Como ganhar dinheiro com blog

Quer fazer do blog a sua profissão, mas não sabe se é rentável? Criamos uma série de posts com tudo o que você precisa saber para começar a ganhar dinheiro com blog. Veja quais são as principais formas de conquistar esse objetivo.

Será que tem como ganhar dinheiro com blog? Sempre me fiz essa pergunta e acredito que muita gente também. Afinal, que bom seria poder trabalhar pela internet, escrevendo só sobre o que gosta, não é mesmo?

Inclusive, quando decidi pedir demissão do meu emprego e viajar pela América do Sul, o blog era uma das opções que estava buscando como renda. No entanto, sempre quando fazia uma busca na internet sobre esse assunto, o Google me trazia três tipos de resultado:

  1. A pequena fatia que realmente conseguiu conquistar o seu lugar e faz do blog a sua profissão em horário integral;
  2. Uma grande maioria que promete fazer e acontecer para você ganhar dinheiro com o blog — sendo que as vezes nem eles ganham — e por isso não tem exemplos na prática;
  3. E uma outra fatia que afirma que essa história de que blog dá dinheiro é puro sonho.

De verdade, não vejo nenhum tipo de problema nessas informações. Contudo, estava buscando algo mais. Queria saber como era todo o processo de evolução. A partir de quando eu começaria receber algum dinheiro — ainda que pouco.

Portanto, resolvi criar essa categoria aqui no Para Onde Fomos, para ajudar outras pessoas que também buscam ganhar dinheiro com blog e, por consequência, conseguir trabalhar de casa. E à medida que a gente for conquistando alguma coisa, vou compartilhando com vocês.

Qual a melhor plataforma para criar um blog?

Independente da forma que você escolher para tentar monetizar o seu blog, saiba que ter uma estrutura vai ser essencial. É preciso ter um blog responsivo, com um layout atraente, caixas de captação de emails, bem como um domínio.

Eu não sei quase nada sobre essa área de desenvolvimento web — apesar de namorar um. Portanto, toda essa questão sobre qual plataforma criar o blog tem como base apenas a minha experiência como usuário.

O Para Onde Fomos não é o meu primeiro blog 😡 No entanto, sempre usei o WordPress e é o que eu recomendo. Na verdade, até já usei o Blogger na época que fui colaboradora de um outro blog. Contudo, podemos dizer que a usabilidade do WP é melhor.

Além de ser a plataforma mais usada no mundo inteiro, o que vai te garantir uma infinidade de plugins atualizados para aperfeiçoar ainda mais o seu futuro “filho”. E, claro, um zilhão de tutoriais para tudo quanto é ferramenta disponível.

Agora, voltando ao assunto do layout, tenha em mente que depois do conteúdo, esse é o principal item que você precisa investir — assim que tiver dinheiro, é claro. Não atrase a criação do blog porque não tem dinheiro. O wordpress está aí para isso, cheio de temas gratuitos.

Mas, conforme as coisas forem se estruturando, ou se você tiver um pouco de dinheiro disponível, invista em um bom layout para o seu blog. A nível de curiosidade, o do Para Onde Fomos foi carinhosamente criado pelo Yu. Se você quiser saber mais informações, visite o nosso site

Como ganhar dinheiro com blog?

Pois bem, o primeiro que a gente tem que saber são as formas de como monetizar o blog. Isso depende muito também do estilo do seu blog e o que você está disposto a fazer.

De maneira geral, a base para ganhar dinheiro com blog é através das visitas. Ou seja, quanto maior a visita, mais chance de obter sucesso na monetização. Vou falar de forma bem resumida cada um deles.

Monetizando o blog com Adsense

Essa é a maneira mais fácil e, digamos, menos lucrativa de conseguir ganhar dinheiro. O Google é sempre o primeiro investidor indireto de um blog. A primeira coisa que você precisa fazer — depois de criar e começar a escrever no blog — é criar uma conta do Google Adsense.

Essa forma é bem simples. Você basicamente oferece alguns espaços do seu blog para exibir anúncios do Google. A remuneração pode variar de acordo com o que o anunciante quer pagar (a empresa que vai aparecer no seu site). Gira em torno de 68% por clique.

Sim, o pagamento é parcialmente por clique. Digo parcialmente, porque você vai receber míseros centavos por cada mil visualizações. Mas é tão pouco, que não dá nem para considerar.

Por isso que falei que você precisa de visitas… quanto mais pessoas visualizarem seu blog, mais chances você terá de que alguém clique no anúncio.

Uma pequena ressalva: não adianta você ficar na gana de ganhar dinheiro e ficar clicando zilhões de vezes no anúncio. O google consegue facilmente identificar essa trapaça.

