X

Especial Rio de Janeiro: Forte de Copacabana + Confeitaria Colombo

 

Quase um cartão postal do Rio de Janeiro, a Matriz da Confeitaria Colombo, localizada no centro da cidade, é conhecida mundialmente por ser um patrimônio histórico e artístico e eleita algumas vezes como o café mais bonito do mundo durante os seus mais de 100 anos de existência.

No entanto, sua versão mais nova, inaugurada em 2003 e localizada em um dos pontos mais bonitos da cidade – no Forte da praia de Copacabana,  não deixa nada a desejar, principalmente, no quesito beleza (óbviamente que são belezas diferentes). Ou seja, a partir dessa data, se tornou possível tomar um café da manhã glamuroso com vista para a praia e com o Pão de Açúcar ao fundo, digno de uma novela do Manoel Carlos. rs

 

Ficou com vontade? O primeiro ponto que é preciso estar ciente, é de que se você pretende tomar o café lá, é necessário chegar cedo ou ter bastante paciência para esperar.
Quando fomos, chegamos um pouquinho antes de começarem a servir o café, umas 9h55 – o café é servido após as 10h, e já tinha fila de espera para as mesas próximas à mureta. A atendente nos informou que o tempo de espera era de 40min a 1h. E realmente, levamos 1h para conseguir a mesa e olha que só tinham quatro pessoas na nossa frente.

Podemos dizer que para quem vai pela primeira vez, o tempo de espera “não é um inconveniente”, pois o forte é muito mais que uma vista deslumbrante tem um acervo histórico, com o Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana, que vale muito a pena fazer uma visita. Conta desde a construção, os fatos marcantes e tem a exposição de equipamentos usados na época.

O Café da Manhã

Pois bem, vamos falar do nosso café. Como dissemos acima, chegamos um pouco antes das 10h, mas só conseguimos mesa (já que tivemos preferência pelas externas) às 11h. Apesar de ser servido durante o dia inteiro aos finais de semana e feriado, a Colombo oferece muito mais do que café da manhã propriamente dito. É possível optar por saladas, massas, omeletes, salgados ou doces. No entanto, fomos no tradicional ” Chá do Forte” que acompanha: 1 xícara de café, chá ou chocolate; leite; manteiga; mel; geleia; mini brioches; duas fatias de presunto; uma fatia de queijo prato; uma fatia de torrada petrópolis; cereais (granola); yogurt, um copo de suco de laranja, um pedaço de bolo, dois casadinhos, dois petit-fours, dois palmiers; dois mini sanduíches de queijo e dois mini sanduíches de presunto. Ufa! Pelo que falamos já deu para perceber que o café é bem servido, mas sem saber direito o que iríamos encontrar e porque somos um pouco olho grande, decidimos pedir um Chá do Forte duplo e, obviamente, não comemos tudo. Mas como pagamos, pedimos para embrulhar e entregamos ao morador de rua que encontramos no caminho.

Além do gasto com o café da manhã, é necessário desembolsar o valor de R$ 6,00 (inteira) ou R$ 3,00 (meia) para comprar o ingresso de entrada no forte. O local é muito tranquilo e vigiado, e com um clima super família.

Vale a pena visitar todo o forte e não se limitar apenas ao Café do Forte, até porque, um pouco mais a frente há uma outra confeitaria: Café 18 do Forte. Não conhecemos e por isso ficamos impossibilitados de tecer algum comentário, no entanto, tem o mesmo privilegio de fazer a sua refeição com a vista, a diferença fica mesmo por parte do cardápio, mas que vocês podem conhecer melhor através do site aqui.

 

 

COLOMBO DO FORTE DE COPACABANA
Endereço: Praça Cel Eugênio Franco nº1 – Posto 6 Copacabana-RJ
Tel: (21) 3201-4049 / (21) 3201-4060
Site: http://www.confeitariacolombo.com.br/site/cafe-do-forte/
Horário de Funcionamento: de Terça à Domingo, das 10hs às 20hs.
Cartões de crédito: Visa, Mastercard e Diners
Cartões de débitoVisa Eletron e Rede Shop

Como chegar?

  • De metrô: Partindo da Estação General Osório, uns 8 minutos de caminhada.
  • De ônibus: Vindo do Centro, qualquer linha que percorra a Rua Barata Ribeiro, é só saltar no ultimo ponto da rua. Vindo da Barra é logo após Ipanema, saltar na Rua Francisco Otaviano.

 

 

Juliana Noronha: Formada em ciências contábeis, trabalhei durante intensos quatro anos em um Banco de Investimento no Rio de Janeiro. Abri mão da minha promissora carreira em função do que me motiva. Por isso, desde outubro de 2016 estou desenhando um novo estilo de vida, viajando pelo mundo e vivendo na estrada.
Posts relacionados
Disqus Comments Loading...