Ok, não estou aqui para “cagar” nenhuma regra. Além disso, questão de gosto é muito particular também. Mas sabe aquele lugar que ganha um espacinho no coração?
Exatamente isso o que sentimos quando fomos conhecer as Lagunas Escondidas de Baltinache. Vou confessar, no início não estávamos dando muita bola para esse passeio, porque, na verdade, nem encontrávamos muitos textos e fotos sobre o lugar.
Mas ao chegarmos, foi amor a primeira vista. A gente gostou tanto, mas tanto, que queremos fazer você mergulhar nesse sonho também.
Lagunas Escondidas de Baltinache
As Lagunas Escondidas de Baltinache são um conjunto de lagoas com grande concentração de sal, envolvidas por uma grossa camada, também, de sal que torna ainda mais intensa a coloração de suas águas. Como consequência disso, a água fica mais densa que o nosso corpo e, por isso, é impossível afundar.
Até pouco tempo atrás, quando falávamos em uma lagoa com essa característica, o primeiro pensamento levava à Laguna Cejar. No entanto, a grande visita de turistas, que acabavam por promover uma má preservação do local, exigiu que o ingresso de entrada ficasse um pouco mais caro. Estamos falando de um preço de até então de 3 mil pesos e que passou a custar 30 mil pesos. Calma, calma! Atualmente (06/2017) custa 15 mil pesos.
Essa ação teve como consequência a busca de uma outra opção. Foi aí que “descobriram” as Lagunas Escondidas. Que, apesar de também ter um preço de entrada, custa apenas 5 mil pesos.
O valor por si só a tornaria imbatível, se comparado a sua famosa vizinha. No entanto, para tornar a disputa ainda mais difícil, as Lagunas Escondidas te presentearão com um dos visuais, indiscutivelmente, mais bonitos da sua vida.
Somado a isso — como se fosse possível ficar melhor — as Lagunas Escondidas de Baltinache ainda não fazem parte, massivamente falando, da rota turística dos que visitam San Pedro de Atacama. Ou seja, ainda é possível fazer a visita de forma um pouquinho particular.
Em nível de curiosidade, as Lagunas Escondidas de Baltinache, na verdade, são poços artificiais que foram criados no meio do salar, por volta do anos 80 para retirar o lítio.
É possível tomar banho nas Lagunas Escondidas de Baltinache?
Como falei acima, são um conjunto de 8 lagoas, sendo apenas duas permitidas par banho. Coincidência ou não, as únicas lagoas onde permite-se entrar são: a primeira e a última. Sendo a última a de maior tamanho.
Ou seja, acaba te “obrigando” a passear por toda a sua extensão — não deixe de ir até a última, mesmo se você não for entrar. Parece que essa limitação ocorre para que não se destrua mais do que o necessário — mais do que justo!
Nós fomos em junho de 2017, uma época um pouco mais fria. Como consequência disso, tivemos a laguna quase que exclusiva. Isso porque a temperatura da água não estava nada agradável. Não posso dizer com certeza, mas falaram em uma temperatura em torno de 5 graus. Foi preciso uma dose de coragem.
Mas não se preocupe, ao sair da água a temperatura fica bem mais agradável. No nosso caso, ficou ainda melhor, porque a Ayllu disponibilizou roupões e chapéus, o que nos permitiu caminhar mais livremente pelo terreno, enquanto nossas roupas de banho secavam.
O que você precisa saber antes de visitar as Lagunas Escondidas de Baltinache
- Leve chinelos: se você tiver a intenção de mergulhar em uma das lagoas, aconselho fortemente que leve um chinelo. Isso porque o pé estará cheio de sal. Convenhamos, não é nada legal colocar a bota nessas condições. Nós esquecemos de levar e resolvemos fazer todo o caminho descalços mesmo — até porque, fomos criados na rua, pé cascudo. O Yuri garantiu uma bela topada que abriu um pouco o dedão, além de muitos pontos doloridos pelos pés, já que o caminho todo é feito de crostas de sal — em alguns casos, bem afiadas.
- Protetor solar: sim, é muito importante! No entanto, eu aconselho a só passar depois que mergulhar na lagoa. Dessa forma, a gente evita causar danos ainda maiores para o ecossistema. Se você tiver a pele muito sensível, passe o protetor apenas no rosto e evite molhar.
- Leve uma garrafa com água: o local até possui um chuveiro com água doce. No entanto, fica bem na entrada — algo em torno de uns 20 minutos de caminhada. Ou seja, é bem possível que você só decida ir até lá na hora da saída. Portanto, é bom levar um pouco de água para lavar as mãos e evitar a infelicidade de passar nos olhos.
