em um roteiro de Santiago a San Pedro de Atacama de ônibus. Isso porque ela fica a 12 h de Santiago e a 12 h de San Pedro.

A melhor opção é tomar um ônibus em Santiago e saltar em Caldera. Quando buscamos, a única companhia que realizava esse trajeto era a Turbus e assim fizemos. Custou cerca de 65 reais para cada um.

Para seguir viagem, também contratamos um ônibus da Turbus, porque ele vai direto para San Pedro de Atacama e não Calama como a maioria das outras empresas. O ônibus até San Pedro foi de aproximadamente 100 reais para cada um.

Se você for deixar para comprar qualquer coisa na cidade de Caldera, bem como as passagens de ônibus, é preciso ficar ciente que a maioria do comércio fecha entre às 13h e às 15 h.

Gostaram? Espero ter conseguido compartilhar um pouco desse lugar encantador, mas pouco conhecido, no Chile.