O que levar para o Atacama? | Arrumando as malas

Confira aqui nesse post tudo o que você precisa levar para o Atacama. Separamos o estilo de roupa conforme os passeios, assim você conseguirá arrumas as suas malas de acordo com seu roteiro.

Pode parecer muito, mas 90% das dúvidas que eu recebo dizem respeito ao que levar para o Atacama. Também não é para menos. Estamos falando de Deserto.

Seria fácil se fossemos pela lógica: ah, estamos no deserto, então de roupa vou lavar só as apropriadas para o calor. Errado.

O Deserto de Atacama é o tipo de lugar que você tem que trazer desde biquíni e chinelo até gorro e luva. É sério. A amplitude térmica aqui é surreal.

Por isso, vou te ajudar com o que levar para o Atacama para não ter erro. Vou separar a mala por passeios, que assim você pode adequar de acordo com o que estiver pensando em fazer, de acordo com seu roteiro.

Por exemplo, se estiver no roteiro Lagunas Altiplanicas, geysers e Valle de la Luna basta ir no tópico dos respectivos passeios que estão todas as coisas que você precisará levar para a viagem, certo?

Para ajudar, vou montar um índice aqui com os principais passeios aqui no Atacama:

O que levar para o Atacama:

Valle de la Luna/Valle del Arcoiris

O passeio para o Valle de la Luna, via de regra acontece na parte da tarde. Ou seja, sai às 16h e retorna as 21h. Sendo assim, você pegará o começo do anoitecer ainda no passeio.

Esse é um dos passeios mais tradicionais e um dos primeiros a serem feitos quando chegar no Atacama. Isso porque tem uma altitude bem aproximada com a da cidade, ou seja, é bom para ir se acostumando.

O Valle del Arcoiris já não é tão procurado assim (infelizmente), mas também é um dos passeios para se fazer nos seus primeiros dias.

Se você está vindo para o Atacama e incluíra um desses passeios no seu roteiro, sua mala precisa ter:

  1. Sapato cômodo
  2. Chapéu
  3. Protetor Solar
  4. Roupa cômoda para caminhadas leves
  5. Casaco para o fim de tarde

Geysers del Tatio

Um dos passeios mais frios, pelo menos na primeira hora. Aqui, se vier no inverno, poderá pegar temperaturas como -20º — não é exagero.

Ao mesmo tempo, ele reserva um piscina termal de água beeeem quentinha. Já deu para perceber que esse é um dos passeios loucos aqui do Atacama, certo? Vai de -20ºc a 35º. Por isso, se está no seu roteiro de passeios aqui no Atacama, sua mala precisa ter:

  1. Roupa de frio em camadas (gorro, luva e cachecol)
  2. Roupa de banho (tem onde trocar de roupa)
  3. Toalha
  4. 3 meias (principalmente se vier no inverno)
  5. Roupa fresca por baixo da roupa de frio (quando fazem a parada no povoado de Machuca o clima já está bem mais agradável)

Laguna Cejar/Lagunas Escondidas

Assim como o Valle de la Luna, o passeio para a Laguna Cejar ou Lagunas Escondidas também respeita o nível de altitude da cidade. Ou seja, mais uma boa opção para iniciar o seu roteiro.

Essas são lagoas com grande concentração de sal — tem mais sal até que o mar morto. Dessa forma, as pessoas não conseguem afundar, nem mesmo queira muito.

Para aproveitar o melhor desse passeio, você precisa levar para o Atacama

  1. Roupa cômoda (pode ir de short se quiser)
  2. Roupa de banho
  3. Toalha
  4. Protetor Solar (lembre-se que não pode passar na Lago. É preciso passar ainda na cidade)
  5. Chapéu
  6. Casaco para o fim de tarde
  7. Compre os seus passeios para o Atacama com a gente através do site Do Brasil para o Mundo. O pagamento pode ser feito no cartão ou à vista, com desconto, e de quebra você ainda vai ter a garantia da qualidade com o selo Para Onde Fomos.

Lagunas Altiplanicas + Piedras / Salar de Tara

Esses são passeios que ultrapassam os 4 mil metros de altitude. Por isso, quando começa a ventar o frio se apresenta de forma implacável, principalmente no inverno.

