X
    Categorias: Pelo mundo

Como planejar uma viagem para o Atacama?

Quer planejar uma viagem para o Atacama mas não sabe por onde começar? Nesse texto a gente te ajuda a planejar do zero como um especialista.

Como planejar uma viagem para o Atacama

Quando você começa a pensar em planejar uma viagem para o Atacama não são poucas as dúvidas que aparecem, não é mesmo? 

Também não dava para ser diferente. É um destino internacional, sem voo direto e com várias especificidades.

Como a gente morou no Atacama por quase 1 ano, temos um pouquinho de propriedade para ajudar qualquer viajante a planejar a viagem, além de várias dicas.

Por isso, vamos te ajudar nesse texto a planejar uma viagem para o Atacama do zero.

Como planejar uma viagem para o Atacama

Quando ir para o Atacama

O primeiro pilar que vai definir a sua viagem é em relação a época. Já falamos diversas vezes por aqui que o Atacama pode ser visitado durante o ano inteiro e isso é verdade.

No entanto, quem escolhe ir durante o verão tem que estar preparado para as possíveis chuvas, principalmente na segunda quinzena de fevereiro e a primeira de março.

É bem comum alguns passeios ficarem interditados durante esse período.

Uma outra época que também merece um pouco de atenção é o inverno. De meados de julho a meados de agosto acontecem algumas nevascas na região da cordilheira. Com isso, os passeios de maior altitude acabam ficando interditados por conta da neve.

Ou seja, se você quer correr o menos possível de risco, a gente recomenda viajar para o Atacama durante os meses de meia estação (outono e primavera). 

Pois assim você não pegará nem o frio e nem o calor extremo. Além de ser mais difícil de ter algum imprevisto decorrente de eventos climáticos.

  • Verão: Inverno Altiplânico (período de chuvas)
  • Inverno: Nevascas nos passeios de maior altitude
  • Outono e Primavera: Os meses mais recomendados

Quantos dias ficar no Atacama

O que mais vemos na nossa agência Do Brasil para o Mundo é viajante que quando chega no fim da viagem vem falar com a gente que queria ter separado um pouco mais de dias para curtir.

Isso acontece porque muitos viajantes na hora de planejar a viagem preferem comprar as passagens primeiros e depois pensar no roteiro (aposto que você se identificou, né?)

Isso não é necessariamente um problema, até porque muitas das vezes a gente pega aquela passagem promocional e não tem muito o que fazer a não ser encaixar o que quer fazer dentro daquele espaço de dias disponíveis.

No entanto, se você tem um pouco mais de liberdade, antes de comprar as passagens é super importante já ter uma ideia do que quer conhecer e de quais passeios quer fazer.

E também se quer fazer passeios todos os dias ou se prefere ter algumas folgas no meio do roteiro para descansar (principalmente no Atacama).

Nós sempre recomendamos pelo menos 2 dias inteiros e uma tarde no Atacama, sem contar a chegada e partida. Esse é o mínimo que a gente recomenda para conhecer o básico.

Mas para não acontecer de você terminar a viagem com aquela sensação de que poderia ter conhecido mais, o ideal é separar pelo menos 5 dias inteiros. Esse é o período ideal para fazer o pacote Atacama Completo, com todos os 9 passeios regulares do Atacama.

Agora se você quiser aproveitar a proximidade com a Bolívia para conhecer o incrível deserto de sal, já pode separar então mais 4 dias para fazer o tour do Salar de Uyuni.

Passagens

Bom, já decidimos a melhor época para viajar e quantos dias ficar, então vamos continuar planejando a nossa viagem para o Atacama.

O aeroporto mais próximo do povoado de San Pedro é o Aeroporto El Loa que fica na cidade de Calama, cerca de 100 km de distância. É para esse aeroporto que você precisa ir.

Como mencionei acima, não tem voo direto para o Atacama saindo do Brasil. Por isso, é preciso fazer uma escala no aeroporto de Santiago.

Dessa forma, quando for comprar as passagens você terá duas opções:

  1. Pesquisar direto em uma única companhia o trecho Brasil x Santiago x Calama
  2. Ou pesquisar os trechos de forma separada: Brasil x Santiago e Santiago x Calama (o mesmo para a volta)

Essa segunda opção costuma ser um pouco mais barata, principalmente porque você consegue pegar o melhor preço de cada companhia.