Ah, também não vale encher o seu blog com anúncios do google, porque isso vai estragar a experiência do usuário. Aqui no blog temos dois banners de anúncio:

  • Um na página principal, bem abaixo da caixa de captação de emails;
  • E na barra lateral nas páginas de post.

Ganhando dinheiro com o blog através de links afiliados.

Nessa modalidade a quantidade de visita ajuda, mas o que importa mesmo é a autoridade e credibilidade. De forma bem simples, o link de afiliado é um endereço eletrônico que a empresa compartilha com você e todas as vendas realizadas através desse seu link lhe garante uma comissão.

Percebeu porque aqui vale mais a credibilidade, né? Já que você precisa que as pessoas façam uma compra através do seu link. Boa parte das grandes empresas oferecem esse tipo de parceria.

Aqui no blog do Para Onde Fomos temos parceria com:

Inclusive, se você for planejar a sua viagem, faça através dos nossos links. Você não paga nada a mais por isso e ajuda o Para Onde Fomos a continuar trazendo explicações de como ganhar dinheiro com blog. 🙂

Fora esses links de empresas específicas, você pode vender infoprodutos. Algumas plataformas como o Hotmart, por exemplo, são verdadeiros centralizadores de infoprodutos (ebooks, cursos e afins).

Exemplo prático para entender como funciona o Hotmart e como você pode ganhar dinheiro com isso através do seu blog:

Vamos supor que eu tenha criado um ebook de Como Ganhar Dinheiro com Blog e o esteja vendendo por 30 reais. Um belo dia eu decido escalar o meu produto no Hotmart oferecendo 50 % de comissão para quem vender. Do outro lado está você, dono de um blog que dentro de muitos assuntos, dá dicas de como ganhar dinheiro em casa. Então você se depara com o meu ebook e vê que ele se encaixa em muitos dos seus textos. Pronto, basta você linkar o infoproduto com algumas call-to-action e começar a vender. A cada venda eu lhe pago 15 reais.

Simples? Nem tanto. Porque foi o que falei mais acima, você precisa passar credibilidade para os seus leitores. Ele não vão comprar alguma coisa de uma hora para a outra, só porque você está pedindo.

Esse assunto de afiliados é bem extenso. Mas uma coisa eu posso garantir, tem muita gente ganhando muito dinheiro dessa forma. Espero poder voltar um dia e contar a minha experiência também.

No entanto, enquanto isso não acontece, se você quiser mergulhar com profundidade nesse assunto, indico esse curso sobre a Máquina de Vendas Online. Não à toa, é um dos produtos mais cobiçados no hotmart. Você pode também assistir a esse vídeo com 3 dicas básicas para ganhar dinheiro na internet com o Hotmart.

Criando infoprodutos para vender

Se você tem um blog com uma boa visualização e com conteúdos que aportam valor para os leitores, ele se torna facilmente um canal de vendas. Porque a partir do blog você pode moldar a sua audiência através do Marketing de Conteúdo fazendo-o perceber que precisa do que você oferece. Isso é possível porque você está entregando informação, ao invés de publicidade.

Por isso, vale a pena investir na criação infoprodutos sobre o conteúdo relacionado com o seu blog. Porque você já terá intimidade com o leitor.

Se você se limitar a oferecer cursos de alta qualidade para o seu público, pode ter certeza que terá aqui uma boa fonte de receita. Além disso, também é possível escalar os seus produtos em plataformas como a Hotmart, para que outras pessoas façam a divulgação.

Vendendo espaços do seu blog

Segue a mesma lógica da monetização através do Google Adsense, mas agora você faz a negociação por conta própria. Essa, sem dúvidas, é forma mais lucrativa, ao meu ver. No entanto, para conquistar esse nível, vai precisar de muita visualização, engajamento e bom posicionamento por parte do seu blog.

À medida que o seu blog for se consolidando na área, é bem provável que você nem precise correr atrás. As próprias empresas entrarão em contato para anunciar em seu blog.

Mas, não se iluda, temos um longo caminho pela frente para chegar até esse cenário.

Produzindo posts patrocinados

Que empresas do mundo todo estão investindo em Digitais Influencers não é novidade. No entanto, para você conquistar o interesse dessas empresas é preciso um número bem expressivo de visitas mensais, além, claro, de um bom posicionamento no Google.

De maneira sucinta, a empresa te paga um valor para que você publique um texto para divulgá-la de alguma forma. Pode ser através de um review de algum produto, anunciando algum serviço, enfim, cada caso é um caso.

