Durante muito tempo fiquei me perguntando como as pessoas faziam para juntar tantas milhas, se por mais que concentrasse todos os meus esforços e despesas no cartão, não conseguia chegar nem nos 10 mil pontos antes que os mesmos começassem a expirar.
Ainda estou longe — muito longe — de ser um “guru” das milhas. Contudo, durante a nossa viagem pela América do Sul, toda essa questão de acumular pontos no cartão para trocar por passagens áreas passou estar muito mais presente em nossas vidas.
E uma coisa posso afirmar, esse mundo das milhas é muito mais extenso do que eu poderia imaginar.
Como acumular milhas usando Uber
Para quem já está “nessa vida” há muito mais tempo, é bem possível que já tenha conhecimento sobre esse assunto. Por isso, meu foco maior é mostrar mais uma opção para quem está buscando uma forma de juntar pontos.
Parceria Smiles e Uber
No final do ano passado (2017), a Smiles, juntamente com a empresa Uber, anunciou uma parceria no que diz respeito ao acumulo e resgate de pontos para os clientes das mesmas.
Ou seja, a partir do primeiro trimestre de 2018 se tornou possível usar suas milhas já existentes na Smiles para resgatar créditos de viagem na Uber. Ou também comprar créditos de viagem na Uber com o seu cartão e a partir disso acumular milhas diretamente no seu cadastro Smiles.
Existe uma principal vantagem nessa parceria, agora você acumulará 2x:
- Usando o seu cartão de crédito para a realizar a compra; e
- Aproveitando o benefício da parceria que garante o acumulo direto na sua conta Smiles.
Como funciona para resgatar crédito de viagem?
Pois bem, como mencionei acima, é possível você resgatar as suas milhas Smiles e usar no seu aplicativo Uber. No entanto, via de regra, essa não é uma opção muito rentável.
Se você já resgatou seus pontos para comprar qualquer coisa, já deve ter percebido isso. Pra quem eu aconselho essa opção: pra quem está com milhas para vencer, não tem nenhuma viagem em mente, não tem como vender e não tem como reaver a data de vencimento das milhas.
Em todos os outros casos, aconselho usar somente o outro lado da via dessa parceria.
De qualquer forma, vamos ver como faz para resgatar milhas em troca de crédito para usar no Uber.
Passo a passo
Acesse o site https://www.smiles.com.br/parceiros/uber, escolha a aba Uber e selecione a opção Resgatar Milhas. Como é possível ver na imagem abaixo, você precisa de 6.600 pontos para resgatar 100 reais em crédito Uber.
Após isso, será solicitado o seu login e você precisará confirmar o resgate.
Quando concluir todo o processo, a Smiles te enviará um email com o código a ser usado direto no seu aplicativo Uber. Com o código em mãos, ou melhor, na tela, basta você entrar no app e ir na aba de pagamento e escolher a opção Uber pré-pago e inserir o seu código.
Nos próximos parágrafos farei uma pequena comparação para entendermos melhor porque não vale muito a pena resgatar as milhas para usar no aplicativo.
Como juntar milhas usando Uber
Agora sim! Se você quer uma ajudinha na saga que é acumular milhas, saiba que o Uber pode ser um bom aliado. E digo bom aliado, porque se invariavelmente você já usa o aplicativo, não seria muito melhor se tivesse um motivo a mais?
Passo a passo
O passo a passo é bem parecido com o de resgate.
Acesse o site https://www.smiles.com.br/parceiros/uber, escolha a aba Uber e selecione a opção Acumular Milhas. A cada 10 reais gastos você acumula 20 milhas (se não for cliente Diamante ou do Clube Smiles). Por enquanto, não há nenhuma promoção que relacione um maior gasto com um maior acumulo, portanto, basta escolher o valor que melhor se adeque a sua necessidade — o valor precisa estar dentro do intervalo de 20 a 400 reais.
Os próximos passos são os mesmos da opção resgate de pontos. A Smiles te enviará um código por email e você precisará ingressar o mesmo ao seu aplicativo na aba de pagamento.
Atenção: a geração desse código pode demorar até 24h para ser finalizado. Então, não se preocupe se o email demorar a chegar, pelo menos não nas primeiras 24h rs.
Vale a pena a parceria Smiles e Uber?
Antes de qualquer coisa, precisamos ter ciência de que, via de regra, os pontos sempre valerão mais no próprio site da companhia do que em qualquer outro lugar. Isso porque com essa transferência existe sempre um spread, algo que vai desvalorizar o real valor.
Fazendo uma conta rápida, considerando que você esteja juntando esses pontos na Smiles através da assinatura do clube onde você gasta 42 reais por mês para receber 1.000 milhas. Para chegar nesses quase 7.000 pontos necessários, você gastaria mais ou menos uns 280 reais para ter 100 reais em crédito Uber.
Em contra partida, se você gastasse esses mesmos 280 reais para comprar crédito — o que por si só já te renderia 280 reais em viagens com Uber — acumularia 560 milhas. Nada mal, considerando que você já estava pensando em fazer essas viagens, certo?
Apenas reiterando o que escrevi acima, se você pegar esses 7.000 pontos para usar no próprio site de Smiles, é bem possível que consiga, com um pouco de sorte, uma passagem para algum canto do Nordeste, por exemplo.
Sem ter que pensar muito, é fácil perceber que um trecho para o Ceará por 7 mil pontos vale muito mais do que 100 reais em Uber. rs
Tem algum “truque” para acumular milhas? Compartilhe com a gente também aqui nos comentários. E não deixe de salvar a imagem abaixo no seu Pinterest.