Como sacar dinheiro na Argentina com o Itaú

Está tendo problemas em como sacar dinheiro na Argentina com o seu cartão do Itaú? Nós também estávamos, mas encontramos uma solução e queremos compartilhar.

O post de hoje nada mais é do que o desabafo de um casal que, após muitas tentativas, finalmente conseguiu descobrir como sacar dinheiro na Argentina com o Itaú.

Sei que o tema é bem específico, mas como vi pela internet que outras pessoas sofreram/sofrem desse mesmo problema, tem até indicações no Reclame Aqui!, resolvi compartilhar a nossa experiência, já que tivemos um resultado satisfatório. E mesmo que o seu cartão seja de outro banco, as vezes pode te servir de alerta.

Desbloquear o cartão para uso internacional

Acho que esse é um passo que já está mais enraizado nas pessoas que programam uma viagem internacional, já que tantos outros blogs e veículos de comunicação compartilham essa informação, não é mesmo?

Portanto, antes de iniciar a nossa viagem, liguei para o atendimento do Itaú e solicitei o desbloqueio do meu cartão, pois iria para o exterior. Tudo certo? Não! Aqui vai a primeira dica do post de hoje: ao solicitar o desbloqueio do cartão, peça para desbloquear também a função débito.  Isso mesmo, a atendente só autorizou o uso do crédito no meu cartão itaú internacional, por isso todas as vezes que eu tentava sacar, aparecia uma mensagem de erro.

Para quem é leigo — tipo eu — acreditaria que a partir do momento que peço para desbloquear o meu cartão, pois faria uma viagem internacional, todas as suas funções estariam autorizadas, mas não é assim que funciona. Então, fique de olho.

Como resolver seu problema, estando em Buenos Aires

Depois de tentarmos sacar em mais de seis lugares diferentes, já com medo de acabar bloqueando a senha, encontramos uma agência que tinha caixa atm com um layout um pouco diferente do que estávamos acostumados a usar — vimos ali nossa salvação — e adivinhem: “sua senha alfanumérica foi bloqueada, entre em contato com a central de atendimento para solicitar uma nova senha.”

Nesse momento bateu um leve desespero: Oii? Senha alfanumérica? Eu nem tenho senha de letras no Itáu. Como assim, Jesus? Já estava me imaginando tendo que voltar ao Brasil para resolver esse problema.

Foi quando o segurança, após ver o desespero em meu rosto, nos indicou uma outra agência que ficava na Avenida Santa Fé, nº 1166, afirmando que lá conseguiríamos sacar — acho que ele já está acostumado com esse tipo de problema.

Eu já estava pensando que não era possível sacar dinheiro do Itau na Argentina, tamanha era a dificuldade. Mas resolvemos tentar mais uma vez, dando continuidade a nossa saga.

Atendimento a estrangeiros — Agência Itaú

Chegamos na agência da santa fé, praticamente descrente  — risos — e como imaginávamos, não foi possível sacar. A tal mensagem da senha alfanumérica parecia nos perseguir.

Mas o que não sabíamos é que nessa agência do Itaú em Buenos Aires havia um anjinho chamado Rosiane. Ela fica no fundo da loja, no lado direito: atendimento a estrangeiro. Vimos ali uma luzinha no fim do túnel, uma pontinha de esperança começava a fisgar no nosso coração: Tínhamos, nesse momento, uma gerente brasileira \o/.

E, graças a ela, agora somos experts sobre como sacar dinheiro do Banco Itaú na Argentina e temos vários bizus. Acredito que após esse post você não venha precisar, mas, caso aconteça, o horário de atendimento na agência é de 10h às 15h.

Passo a passo sobre como sacar dinheiro na Argentina do Itaú

  • Peça para desbloquear TODAS as funções do seu cartão para uso internacional;
  • Se o seu cartão for de chip, fazer o teste sempre no primeiro caixa ao entrar na agência do Itaú — sim, isso é um macete informado pela Rosi, pois lá, aparentemente, não é comum o uso de chips nos cartões, logo, as máquinas em sua maioria não os leem;
  • Use apenas os quatro primeiros dígitos da sua senha de seis dígitos — isso é muito importante, pois qualquer outra tentativa de senha após sucessivos erros pode acabar bloqueando-a e aumentando sua dor de cabeça;
  • Escolha sempre a opção Maestro se o intuito for sacar da sua conta corrente;
  • O saque máximo por operação é de 2 mil pesos atualmente;
  • A taxa cobrada pelo Itaú, por saque, é de 92,40 pesos — em out/2016.
  • O câmbio no momento do saque é bem desfavorável, pagamos 1 real para cada 4,40 pesos enquanto casas de câmbios ofereciam por volta de 4,90.

Considerações finais

Sempre que você pede para desbloquear as funções do seu cartão internacional para uso no exterior, as mesmas tem as seguintes validades máximas: Crédito – 90 dias e Débito – 60 dias. Se você for ficar por mais que esse período, é preciso refazer o pedido ao final do prazo.

Nas nossas tentativas, tivemos dois tipos de mensagens que apareceram e nos assustaram: “seu cartão não pode ser usado neste atm” e ” sua senha alfanumérica foi bloqueada”. Para esses casos vale conferir se de fato a função de débito está funcionando e se o caixa eletrônico que você está usando tem leitor de chip. Como você faz isso? Nas agências do Itaú, geralmente são os primeiros caixas; nas demais agências, é na tentativa e erro.