Pelo menos, nesses passeios você não precisa se preocupar com roupa de banho. Você precisará levar:

  1. Roupa de frio para temperaturas baixas (se tiver um corta vento, será muito bem vindo.)
  2. Gorro, cachecol e luva (melhor sentir calor do que frio)
  3. Roupas leves por baixo (em alguns pontos pode fazer calor)

Termas de Puritama

Água e deserto parecem não fazer parte da mesma equação, não é mesmo? Não aqui no Deserto de Atacama. Um dos passeios que são oferecidos é a visita às Termas de Puritama

Piscinas naturais e termais de águas quentes. Uma delícia para relaxar da correria dos passeios.

A única coisa ruim nesse passeio é o valor da entrada — são 15 mil na parte da manhã e finais de semana e 9 mil a tarde de segunda a sexta. Dependendo de qual agência fizer, o valor da entrada é mais caro que o próprio passeio. Enfim… tá na água é para se molhar, não? rs

Portanto, se você pretende conhecer as Termas de Puritama em sua visita ao Atacama, sua mala precisa ter:

  1. Roupa leve (pode ir de short, chinelo, regata… do jeito que quiser)
  2. Roupa de banho
  3. Toalha
  4. Protetor Solar
  5. Chapéu

Tour Astronômico

Lembra que no início do texto eu falei que a amplitude térmica aqui no Deserto é surreal? Pois bem, por mais que o tour astronômico seja realizado a poucos quilômetros da cidade, a noite faz um frio que de fato não estamos acostumados.

Por isso, a minha recomendação é ir bem agasalhado, ainda que na cidade em si você não esteja sentindo muito frio.

Por tanto, para aproveitar bem o Tour Astronômico, sua mala para o Atacama precisa ter:

  1. Roupa de frio (corta vento não se faz necessário nesse tour, mas vá bem agasalhado)
  2. Luva e gorro

Obs.: Se for inverno e você quiser levar a coberta do hostal, saiba que não será julgado pelo outros passageiros.

Ascensão de Vulcões

Antes de qualquer coisa, quero deixar um alerta: não subestime um trekking de montanha, principalmente na altitude. Sei que a ascensão ao Vulcão Laskar, por exemplo, está super em alta, mas é preciso saber que não é para todos.

É preciso de fato ter uma preparação física.

Pois bem, considerando que você já esteja tomando todas as medidas necessária, vamos para o que você precisa levar para o Atacama se estiver considerando fazer algum trekking de montanha:

  1. Sapatos de trekking
  2. Calça de trekking
  3. Jaqueta corta vento
  4. Luvas, gorro e cachecol
  5. Pastilha para dor de cabeça
  6. Protetor Solar

Obs.: Aqui mais do que nunca o ideal é trazer peças de roupa impermeáveis e respiráveis. Isso porque vai estar bastante frio, mas com o intenso esforço da caminha, seu corpo vai começar a suar.

Dia a dia na cidade e demais lugares

Com o simples fato de estar na cidade você já sentirá seus lábios rachados. Com um dia a mais no povoado as suas mãos já começam a ficar ressacadas. Para os mais sensíveis, olhos e nariz também sentirão bastante. Não se assuste se do nada seu nariz começar a sangrar, é “normal”.

Se quiser minimizar os efeitos do Deserto, é preciso dar atenção especial a alguns pontos. Antes de qualquer coisa, a água é sua melhor amiga. Não se esqueça!

E agora vamos para os demais itens indispensáveis para você levar para o Atacama:

  1. Bepantol
  2. Hidratante corporal e facial
  3. Soro fisiológico
  4. Protetor solar
  5. Lenço umidecido
  6. Mochila/bolsa pequena para te acompanhar nos passeios

Agora, vou listar o que não trazer para o Atacama: salto alto. É sério, gente. É quase impossível andar de salto aqui, as ruas são totalmente de terra. Além de ser prejudicial para a saúde, vai estragar seu sapato.

Espero que tenha te ajudado a ter uma noção do que precisa levar para o Atacama. Não quis me prender a itens como shampoo, condicionador, calcinha e sutiã, porque são coisas que já estão meio que no automático. A intenção é te dar uma ideia de que tipo de roupa você precisa para determinado lugar.

Lembrando que essa lista vale para o ano inteiro. Se vier no inverno, reforce ainda mais as roupas de frio. Se vier no verão invista em roupas leves e confortáveis, mas sem se esquecer dos passeios mais altos.

Veja também: