X
    Categorias: Dicas

6 coisas que você precisa saber antes de comprar no Paraguai | Guia para iniciantes

Reunimos aqui pequenas, mas valiosas, dicas para compras no Paraguai. Se você pretende ir a Ciudad de Este, não deixe de ler esse post.

dicas compras no paraguai

Admito: sempre tive uma visão muito preconceituosa sobre o Paraguai, em especial Ciudad del Este. Meus olhos só enxergavam o que meus ouvidos escutavam. Até que, em um belo dia, o destino me fez passar por lá. E constatei que, assim como qualquer cidade com forte comércio, é preciso ter um pouco mais de atenção, mas não foge muito do que estamos acostumados a encontrar por aí.

Portanto, se esse motivo em especial te põe em dúvida se deve passar ou não por lá, vai por mim, ele pode ser facilmente contornado. E é esse um dos motivos que me fizeram escrever esse post com dicas para compras no Paraguai.

Longe de mim querer cagar qualquer regra por aqui. Além disso, o título de expert em compras no Paraguai também não me pertence. Pelo contrário, essa foi a primeira vez que fiz a muambeira e fui visitar o nosso vizinho. Mas, de qualquer forma, acredito que esse seja o principal diferencial desse post. Muitas pessoas, ao escreverem sobre essas dicas, já tem todo esse processo enraizado e acaba fazendo as coisas no automático. Por isso, reuni algumas dicas que considero serem essenciais antes de ir comprar no Paraguai, sob o olhar de um iniciante.

Qual moeda levar para fazer compras no Paraguai

Sempre quando falamos de uma viagem para o exterior, a principal recomendação é: leve dólares. E sim, essa pode ser, de fato, uma boa possibilidade.

No entanto, é preciso levar em consideração que os câmbios realizados dentro do Brasil sofrem com a incidência do IOF, o que pode acabar o tornando menos favorável. Em razão disso, vou deixar abaixo uma comparação entre trocar os dólares no Brasil e levar para o Paraguai ou comprar os dólares diretamente no Paraguai.

Segundo o site oficial da Cambios Chacos, uma das principais redes de câmbio do Paraguai, você pagaria 3,84 reais para cada dólar. Enquanto isso, segundo o site Melhor Câmbio, aqui no Brasil, a melhor cotação seria 3,90 reais para cada dólar. (Consulta feita em 16/10/2018)

Ou seja, HOJE, vale mais a pena comprar dólar no Paraguai. São 6 centavos de diferença, mas se o trabalho é igual, melhor trocar no Paraguai mesmo.

Por fim, independente da onde você troque os dólares, fique atento quanto as séries e condições dos mesmos. Digo isso porque se a nota apresentar qualquer dano, por menor que seja, pode não ser aceito pelas lojas ou apresentar um valor de mercado menor. Além disso, as notas mais antigas e das séries CB e D não são aceitas.

Sendo assim, fique de olho nisso, em especial se resolver trocar no Brasil!

Qual o horário de funcionamento das lojas no Paraguai?

Se você está aqui, é porque obviamente planeja fazer umas compras no Paraguai, estou errada? Dessa forma, é preciso estar ciente dos horários de funcionamento das lojas. Mesmo que um tanto quanto incomum para a gente, as lojas do Paraguai funcionam, de maneira geral, das 7h às 16h e de segunda a sábado — algumas lojas abrem a partir das 5h.

Isto é, depois das quatro da tarde ou aos domingos são horários praticados somente por lojas bem específicas e shoppings.

Se você quer um melhor aproveitamento, chegue bem cedo nas lojas, por dois motivos:

  1.  As mesmas estarão um pouco mais vazias; e
  2. Consequentemente os vendedores estarão com um pouco mais de paciência.

Nós chegamos antes das 10h e as ruas já estavam todas tomadas. Ah, se puder evitar feriados, também será um ponto positivo. Se for dia de semana então, melhor ainda.

Existem lojas confiáveis no Paraguai?

Acredito que uma das principais dicas que alguém possa dar para uma viagem de compras no Paraguai é sobre lojas confiáveis. Como já mencionei acima, toda aquela fama de produtos falsificados já não representa de forma fiel a realidade das lojas de Ciudad del Este.

Mas óbvio, existem sim lojas confiáveis e lojas não confiáveis, como em qualquer lugar do mundo. Por isso, a menos que você seja conhecedor da região, invista em lojas grandes. Isso porque elas são uma das principais forças contra o pouco prestígio dos produtos uruguaios.

No post sobre se ainda vale a pena comprar no Paraguai eu recomendei um site chamado: Compras Paraguai. Via de regra, eles só listam lojas com um bom histórico. E segundo o que eles mesmos afirmam, quando um determinado fornecedor passa a receber críticas constantes, eles excluem da lista.

Além disso, pela nossa experiência, recomendamos a Casa Nissei. Na ocasião, tinha um dos melhores preços e produtos aparentemente bons —pelo menos, até o momento, não tivemos problema algum com os que foram adquiridos.

Fora isso, eles tem um setor especializado em testes. Ou seja, tudo o que você comprar sera direcionado para essa área, onde vai ser possível acompanhar os testes realizados e constatar se está tudo em perfeita ordem.

Inclusive, esse ponto também faz parte das dicas. Busque lojas que permitam testar o produto. Mas não pare por aí, se certifique que o produto testado seja o mesmo que está sendo ensacolado.

Está planejando viajar para o Paraguai? Confira aqui os melhores hotéis e preços para as suas viagens

Qual a cota para compras no Paraguai?

Já é sabido por muitos que existe um valor limite para as compras no exterior, seja no Paraguai ou em qualquer outro lugar. Essa cota representa o valor que uma pessoa está autorizada a comprar sem sofrer tributação da Receita Federal.

