5 Dicas que você precisa saber antes de acampar

Contato intenso com a natureza. Vivenciar novas experiências. Despertar o espírito aventureiro.Motivo para acampar não falta, por isso reunimos ótimas dicas para fazer desse momento ainda mais especial, sem correr riscos.

Tomado pelo espírito aventureiro, você resolveu marcar com seus amigos de fazer uma trip nas próximas férias, acampando pelos lugares por onde passar. Tem um total de zero conhecimento sobre os produtos adequados e na escolha do terreno, mas tudo bem: camping tá associado a aventura, vamos ver no que dá.

No primeiro dia, choveu torrencialmente, o local que você escolheu não tinha proteção, sua barraca de camping não tinha uma boa impermeabilidade e como consequência, você passou a noite preocupado com as goteiras — isso se não acontecer coisa pior. O dia seguinte, finalmente, amanheceu e não dava sinais de chuva.

Quando chegou a noite, todos foram surpreendidos com fortes ventos, inclusive você. Acredite: você não tem ideia da força do vento até estar dentro de uma barraca. O mal posicionamento da sua barraca, sem ter nada que pudesse frear a força do vento, facilitou para que suas varetas quebrassem. Sim, isso acontece

Consegui te convencer que acampar necessita de conhecimento sim e que isso pode evitar que a sua tão sonhada viagem não se torne uma furada? Que bom! Então veja algumas dicas para acampar com qualidade e sem maiores perrengues, principalmente se você for campista de primeira viagem.

Analise bem o terreno antes de montar sua barraca

1.Inclinação

Falar sobre analisar o chão para ver se não tem pedras ou galhos é um pouco batido. Mas além desses itens óbvios, é importantíssimo você perceber a inclinação do terreno. É sério, qualquer mínima inclinação vai fazer você parecer estar dormindo em um escorrega.

Falo isso por experiência própria. Durante o trekking que fizemos em Torres del Paine, tivemos a infelicidade de montar a barraca às pressas, porque tínhamos que iniciar uma trilha e a mesma tinha horário para fechar. Movidos pela agitação, escolhemos uma área que. até então. nos parecia ser adequada e nem paramos para analisar.

No final do dia, quando retornamos ao acampamento para dormir, tínhamos a sensação de estar em um tobogã. Por várias vezes acordamos exprimidos em um canto da barraca. Não tinha como controlar.

2.Locais com árvores

Montar o acampamento em baixo de árvores é sinônimo de dormir na sombra e não ser acordado com o sol na sua barraca. As árvores também protegem contra a chuva, já que suas folhas servem como uma espécie de filtro do fluxo da água. Além de servir como freio para os ventos, evitando que passem pela sua barraca com força total.

No entanto, é preciso estar muito atento às condições das árvores. Perceber se não estão secas ou mortas. Ninguém quer ser atingido por galhos no meio da noite, não é mesmo?

3.Alagamento

Terrenos em áreas mais baixas podem ser um problema em dia de chuvas. Uma dica muito importante na hora de buscar o melhor espaço para armar a sua barraca é ver se faz parte do caminho de escoamento da água. Geralmente são áreas com menos vegetações.

Se não tiver outra opção, o ideal é tentar cavar uns caminhos auxiliares para desviar o curso da água. Também é válido procurar locais com gramas ao invés de terreno seco, já que o primeiro é menos suscetível ao acúmulo de barro e água.

Nossa simples barraquinha aguentando os fortes ventos em Torres del Paine

Nossa simples barraquinha aguentando os fortes ventos em Torres del Paine

Minimize o efeito do vento

 4.Confirme a direção do vento

Saber a direção do evento é primordial na hora de montar a barraca, principalmente se você estiver acampando na patagônia, por exemplo. Uma região de fortes ventos pode, além de quebrar suas varetas, fazer sua barraca levantar voo.

Para que isso não aconteça, é preciso montar a barraca deixando a parte mais estreita da mesma em contato direto com o vento, como se a ponta fosse quebrar o curso do vento. Se você montar ao contrário, vai fazer o efeito de paraquedas, além de forçar muito mais as suas varetas.

5.Faça das estacas a sua melhor amiga

É preciso que elas estejam presas, e muito bem presas, para trazer estabilidade para a sua barraca. Coloque-as em ângulo de 45º em relação á barraca, isso vai garantir uma maior firmeza à sua estrutura.

Além disso, com exceção das barracas recreativas, há umas cordas de fixação que também auxiliam na firmeza. Se os ventos estiverem fortes e o terreno não for do melhor para fincar as estacas, uma opção é amarrar essas cordas em grandes pedras.

Dicas básicas antes de acampar

  • Não deixe sua barraca aberta em hipótese alguma, você não quer ser surpreendido com algum animal dentro dela, né?
  • Pesquise bastante sobre a sua barraca antes de comprar: impermeabilidade, ventilação, varetas; ela será a sua casa.
  • Leve papel higiênico, mesmo se for um camping mais estruturado.
  • Se for acampar com saco de dormir, leve um isolante térmico; mesmo no verão a temperatura pode cair a noite.
  • O mais importante: tenha bom humor. Não se estresse com os imprevistos e curta o melhor que o camping pode oferecer.
  • Leve repelente.

A verdade é que não faltam dicas sobre esse assunto; nós abordamos aqui as mais básicas para não frustar a sua viagem. No entanto, acampar vai muito além de analisar o terreno e montar a barraca. É preciso escolher a barraca ideal, bem como o restante dos equipamentos, o que levar e entre outras coisas. Dessa forma, quanto mais informação você tiver, mais difícil vai ser ter suas férias impactadas de forma negativamente.

Para quem quiser mergulhar um pouco mais no mundo do campismo, a gente recomenda a dar uma olhada no ebook A Arte de Acampar. Um material completíssimo, que esclarece muitas dúvidas sobre essa modalidade.