Quanto custa viajar de ônibus pela América do Sul

Vai fazer um mochilão de ônibus pela América do Sul? Um dos seus maiores gastos com certeza será com deslocamento — se você não for de carona. Por isso, compartilhamos nesse post todos os gastos que tivemos com transporte na nossa viagem até agora.

Se você viu o nosso último post, percebeu que fizemos um “roteiro” de mochilão pela América do Sul com quantos dias acreditamos ser necessário para conhecer cada lugar, com base na nossa experiência até agora.

Para ajudar ainda mais o seu planejamento, vou listar no post de hoje o nosso total gasto com deslocamento desde o Uruguai até Bariloche, passando por Ushuaia.

Fizemos quase todo o trajeto de ônibus. Com exceção da travessia de Colonia del Sacramento para Buenos Aires que foi feito de buquebus e de Buenos Aires até Bahia Branca que fizemos de trem. Até tentamos pegar carona algumas vezes, mas, diferente do que muitos falam, para gente não foi nada fácil conseguir uma. Nem mesmo enquanto passávamos pela patagônia.

Se tem alguma coisa positiva nisso tudo, é que conseguiremos mostrar para vocês exatamente o quanto gastamos com ônibus até agora. Já vou te adiantar: não foi pouco.

Veja também: 5 dicas para economizar com hospedagem

Uruguai

O primeiro país que visitamos foi o Uruguai. Não vou entrar em detalhes do quanto gastamos para chegar até aqui, porque já comentei qual foi o nosso bizu nesse post . Além disso, esse não é o foco principal da postagem.

O Uruguai é um país bem pequeno, se comparado aos demais vizinhos. Isso é ótimo para quem está fazendo uma viagem de ônibus — e de carona também — já que as distâncias entre as cidades são mais curtas.

Se não me engano, todas os ônibus que pegamos tinha wifi, eram novos e confortáveis. Veja todos os posts que escrevemos sobre a nossa passagem pelo Uruguai.

quanto custa mochilão pela américa do sul - uruguai

Gasto total deslocamento pelo Uruguai

Argentina

Fatalmente, se você pretende fazer um mochilão pela América do Sul de ônibus, esse é o país que mais vai te “extorquir”. A Argentina é gigante e o preço das passagens bem acima do que gostaríamos. Some suas forças para tentar pegar carona por aqui e, por consequência, economizar um bom dinheiro.

Preciso deixar uma observação, igualmente ao post anterior: em uma viagem pelo nosso continente é extremamente comum ficarmos brincando de atravessar fronteira, principalmente entre a Argentina e Chile. Isso porque os países vizinhos possuem cidades interessantes em uma distância considerável. Ou seja, ora você vai subir pela Argentina, ora pelo Chile.

No entanto, lembre-se que a fronteira do Chile é mais criteriosa e não deixa que entrem com produtos de origem animal ou vegetal no país. Tenha certeza que isso vai afetar diretamente as suas viagens, bem como o tempo estimado.

De forma geral, os serviços de ônibus oferecem alguma refeição. Não espere nada demais, já que não é possível preparar na hora. Ah, não pegamos nenhum ônibus com wifi.

Uma pequena observação: de Rio Gallegos para Ushuaia a nossa passagem foi cobrada em dólar, por isso o 0,28.

Veja todos os posts que escrevemos sobre a nossa passagem pela Argentina.

Veja também:  Como ir de Buenos Aires a Ushuaia por terra

Chile

Esse tópico só vai te ajudar caso você esteja pensando em incluir Torres del Paine no seu roteiro pela América do Sul — e eu acho que deve. Fora isso, não faz muito sentido você passar por essas duas cidades: Punta Arenas e Puerto Natales. Sai um pouco mais econômico ir direto de Ushuaia para El Calafate. Além disso, te recomendaria fortemente a procurar preços de passagem de avião, se essa for a sua intenção.

Eu, particularmente, acho os chilenos mais receptivos, se comparado ao argentinos. Das poucas caronas que conseguimos, 40% foi no Chile. Ou seja, vale a pena tentar — na verdade, sempre vale, né? O não a gente já tem.

Todos os ônibus que pegamos foram bons, mas nenhum tinha wifi. Como as distâncias são um pouco menores, não foram

oferecidos nenhum tipo de refeição.

Veja todos os posts que escrevemos sobre a nossa passagem pelo Chile.

Quanto custa viajar de ônibus pela América do Sul

Mesmo sem ter o valor total, acredito que você já tenha percebido que desembolsamos uma grana, não é mesmo? Infelizmente, é um “mal necessário”.

O valor gasto até agora foi de aproximadamente 3.740 reais. No entanto esse valor é para o casal. Se dividirmos por dois, temos cerca de 1870 reais para cada um.

Ou seja, antes de começar a planejar seu mochilão pela América do Sul, tenha em mente o valor que você vai gastar com o deslocamento. Esse é um dos primeiros passos que você deve fazer, após definir seu roteiro. Lembre-se: esse é um cenário pessimista. Se você conseguir boas caronas pelo caminho, é lucro.

Para facilitar, use os sites Recorrido.cl e Plataforma10 — Chile e Argentina, respectivamente — para consultar o preço, passagem e tempo gasto em cada trecho. Eles são uma mão na roda e espelha os preços praticados diretamente no terminal — pelo menos até agora. A única diferença, é que você pode tentar descolar um desconto direto no guichê. No Uruguai compramos todas as passagens direto na rodoviária e não achei nenhum site de referência para compra online.

Se for comprar online, fique atento ao fato de que, de forma geral, as empresas precisam da passagem impressa. Sendo assim, lembre-se de imprimir antes de chegar na rodoviária, caso contrário, aceite pagar uns 5 reais por impressão.

[ Atualização]

Pessoal, gravamos um vídeo com os dados atualizados. Aqui tem tudo o que gastamos do Uruguai até San Pedro de Atacama! Ah, claro, não esqueça de se inscrever no nosso canal e deixar o seu gostei!

Veja também: 5 ótimas dicas para viver viajando



  • Evelyn Brown

    adorei as dicas foram direto ao fato sem blablabla…pois a maioria dos viajantes não deixam claros os gastos ai ficamos imaginando se e possível ou impossível
    Parabéns!!!!

    • Juliana Noronha

      Obrigada, Evelyn! ♥♥♥♥