Quando visitar a Patagônia | melhores meses do ano

Você sabe quando visitar a Patagônia? Puerto Madryn, Ushuaia, Torres del Paine, El Calafate e El Chaltén... o que não falta é lugar lindo para conhecer. Agora você só precisa saber quando ir para tirar o maior proveito possível. Veja nesse post a melhor época.

Que a Patagônia se tornou a paixão da nossa viagem, isso vocês já sabem. Por isso, sinceramente, é  impossível dizer que algum mês é ruim para visitar. Ruim mesmo é não visitar. No entanto, se você quer planejar a sua viagem direitinho para conhecer o melhor que a Patagônia tem para oferecer, então está no lugar certo.

Antes de qualquer coisa, é preciso saber o que você quer esperar. Obviamente, se a sua intenção é fazer alguns dos esportes invernais, viajar no verão não é uma boa opção. Se a sua preferência é por trilhas, saiba que, via de regra, as mesmas estão fechadas no inverno.

Patagônia chilena ou argentina?

Quando falamos em patagônia, precisamos ter em mente que dois países dividem essa belezura: Chile e Argentina. Dividida pelos Andes, a Argentina detém a maior parte dessa região. O Chile, ainda que com uma parte pequena, possui um espacinho muito especial. Cada país com suas particularidades, mas ambos com paisagens indescritíveis.

É possível em uma mesma viagem conhecer essas duas regiões. Mas, certamente, é impossível conhecer a patagônia em sua totalidade em uma viagem de”férias”.

Destinos mais visitados da Patagônia Chilena

  • Torres del Paine

Destinos mais visitados da Patagônia Argentina

A Patagônia Argentina contempla as províncias de Chubut, Rio Negro, Santa Cruz e Neuquén. Inclusive é nessa região que temos a cidade mais austral do nosso continente: Ushuaia:

  • Puerto Madryn
  • Ushuaia
  • El Calafate
  • El Chatén

Quando visitar a Patagônia Chilena

Como falei acima, o ponto alto da patagônia chilena é o Parque Torres del Paine. Lugar que habita o imaginário de qualquer pessoa apaixonada pelo combo trekking+paisagens incríveis.

Sem dúvidas, o parque é único e fornece paisagens indescritíveis — tanto para quem faz o circuito W quanto o O. Mas engana-se quem pensa que o parque está associado a ter que acampar, passar fome, levar mochila pesada e perrengues afins. Torres del Paine também oferece luxo para quem se dispõe a pagar.

A melhor época para visitar a Patagônia Chilena e, consequentemente, Torres del Paine é entre final de outubro até meados de março. Durante essa época os dias são mais longos e, apesar dos fortes ventos, é possível aproveitar o parque em sua totalidade.

Entre março até maio — dependendo do ano — é possível encontrar as trilhas ainda abertas. Contudo, não é incomum pegar alguns períodos de nevasca e até mesmo ficar “preso” em alguma parte da trilha.

Mirador Base de las Torres

Mirador Base de las Torres

De maio em diante, a situação fica um pouco mais complicada. O inverno começa a se fazer presente e a consequência disso são as trilhas fechadas. O parque até fica aberto, mas somente alguns os mirantes ficam acessíveis. Além, claro, dos hotéis que fecham as portas, já que a quantidade de turistas diminui bastante.

Os meses mais quentes são janeiro e fevereiro e julho o mais frio. Saiba que essa região venta bastante, o que pode fazer a sensação térmica ficar bem mais abaixo.

Veja aqui: o que levar, quanto custa e como é fazer o circuito “O” em Torres del Paine

quando visitar a Patagônia Torres del Paine

Quando visitar a Patagônia Argentina

Já falei anteriormente, todas as estações tem o seu valor e para escolher quando ir, depende muito do que você espera conhecer.

Puerto Madryn

Quando falamos de Puerto Madryn — a patagônia dos bichos — temos como principal atração a observação da fauna. Como parte da patagônia atlântica, conta com uma rica concentração de vida marinha em sua região oceânica. Baleias, orcas e pinguins tem nessa região a sua melhor escolha para reprodução. Ou seja, eles vão para lá em seu período reprodutivo.

pinguim-de-magalhaes

Pinguim de Magalhães

Cada espécie tem o seu melhor período em meses específicos — veja esse post com a melhor época para visitar Puerto Madryn. Mas de maneira geral, a melhor época para ir a Puerto Madryn é entre os meses de novembro a fevereiro.