- Leve alguma coisa para o lanche: se você pretende passar um longo período por lá e não for com agência, é altamente recomendável que leve algum biscoito ou algo do tipo, porque não há nenhum comércio nas proximidades. Lembre-se de guardar o seu lixinho na bolsa. A Ayllu oferece um almoço completo (cardápio do dia: risoto de quinoa com carne)
Quando ir nas Lagunas Escondidas de Baltinache
Então, é um passeio para todo o ano. Obviamente, indo no verão você garantirá uma temperatura mais agradável para mergulhar nas lagoas. A nossa viagem para o Atacama foi no mês de junho e a água estava bem gelada, apesar do sol que fazia do lado de fora.
Independente da época, escolha um dia de sol, o lugar fica ainda mais bonito e surpreendente.
Agora que você já sabe que pode ir em qualquer época do ano, basta saber em qual horário. Saiba que dependendo do horário e do clima, você pode encontrar lagunas bem distintas, quase que irreconhecíveis.
Na nossa opinião, o melhor horário para fazer o tour até as Lagunas Escondidas é na parte da tarde. Principalmente se você puder pegar o entardecer. Nós ficamos até o último raio de sol sumir, mas nem todas as agência fornecem isso. Quando saíamos, só tinha o carro da Ayllu por lá.
A gente aconselha que você verifique o horário de retorno com a sua agência, porque vale MUITO a pena mesmo! É uma paisagem surreal. Fico arrepiada só de lembrar a sensação que tivemos vendo aquelas lagoas de água turquesa dando lugar a verdadeiro espelhos. No mês de junho, o sol se põe por volta das 17h30. Portanto, não aceitem sair antes disso! rs
Como chegar nas Lagunas Escondidas de Baltinache
Então, aqui temos um dilema. Nós somos apaixonados pelo fato de ter um carro e poder percorrer no nosso tempo. Acho isso incrível e uma das melhores formas de conhecer um lugar.
No entanto, quando falamos em Deserto do Atacam temos lugares bem afastados da civilização, com pouca ou nenhuma internet e comunicação. Ou seja, a chance de dar merda fica um pouco potencializada.
Mas de qualquer forma, você tem duas opções:
Alugando um carro
Se você está convencido em alugar um carro, tente, ao menos, alugar uma 4×4 para minimizar um pouco os riscos. Até o momento só encontrei uma empresa que presta esse serviço de aluguel de carro aqui no Atacama. A diária de uma Hillux fica em torno de 53 mil pesos — baixa temporada.
O caminho até lá não é muito bem sinalizado. Mas você precisa pegar a estrada com sentido a Calama e virar a esquerda para pegar a estrada B-241 (sentido Peine). A partir daqui são aproximadamente uns 45 km de caminho de rípio — muita atenção na direção e com os pneus. Uma atenção ainda maior se tiver chovido, porque há chances do caminho se tornar um verdadeiro rio.
Contratando um tour
San Pedro de Atacama é bem democrático quando o assunto é preço de tour. Se você resolver andar pela Caracoles e adjacências encontrará meio mundo de agências oferecendo os mais diversos tours com os mais diversos preços — e, certamente, com os mais diversos padrões de qualidade.
Nós fizemos o tour em parceria com a Ayllu que é referência no mercado brasileiro em Atacama. Uma das poucas agências que prestam um serviço diferenciado e personalizado.
De maneira geral, você fecha o passeio com a agência X, mas se ela não conseguir alcançar o número mínimo de passageiros ela vai e te transpassa para um outra agência “amiga”.
Ou seja, não dá muito para garantir a qualidade do serviço. Sem contar, que a maioria dos guias trabalham de forma freelance, ou seja, também não consegue garantir a qualidade do guia. Mas, quando a única opção é economizar, a gente não tem muita saída.
No entanto, se você tiver um pouco mais de folga no seu orçamento, a gente super aconselha a fazer o passeio com a Ayllu. Você vai viver a experiência de visitar o deserto de uma forma muito especial.
Primeiro, porque os guias falam português — ou pelo menos se esforçam. E eles tem guias próprios (todos os guias que nos acompanharam nos passeios são ótimos). Segundo, porque eles oferecem um verdadeiro banquete com as mais improváveis paisagens. Além disso, oferecem alguns mimos como chapéu, roupão, revista para tirar foto na lagoa.
Você paga um pouco a mais, mas tem a garantia de um bom serviço.
Independente de qualquer coisa, você PRECISA incluir esse passeio no seu roteiro do que fazer no Atacama! Ele com certeza está entre o TOP 5.
Informações sobre o tour para as Lagunas Escondidas de Baltinache
Agência: Ayllu Atacama
Instagram: @aylluatacama
Endereço: Calle Toconao, 479
Whatsapp: +56 96496-9163
Duração: Saída às 15h30 e retorno a San Pedro mais ou meno 19h30
O que inclui: almoço completo com bebida nas Lagunas Escondidas, roupão e chapéu, revista para tirar foto na água, traslado de volta ao hotel.
O Para Onde Fomos fez esse passeio em parceria com a Ayllu Atacama . No entanto, tal condição não interfere no relato das nossas experiências. Só divulgamos o que testamos e de fato gostamos. Muito obrigada por essa linda oportunidade.