Essa cota é de 300 dólares para os que saem do país por via terrestre ou 500 dólares para via aérea.

No entanto, é preciso prestar atenção em um ponto. Se você, por um acaso, tomou um voo da sua cidade até Foz do Iguaçu e de lá atravessou a fronteira para Ciudad del Este para fazer umas compras e depois voltou para Foz a fim de pegar o voo para retornar a sua cidade, isso é considerado terrestre. Já que você entra e sai do país vizinho por terra.

Contudo, esse é um assunto bem complicado e com muitas brechas. Apesar de ter essa cota de 300/500 dólares, existem outros tipos de produtos que são considerados de uso pessoal e, por consequência, não entram na soma do valor limite de compras.

Por exemplo, um celular comprado durante a viagem por necessidade, pode ser interpretado como uso pessoal.

Como esse assunto desperta muitas dúvidas, vou deixar 3 links de vídeos bem interessantes de entrevistas com auditores da Receita para ajudar a entender melhor essa questão:

Produtos de Uso Pessoal

O que acontece se comprar além da conta

Fiscalização no Aeroporto | Tire suas dúvidas

Como ir de Foz do Iguaçu para o Paraguai

Apesar da distância entre Foz do Iguaçu e Paraguai ser pequena, essa é uma dúvida muito presente no planejamento de quem pretende ir a Ciudad del Este fazer compras. Se considerarmos desde a Rodoviária de Foz até o Shopping del Este, a distância é de aproximadamente 7 km.

A Ponte da Amizade, em si, tem apenas 550 m de distância. Essa é a ponte que liga esses dois destinos e pode ser atravessada de várias maneiras:

  • Atravessar a ponte da amizade a pé: essa é a forma mais barata, mas menos recomendada pela maioria das pessoas. Isso porque os turistas que passam por lá acabam sendo visados e o motivo é óbvio: se está indo para o Paraguai é porque vai comprar. Isso não é uma verdade absoluta, inclusive tenho um amigo que quase sempre atravessa caminhando, mas é um ponto a ser levado em consideração.
  • Atravessar a ponte de ônibus: você pode atravessar tanto em ônibus comum quanto em ônibus de viagem. Se optar por um comum, deixo esse arquivo com os horários dos ônibus da viação Celeste e Cidade Verde que fazem o trajeto Foz do Iguaçu – Ciudad del Este*. Esses ônibus saem desde o Terminal de Transporte Urbano (TTU). Atenção: não é de dentro do terminal, ele passa pelo lado de fora. Tem um ponto de ônibus escrito linhas internacionais.
  • Atravessar a ponte de táxi: Sem dúvidas, essa é a opção mais cômoda e cara também. Nós atravessamos a ponte, mas no sentido contrário (Ciudad del Este – Foz) de táxi e pagamos o equivalente a 40 reais.
  • Atravessar a ponte de Moto táxi: Se você quer praticidade e agilidade, essa é a melhor opção. É ideal para quem vai comprar poucas coisas e que consiga carregar na mochila. Assim como no taxi, não existe um preço tabelado. O motoqueiro vai olhar para a sua cara e vai dizer quanto custa. Mas considere pagar mais do que 10 reais.

*Esse arquivo foi retirado diretamente do site da Prefeitura de Foz do Iguaçu e as informações presente são de responsabilidade da mesma.

O tempo de travessia da Ponte da Amizade pode variar muito. No dia em que viemos, estava totalmente sem trânsito e como estávamos em táxi, não levamos 15 min desde nosso hotel em Ciudad del Este até a Rodoviária de Foz.

Contudo, sei que o taxista sofreu na volta, porque o trânsito na mão contrária estava terrível.

Por conta disso, aconselho acompanhar ao vivo como está o trânsito na ponte, assim você pode escolher a melhor hora para atravessar.
Câmera ao vivo –  Ponte da Amizade.

Evite dar atenção aos ambulantes que ficam te oferecendo coisas

Basta pisar na parte central de Ciudad del Este para aparecer meio mundo te oferecendo as mais diversas coisas. Sei que pode soar um pouco ignorante da nossa parte, mas vai por mim.

Acredite ou não, até um diálogo como: “não quero não, obrigada” é o suficiente para iniciar uma mini perseguição. Além disso, depois que começa o papo, eles são tão intrusivos, que você acaba ficando sem graça de não acompanhá-los.

É aquela mesma história de sempre, querem te levar até a loja com o melhor preço, mais confiável entre outras situações, mas na verdade eles querem te levar até a loja onde possuem algum “convênio”. Não necessariamente essa loja vai ter um preço em conta ou produto de qualidade.

Uma situação curiosa: em uma dessas abordagens, o carinha falou pra eu ir na Casa Nissei. Daí informei que já havia passado. Não satisfeito, ele me indicou outra loja. Essa situação se repetiu por várias vezes, até eu virar as costas.

Pode ter gente a fim de ajudar mesmo? Claro! É óbvio que pode. Mas, infelizmente, o justo paga pelo pecador. A fama não é boa e como você é um estranho em um território desconhecido, é melhor não dar chance para o azar.

Acredito que com essas dicas já é possível chegar em Ciudad del Este não tão às cegas. Como já mencionei acima, não sou especialista em compras no Paraguai, mas se tiver qualquer dúvida, é só deixar aqui nos comentários e a gente tenta se ajudar. Se você tiver mais alguma dica, fique a vontade para contribuir.

Juliana Noronha: Formada em ciências contábeis, trabalhei durante intensos quatro anos em um Banco de Investimento no Rio de Janeiro. Abri mão da minha promissora carreira em função do que me motiva. Por isso, desde outubro de 2016 estou desenhando um novo estilo de vida, viajando pelo mundo e vivendo na estrada.
Posts relacionados
Disqus Comments Loading...