Diferentemente das demais regiões da Patagônia, Puerto Madryn não é um lugar tão frio. É possível pegar dias de até 30º no verão. No entanto, a noite esfria bastante. Por isso, é preciso estar preparado.

quando visitar a Patagônia Puerto Madryn

Ushuaia

O fim do mundo, área que compõe a patagônia austral, é um lugar incrível, com paisagens encantadoras.  Tem passeios para todos os gostos e épocas. Para quem quer aproveitar a suas belas trilhas que nos levam a lugares surreais, deve optar pelo verão. Inclusive, para quem vai nessa época, deixo como dica a visita ao Glaciar Vinciguerra e Laguna de Los Tempanos.

Laguna de Los Témpanos e Glaciar Vinciguerra

Laguna de Los Témpanos e Glaciar Vinciguerra

Um outro lugar que também ganhou meu coração é a Laguna Esmeralda — já imaginam o porquê do nome,  né? É possível fazer esse passeio também no inverno, no entanto a Laguna estará tomada pelo branco da neve. Mas ainda assim, o visual é incrivelmente lindo. Ah, claro, também tem a Navegação pelo Canal Beagle com direito a caminhar com os pinguins no final. Esse passeio só está disponível de outubro até meados de março.

Se busca uma opção de passeio com uma perspectiva totalmente diferente, te aconselho a sobrevoar a Tierra del Fuego. No entanto, se você  quer viajar para ver neve, veja aqui o que fazer em Ushuaia no inverno. A Tierra del Fuego começa a ter neve de verdade a partir de julho e costuma se estender até setembro. Prepare-se para um frio bem intenso, pois o vento, sempre presente na Patagônia, marca seu lugar aqui também.

quando visitar a Patagônia Ushuaia

El Calafate

Se a sua principal intenção ao viajar para El Calatafe for fazer o Tour ao Glaciar Perito Moreno , saiba que esse passeio está disponível em qualquer época do ano. No entanto, no verão a visita fica ainda melhor e os desprendimentos ainda mais frequentes.

glaciar-perito-moreno-el-calafate

Glaciar Perito Moreno

No entanto, um dos passeios mais procurados, que é o trekking no gelo, não está disponível no inverno (junho até final de agosto). Apesar de ter um pouco de neve, a região não possui centro de ski.

quando visitar a Patagônia El Calafate

El Chaltén

O ponto alto dessa encantadora cidade são suas trilhas. Não à toa é conhecida como paraíso do trekking na Argentina. Por isso, a melhor época para visitar é também entre a primavera e verão.

Laguna Sucia - El Chalten

Laguna Sucia – El Chaltén

No inverno, corre o risco das trilhas estarem fechadas. O tempo aqui é bem instável, por isso, é recomendável reservar ao menos 2 dias para não correr o risco de não conhecer a melhor parte da cidade.

Para quem vai a pequenina cidade de El Chaltén não pode deixar de fazer o trekking ao Monte Fitz Roy e Laguna de Los Tres

quando visitar a Patagônia El Chaltén

Resumindo, durante o verão é uma boa época para percorrer as muitas trilhas disponíveis nos parques nacionais e apreciar a singularidade oferecida pela cor dos cristalinos lagos. Além de observar toda a fauna. Um outro ponto positivo para o verão é a duração dos seus dias, já que chega entardecer lá pelas 23h.

Reserve a sua hospedagem através do nosso link. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o Para Onde Fomos a trazer sempre conteúdo atualizado.

Se a sua intenção é se encantar com o branco da neve — a nível de curiosidade, Ushuaia nos brinda com um dos melhores tipos de neve para o esporte — o inverno, obviamente, é a melhor opção para conhecer a Patagônia. Para complementar, vai vivenciar um clima todo romântico de lareiras e vinhos, além de aproveitar a riquíssima gastronomia.

No entanto, precisamos considerar que estamos falando da Patagônia. Ou seja, não é incomum ter dias de sol no inverno e nevar no verão. Podemos ir além e experimentar todas as estações em um mesmo dia.

Agora que você já sabe quando visitar a Patagônia, é só aproveitar essa encantadora região.