Uma questão muito importante para ser levada em consideração ao optar por esse modelo na hora de tentar ganhar dinheiro com o blog são os seus valores. Sei que muitas vezes a vontade — e necessidade — de ganhar dinheiro é grande, mas não pode deixar que isso se sobreponha ao que você idealiza para o blog.

Ou seja, não aceite o pagamento por post patrocinados se o mesmo ou a empresa não estão em consonância com o que você acredita. Não vai querer jogar tudo o que conquistou para o alto, certo?

Pois bem, se você está disposto a entrar nesse mundo, essas são as principais formas de conseguir ganhar dinheiro com  blog. Continue acompanhando os nossas postagens. Esse foi o nosso primeiro post sobre o assunto. Espero um dia poder atualizar esse post contando a minha experiência de que cheguei na casa dos milhões. hahaha

Mas, enquanto isso não acontece, vamos aproveitar para descobrir juntos todas as dores e sucessos. Pode ter certeza que vou compartilhar toda a evolução com vocês.

No próximo post falarei sobre o quanto ganhamos no nosso primeiro mês com o Google Adsense.

Inscreva-se na nossa lista de email para para ser avisado quando publicarmos o restante e ainda de quebra receba uma planilha exclusiva totalmente automatizada para te ajudar a controlar seus gastos na próxima viagem.



  • Livia Melo

    Juliana e suas dicas sempre úteis!! Ganhar dinheiro com o blog não seria uma má ideia, né? Obrigada por compartilhar essas dicas!!

    • Juliana Noronha

      Seria uma ótima ideia! Pena que não é tão fácil. A única coisa fácil na vida é engordar. hahahah

  • Thais Paranhos

    Muito esclarecedor este post. sabe vc juntou tudo que eu queria saber em um post só . Foi clara e com toda certa a foi muito inteligente nas colocações .parabéns.

    • Juliana Noronha

      Que bom que gostou, Thais! 😀

  • Maria Carolina Diego

    Ju, amei as dicas…eu preciso escrever o meu primeiro post…rs Vou reavaliar essas ideias e quem sabe partir neste rumo! Obrigada!

    • Juliana Noronha

      Maria Carolina, boraaaa, menina!! Coloca logo esse post para jogo! 😀

  • Juliana Noronha

    Sim, é um projeto ainda!! Mas colocando todo o nosso esforço, um dia entrará em operação.
    Obrigada, Chris!

  • Juliana Noronha

    Sim, foi para dar um norte para quem está começando nesse mundo agora e não sabe em que pode apostar.

  • Juliana Noronha

    Que bom que gostou e que foi útil, Alexandre!!
    Obrigada!! 😀

  • Juliana Noronha

    Olá, Marlise!
    Nunca falei que é fácil. Inclusive, o intuito dessa sequência de posts que estou fazendo é para mostrar a evolução do meu blog e assim ajudar a outras pessoas a entenderem que não é num piscar de olhos que isso acontece.
    Iniciar um blog é como iniciar qualquer carreira, vai demandar muito esforço e perseverança. Por isso muitas pessoas desistem no meio do caminho.

  • Juliana Noronha

    Obrigada, Liany!!
    Espero sim um dia poder fazer do blog parte da minha renda, porque é algo que gosto de fazer e faço com amor.
    Mas como tudo na vida, vai precisar de muito esforço e um pouco de tempo para acontecer.
    Obrigada pelo seu carinho! ♥

  • Juliana Noronha

    Que bom, Pri!! ♥

  • Juliana Noronha

    Posso ter até um pouco de sucesso, mas dinheiro tá um pouco longe. hahahaha
    Estamos juntos nessa estrada!
    Que bom que gostou do post ♥

  • Juliana Noronha

    Colocar em prática e esperar… porque esse é um trabalho que rende frutos a longo prazo! hahaha
    mas fazer o que gosta, é sempre uma boa opção!
    Beijo, Lorena!

  • Juliana Noronha

    Que ótimo, Paulo!
    Fico muito feliz em poder te ajudado de alguma forma!
    Continue por aqui, estou fazendo uma sequencia de post sobre esse tema.

  • Juliana Noronha

    Pois é, demanda esforço como qualquer outro trabalho.
    Por isso resolvi fazer essa sequência de posts para mostrar um pouco da realidade quando o assunto é monetizar o blog.

  • Juliana Noronha

    Que bom que gostou, Aline!!
    Olha, eu sou bem suspeita para falar, mas, pra mim, o WP é bem melhor em vários sentidos.
    O adsense é aquele tipo de monetização que você deixa correndo, em segundo plano, já que não exige nenhum trabalho a mais, além do habitual que já fazemos.