No entanto, é preciso ficar bem atento em relação ao horário do voo de chegada em Santiago e o horário do voo de partida para Calama. Lembre-se que você estará entrando em outro país, ou seja, será preciso passar pelos trâmites de imigração.

Por isso, quando for planejar a viagem para o Atacama tente colocar pelo menos 4h de diferença entre a chegada de um e a saída do outro. Assim você minimiza os riscos.

Companhias aéreas que voam para Santiago e Calama

  • Latam
  • JetSmart
  • Skyairline

Essas são as 3 principais companhias que contam com voos regulares do Brasil para o Chile. Vale ressaltar que as duas últimas são cias de baixo custo, ou seja, é mais fácil encontrar preços mais acessíveis.

Só fique atento em relação a bagagem despachada, porque, via de regra, nessas companhias você precisará pagar um valor extra para despachar a bagagem ou mesmo para embarcar com uma mala maior.

Onde se hospedar no Atacama

Posso dizer que a hospedagem é um dos pontos que mais causam dúvidas nos viajantes na hora de planejar uma viagem. Isso porque a gente sempre quer ficar na melhor localização possível e pagando um preço ok.

Para a felicidade de muitos, o Atacama é um povoado bem pequeno. Então, 90% dos hotéis são bem localizados. 

Como referência a gente sempre fala sobre a Rua Caracoles, que é a principal rua do povoado. Dessa forma, quanto mais próximo dessa rua, melhor localizado você estará.

Nós julgamos que uma hospedagem até 1km de distância é razoável. Isso porque no Atacama não tem oferta regular de transporte público e táxi é um pouco escasso.

Ou seja, quanto mais distante, mais você terá que caminhar. Isso pode ser bem chatinho quando você tem que voltar depois do jantar, por exemplo.

Para buscar a sua hospedagem você poderá utilizar o Booking ou o Airbnb. São as duas principais plataformas de hospedagem na região.

Para os viajantes que fecharem com a Do Brasil Para o Mundo, a gente entrega um super ebook com dicas de onde se hospedar no Atacama. As hospedagens listadas no ebook foram classificadas por preço, distância, custo benefício e claro, as que a gente não recomenda.

Como reservar os passeios

Para finalizar os pontos que você deve considerar na hora de planejar uma viagem para o Atacama temos os passeios.

Se você ainda não conhece muito bem como funciona o Atacama, a cidade base é San Pedro de Atacama. No entanto, por ser um povoado muito pequeno, quase não tem atrativos em si, todos os pontos turísticos ficam afastados, alguns a mais de 200 km de distância. 

Por isso, a opção mais buscada pelos viajantes é contratar uma agência que possa levar em cada um dos atrativos da região.

Como o Atacama é um povoado que vive basicamente do turismo, não é de se espantar que tenha tantas agências espalhadas pela cidade. De fato, o Atacama é um destino bem democrático nesse sentido. É possível encontrar desde agências de puro luxo até agências de serviço duvidoso. 

Ou seja, quando o viajante deixa para comprar diretamente lá sem ter feito uma boa pesquisa antes, pode acabar contratando algo que venha se arrepender depois.

Por isso, reunimos todo o conhecimento que temos desde a época que vivíamos no Atacama e criamos a nossa agência lá no final de 2017. E o intuito é justamente servir como ponte para os viajantes que querem pagar um bom preço, mas com a garantia de ter um bom serviço. O famoso custo-benefício.

Além claro de todo o suporte em português antes, durante e depois da viagem. Inclusive, durante a viagem o suporte é 24h para você tirar todas as dúvidas, se precisar fazer alguma alteração (desde que respeitando os prazos) ou qualquer outra coisa que precise falar.

Então, se você é o tipo de viajante que gosta de planejar tudo direitinho, já deixo o link do nosso site com todos os passeios que vendemos no Atacama.

Espero que depois desse texto todo, planejar uma viagem para o deserto mais árido do mundo fique mais fácil. Mas se tiver qualquer outra dúvida, é só mandar uma mensagem pra gente.

 

Juliana Noronha: Formada em ciências contábeis, trabalhei durante intensos quatro anos em um Banco de Investimento no Rio de Janeiro. Abri mão da minha promissora carreira em função do que me motiva. Por isso, desde outubro de 2016 estou desenhando um novo estilo de vida, viajando pelo mundo e vivendo na estrada.
Posts relacionados
Disqus Comments Loading...