X
    Categorias: Dicas

América do Sul – Vacina e Certificado Internacional de Vacinação

Ta chegando a data da sua próxima viagem? Não marque bobeira! Fique por dentro de quais países exigem o Certificado Internacional de Vacinação, onde ficam os centros de atendimento e como é o processo para conseguir o seu.

conhecimentocientifico.com

Você sabia que alguns países exigem que você tenha o Certificado Internacional de Vacinação para realizar sua viagem ? Você não tem nem ideia do que isso significa? É, nós também não tínhamos! E depois de muito pesquisar e conseguir tirar o nosso, resolvemos compartilhar com vocês!

O que é o Certificado Internacional de Vacinação

O Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia— vamos chamar ele de CIVP, ok? —, como próprio nome diz, é um documento comprobatório de que o viajante tomou as vacinas exigidas pelo país em questão.

A vacina mais comum a ser cobrada dos brasileiros para o exterior é a da Febre Amarela. No entanto, se você estiver com viagem marcada — assim como a gente \o/ — e quiser confirmar quais são as vacinas exigidas pelo seu país de destino: tá na mão. Esse link vai te informar se no seu caso a vacina é exigida ou só recomendada.

Durante a nossa viagem, que a princípio se limita à América do Sul, passaremos por alguns países que exigem o CIVP. São eles: Bolívia e Equador. No entanto, todos os outros recomendam tomar a vacina da Febre Amarela e iniciar com as medicações de prevenção da Malária.

O ideal também nesse momento é procurar um infectologista, falar sobre a viagens e os lugares que serão visitados para que o mesmo possa indicar os melhores métodos de prevenção. Nada de se automedicar, certo?

Como conseguir tirar o Certificado Internacional de Vacinação

Se você se guiar pelo site da Anvisa, ele vai solicitar que faça o pré-cadastro para agilizar o procedimento. No entanto, nós não conseguimos nos cadastrar, porque o site não finalizava o formulário. Entretanto, se quiser tentar, é só clicar aqui.

Como não tivemos sucesso com o passo anterior, decidimos ir direto ao centro de atendimento. Você tem a opção de escolher os centros de gestão da rede pública ou privada, sendo que o segundo só emite o CIVP caso você tenha tomado a vacina no próprio lugar.

Vamos deixar esse link aqui para você pesquisar o endereço do centro de orientação mais próximo. Como moramos no Rio, escolhemos o CENTRO ESPECIAL DE VACINAÇÃO DR ÁLVARO AGUIAR, no Centro da cidade, que funciona de 8h às 20h , de segunda a sexta, ou de 8h às 12h aos sábados e o atendimento é por ordem de chegada.

Muito amor por esse centro. Estava simplesmente vazio. Fomos por volta das 18h30 e em questão de minutos já estávamos com o nosso Certificado Internacional de Vacinação impresso.

Documentação necessária:

  • Cartão nacional de vacinação (se você já tiver tomado a vacina anteriormente);
  • Documento de identidade original com foto
  • Certidão de Nascimento para menores de idade (a vacina é recomendada para crianças a partir de 9 meses).

Lembrando que é preciso tomar a vacina com pelo menos 10 dias de antecedência do embarque da sua viagem, e isso é sério. Pesquisando sobre o tema, li um relato de uma menina que estava com viagem marcada e ao chegar no portão de embarque, a funcionária da GOL solicitou o CVIP. A menina até tinha o cartão, mas só faziam 7 dias desde que ela tinha tomado a vacina. Ou seja, não a deixaram embarcar. Triste, né? Então não dê bobeira e tire logo o seu. É um processo bem simples, tem validade por 10 anos e apresenta baixíssimo índice de reação adversa.

Vai viajar pela América do Sul? Veja aqui todas as nossas dicas sobre os países que passamos até agora.

Juliana Noronha: Formada em ciências contábeis, trabalhei durante intensos quatro anos em um Banco de Investimento no Rio de Janeiro. Abri mão da minha promissora carreira em função do que me motiva. Por isso, desde outubro de 2016 estou desenhando um novo estilo de vida, viajando pelo mundo e vivendo na estrada.
Posts relacionados
Disqus Comments Loading...