Em hipótese alguma deixe sua senha bloquear ou tente trocá-la de forma que necessite efetivá-la de um caixa eletrônico. Já lemos relatos de gente que teve de voltar ao Brasil somente para isso.

Redes interbancárias

Os logos da rede Cirrus e Plus

Você também pode sacar seu rico dinheiro em caixas eletrônicos de outros bancos locais que não o Itaú, desde que eles aceitem a rede usada pela bandeira do seu cartão. Observamos que é bem comum os caixas aceitarem ambas, mas pode observar se eles possuem a identificação da rede Cirrus, para MasterCard, ou Plus, para Visa, ou procurar os caixas de cada uma nos seguintes links: Visa e Mastercard.

Por fim, prefira trazer dinheiro em vez de sacar aqui. Apesar de te evitarmos uma possível dor de cabeça para fazer o saque com esse post, o câmbio ruim, o IOF e as tarifas do procedimento já são motivos mais que suficiente para essa ser sua última opção.

Não esqueça de compartilhar a publicação para que essa informação chegue ao máximo de pessoas possíveis.

Venha conhecer o mundo de carona com a gente. ♥ Facebook, Instagram e Youtube.

Leia também:
Ushuaia | o nosso primeiro grande objetivo
O que fazer em Buenos Aires | Tudo o que você precisa saber
Puerto Madryn | a incrível patagônia dos bichos



  • Patricia Cunegundes

    Hoje não consegui sacar dinheiro com meu cartão do Itaú aqui em Buenos Aires, mesmo na agência do banco. Com as dicas de vcs vou tentar mais tarde. Se não conseguir, irei amanhã de manhã na agência que tem atendimento a estrangeiro. Obrigada pela dica.

    • Yuri

      Boa sorte, Patricia!

      Lembre das dicas da Rosiane do Itaú:

      Faça o teste no primeiro caixa ao entrar na agência do Itaú, use os quatro primeiros dígitos da sua senha de seis e escolha a opção Maestro se quiser sacar da sua conta corrente 🙂

      Se não der certo, pode ser que sua função débito esteja bloqueado, então o ideal é procurá-la na agência da Santa Fé, porque ela mesma solicita o desbloqueio através do telefone de lá sem que você precise gastar seus créditos!

      Depois compartilha com a gente se funcionou.

      • Arianny Leite

        Yuri, no caso eu não recordo da minha senha porque uso digital e não de senha como devo proceder.

  • Vanessa Vaz

    Oi, Ju! Sabe me tirar uma dúvida? Tô indo morar em BsAs no próximo mês, e acabei de tirar um cartão Itau. Ele é Internacional, então vou poder usar crédito e débito, certo? Mas pra sacar, vou ter que pagar a taxa, não é?! Ok. E se eu pedir pra substituir por um de lá, ainda vou ter que pagar a taxa pra sacar reais? Beijo

    • Juliana Noronha

      Oi, Vanessa!! 🙂
      Então, mesmo ele sendo internacional, você precisa solicitar ao Itau o “aviso de viagem”, pois assim eles liberam o uso para transações internacionais. Ou seja, eles vão habilitar o seu cartão para você comprar e sacar no exterior.

      Se o seu cartão for de uma conta no Brasil, ao sacar em qualquer caixa no exterior você vai ter que pagar uma taxa.

      A melhor opção, já que você vai morar lá, é abrir uma conta em BsAs.
      Mas você tem que considerar alguns pontos:
      – você está indo para BsAs, mas seu “salário” continua sendo em reais?
      – você ainda terá contas no Brasil para serem pagas?
      O melhor dos mundos seria você levar o seu dinheiro em real e trocar em alguma casa de câmbio por lá e depois de ter a conta aberta, depositar. Mas isso tem algumas implicações como o perigo de levar muito dinheiro vivo e existe um valor máximo para embarcar sem acharem você tá envolvida com alguma coisa hahahah

      A segunda opção é fazer uma transferência bancária para a sua nova conta em buenos aires. Mas esteja certa que vai perder um dinheiro com taxas entre os bancos. Infelizmente essa é a saída mais prática.

      Você não consegue sacar em reais por lá. Você vai sacar direto em pesos argentinos (mesmo com o seu cartão do brasil)

      De qualquer forma, o melhor a ser feito agora é entrar em contato com sua gerente do itau e falar diretamente com ela. De repente ela tem uma solução melhor que a gente desconheça. Ela vai saber falar com muito mais propriedade do que eu.

      Espero ter ajudado de alguém forma!
      Beijos!!

      • Arianny

        Juliana, boa tarde estou com um problema aqui meu cartão é itau mais conta salario e a empresa que eu estava pagou nesta minha conta itau salario, devido eu não usar a senha de numero acabei esquecendo, pois aonde vivo no Brasil usamos apenas o digital para sacar dinheiro, pode me ajudar, preciso saber se aqui consigo alterar minha senha, o que devo fazer? ariannytavares86@hotmail.com / +55 92 993122844 watsap aguardo seu retorno, estou em campana – Buenos Aires
        a trabalho e meu retorno no Brasil é so em setembro final do mês.

        • Juliana Noronha

          Arianny! Eu realmente não sei como te ajudar. 🙁
          A melhor opção que eu consigo pensar agora é ir nessa agência em Buenos Aires que tem atendimento a estrangeiro e tentar pedir ajudar.

          Mas, acho que vai ser difícil.
          Digo isso porque eu estou com a minha senha do internet banking bloqueada e a única solução seria fazer uma procuração para a minha mãe, com poderes totais, para ela tentar agir isso pra mim lá no Brasil.