Expliquei nesse post o quão barato e prático é andar de metrô em Santiago. Não é nem de longe um bicho de sete cabeças, além de ser a melhor forma para economizar.
O metrô de Santiago é um dos mais modernos da América Latina e muito extenso também. São mais de 100 km divididos em 5 linhas e boa parte das atrações da cidade são contempladas por ele.
O horário de funcionamento é das 6h às 23h30 (lembrando que a bilheteria fecha às 23h). Portanto, você tem o dia todo para conhecer toda a capital chilena.
Tendo isso em mente, reuni nesse post tudo o que você precisa saber para conhecer os principais pontos turísticos de Santiago de metrô.
Veja aqui todas as nossas dicas de viagem para o Chile
Principais pontos turísticos de Santiago de metrô
Plaza de Armas/Catedral/Museo Nacional:
Todos esses pontos envolvem a Plaza de Armas. Para chegar aqui, é preciso estar na linha 5 (verde). No entanto, se você estiver hospedado em um dos principais bairros da capital chilena, é bem provável que a estação mais próxima seja da linha 1.
Portanto, você precisa tomar o metrô da linha 1 (vermelha) e saltar na estação Baquedano para fazer a troca com a (linha 5 verde) sentido Plaza de Maipu (2 estações)
Palacio de La Moneda:
Faça chuva ou faça sol, com terremoto ou sem, acontece a troca da guarda. Ela acontece em frente ao Palácio La Moneda e por ser uma celebração tão bonita, acabou caindo no gosto de quem visita a capital chilena. Se você quiser fazer a visita interna, é preciso agendar previamente pelo site.
Para chegar até o Palácio La Moneda é preciso tomar o metrô da linha 1 (vermelha) e saltar na estação La Moneda.
La Chascona, Cerro San Cristobal, Zoológico e Patio Bellavista
Esses quatro pontos ficam bem próximos um dos outros e podem ser facilmente visitado em um único dia. A estação em comum entre eles é a Baquedano.
Para chegar até lá é preciso pegar o trem da linha 1 (vermelha) e saltar na estação Baquedano. Ao sair da estação, você deverá atravessar a rua principal e caminhar mais ou menos umas três quadras.
Veja os melhores bairros para se hospedar em Santiago
Cerro Santa Lúcia
Uma ótima opção para ver a cidade desde cima, o Cerro Santa Lúcia está em um dos principais pontos turísticos de Santiago e pode ser facilmente alcançado de metrô.
Para chegar até lá basta tomar o metrô da linha 1 (vermelha) e saltar na estação de mesmo nome: Santa Lúcia
Mercado central
Eleito por muitas pessoas uma das visitas obrigatórias em uma viagem a capital chilena, o mercado central abriga um dos melhores pratos quando o assunto é a famosa Centolla (caranguejo gigante)
A estação que atende o mercado é a Cal y Canto. Por isso, vai ser preciso fazer uma baldeação se você estiver na linha 1.
Pegue o trem da linha 1 (vermelha) até a estação Los Heroes. De lá, faça a baldeação com a linha 2 (laranja). Pegue o trem no sentido Vespúcio Norte e salte na estação Cal y Canto (segunda estação).
Vinícola Concha y Toro
Há algumas formas de chegar até a mais famosa vinícola do Chile: Concha y Toro. Uma delas, e a mais barata, é através do metrô.
Para isso, basta pegar o trem da linha 1 (vermelha) em direção a Los Dominiacos e saltar na estação Tobalaba. Aqui é só fazer a baldeação com a linha 4 (azul escura). Não se preocupe com a direção, porque você pegará na primeira estação. Agora, é só esperar passarem as 21 estações. Você saltará na penúltima estação: Las Mercedes.
Lembrando que nessa opção você ainda precisará combinar o transporte com um táxi ou ônibus.
Vinícola Santa Carolina
Se você é um verdadeiro apreciador de vinhos e quer marcar o seu carimbo em mais uma boa vinícola da rota dos vinhos no Chile, saiba que é possível visitar a Vinícola Santa Carolina de metrô também.
Basta pegar a linha 1 (vermelha) em direção a Los Dominiacos e saltar na estação Baquedano. Daqui, troque de trem para a linha 4 (verde) no sentido Vicente Valdez e salte na estação Rodrigo Araya (5 estações).
Daqui é preciso fazer uma rápida caminhada de menos de 1km.
Shopping Costanera Center
É aqui onde você encontrará o mirante do Sky Costanera, no 61º andar do maior prédio da América do Sul com seus 300 metros. A entrada custa 10.000 pesos chilenos e, para não se frustrar com a vista por conta da poluição, vá no final da tarde em dias de sol (inclusive pegará um bonito entardecer) ou na manhã seguinte a dias de chuva, porque a chuva faz uma espécie de limpeza.
Pois bem, o Costanera fica bem próximo a estação Tobalaba da linha 1 (vermelha). Dê preferencia para a saída av. Luis Thayer Ojeda.
Museu da Memória e dos Direitos Humanos
Um verdadeiro soco no estômago. Em homenagem às vitimas do regime militar, o museu mostra de forma detalhada todo o período da ditadura chilena com o General Pinochet. Sem dúvidas, se você se interessa um pouquinho em conhecer a história do país que visita, esse museu não pode ser deixado de lado. Para melhorar, é próximo ao metrô e tem entrada gratuita.
- Pegue o metrô da linha 1 (vermelha) e salte na estação Los Heroes;
- Faça uma baldeação com a linha 2 (laranja) e pegue o trem em direção a Vespúcio Norte; você saltará na estação seguinte Santa Ana;
- Faça outra baldeação para pegar a linha 5 (verde) em direção a San Pablo e salte na estação Quinta Normal (2 estações).
Centro de Santiago
Quando eu falo em Centro, estou englobando:
- Bairro Paris-Londres
- Paseo Ahumada
- Universidade do Chile
Para chegar na região mais central de Santiago basta pegar a linha 1 do metrô (vermelha) e saltar na estação Universidad de Chile. Se quiser, você pode abrir um mapa e ir caminhando até a região da Plaza de Armas porque é bem perto.
Aqui no centro de Santiago também fica o escritório da Turistando Chile, a empresa brasileira com quem fizemos parceria para fazer os passeios em nossa viagem a capital chilena e que super recomendamos.
Esqueci de algum ponto turístico em Santiago que também pode ser facilmente acessado por metrô? Compartilhe aqui nos comentários para que possamos ajudar mais e mais viajantes.
Para ajudar no planejamento da sua viagem, fizemos uma planilha totalmente automatizada exclusivamente para auxiliar com o planejamento dos seus custos. Baixe agora a sua planilha!