Blog dá dinheiro? | Primeiro mês com o Google Adsense

Blog dá dinheiro? Contei com todos os detalhes (gráficos e valores) o quanto ganhamos no nosso primeiro mês com o Google Adsense. Se você pretende investir nessa profissão veja aqui toda a evolução da monetização do nosso blog.

Nosso primeiro dinheiro a gente nunca esquece, não é verdade? Então, para dar sequência a nossa categoria de como e se blog dá dinheiro, resolvi abri meu coração — na verdade, o site do Google Adsenses — e mostrar quanto foi a nossa remuneração nesse primeiro mês.

Antes de qualquer coisa, para quem caiu de paraquedas, estou fazendo uma série de posts mostrando toda a evolução do meu blog no quesito remuneração.

Só para ratificar: vou mostrar a evolução. Ou seja, nem continue lendo o texto se você quiser ver um blog que ganha mais de 10 mil reais por mês. Agora, se você espera encontrar dados reais de um casal super fofo e gente boa que está lutando para ser futuramente um case de sucesso: venha com a gente! rs

Como ganhar dinheiro com Blog | Google Adsense

Como expliquei no post anterior, dentre as muitas formas de se ganhar dinheiro com blog, existe a opção do Google Adsense. Essa é a opção mais fácil. Contudo, como demanda menos trabalho, oferece menos retorno.

A base desse tipo de monetização são as visitas, já que precisamos que as pessoas cliquem nos anúncios, uma vez que esse tipo de ação é a maior provedora de receita.

O grande problema nisso tudo é o tal do efeito Banner Blindness — ou cegueira de faixa. Que nada mais é do que a facilidade do usuário em ignorar os banners publicitários ao longo da sua navegação. Isso porque já estamos tão rodeados e acostumados com essa situação, que simplesmente ignoramos.

A consequência disso, obviamente, na nossa intenção de ganhar dinheiro com blog através do adsense é a baixa conversão por parte dos usuários.

O que preciso para participar do Google Adsense

Obviamente, não são todos os blogs que estão habilitados a se inscrever no Google Adsense. Eles estabelecem alguns requisitos que precisam ser alcançados antes da sua conta ser qualificada. Tudo isso é com a intenção de garantir uma certa qualidade para os anunciantes.

As qualificações são:

  • Ter um website (óbvio, não?)
  • Ter mais de 18 anos
  • Precisa aceitar e estar em conformidade com as Políticas do Programa
  • Ter um site ativo há pelo menos seis meses

E aí, blog dá dinheiro?

Tá, sei que enrolei um pouquinho para falar. Mas como nem todas as pessoas tem pleno conhecimento dessa plataforma, me senti no dever de fazer uma breve explicação.

Mas agora vamos ao que interessa e ao que te fez chegar até aqui: blog dá dinheiro? Quantas visualizações eu preciso ter para começar a ganhar dinheiro?

Como falei acima, o nosso blog está começando. Tem uns 7 meses que estamos publicando “direto”. Em uma frequência bem menor do que gostaríamos, confesso.

Como vocês podem ver abaixo, ganhamos 6,30 dólares no nosso primeiro mês. Levando em consideração 2.905 páginas visualizadas e 10 cliques. Além disso, o RPM de impressões estava em 2,31 dólares

Definindo essas nomenclaturas:

  • Ganhos estimados: saldo da conta referente ao período selecionado;
  • Page views: números de vezes que o usuário visualiza uma página com o anúncio do Google;
  • Cliques: número de vezes que o usuário clicou no anúncio; e
  • RPM de Impressões: a média de ganho para cada mil impressões.

O gráfico abaixo foi retirado da página do analytics do Google Adsense:

Blog da dinheiro - primeiro mês do Adsense

Blog da dinheiro – primeiro mês do Adsense

Nesse relatório os valores estão abertos por dia. Está começando no dia 7, porque foi quando efetivamente começamos a usar os anúncios.

Blog da dinheiro 2

Esse foi o valor que de fato ganhamos com as visualizações.

Blog da dinheiro ganho por visualizações no adsense

Blog da dinheiro? Ganho por visualizações no adsense

Esse foi o valor que de fato ganhamos com os cliques. Por isso falei acima que o clique importa muito mais do que as visualizações.

Blog da dinheiro ganho por clique no adsense

Blog dá dinheiro? Ganho por clique no adsense.

Adesense vale a pena?

Obviamente, esse valor não está nem perto do que gostaríamos ou precisaríamos para nos manter. No entanto, preciso ter em mente que esse foi o primeiro mês de um blog que está no começo. E apesar do valor estar bem aquém do que consideramos ok, já é o suficiente para pagar alguns custos do blog, como a hospedagem do site.

Por fim, é uma ação que não demanda nenhum esforço extra da gente, além de produzir conteúdo de qualidade e divulgar o nosso blog. Contudo, são tarefas que já fazemos independente de qualquer coisa. Ou seja, na nossa visão, valeu bastante a pena.

Mais uma vez, espero voltar em breve para falar que sim, blog dá dinheiro como qualquer outra profissão que você emprega esforço e comprometimento.

Espero ter te ajudado a te dar um norte no que diz respeito a esse assunto sobre o quanto é possível ganhar de dinheiro com blog. Óbvio, cada um vai ter um desempenho diferente do outro. No entanto, nesse iniciozinho, tá todo mundo no mesmo barco.

Inscreva-se na nossa lista de email para para ser avisado quando publicarmos o restante e ainda de quebra receba uma planilha exclusiva totalmente automatizada para te ajudar a controlar os gastos na próxima viagem.



  • Reiaudio

    Pela primeira vez vejo alguém comentando sobre ganhos no adsense de maneira verdadeira, o povo pensa que vai ganhar centenas de reais em 6 meses mas não é bem assim. Após 2 anos de trabalho hoje ganho 30..40 dolares por mês de média.. o importante é não desistir.

    • Exatamente!
      É um trabalho árduo e de longo prazo.
      O legal é compartilhar a realidade pra galera ver que nem sempre é esse conto de fadas que todos pensam, mas que também não é impossível ganhar um graninha com isso 🙂