X

Saiba onde se hospedar durante o Rock in Rio 2019

Um dos maiores festivais musicais está chegando: Rock in Rio 2017! Se você ainda não sabe onde se hospedar durante o Rock in Rio, veja nessa postagem as melhores opções.

onde se hospedar durante o Rock in Rio

Um dos eventos mais esperados para os amantes da música está chegando: Rock in Rio 2019. O festival toma proporções gigantescas e para um melhor aproveitamento, precisamos usar a abusar da logística. Para quem já mora no Rio, nem tem muito o que fazer, além de tentar descolar uma vaga na casa do amigo que mora na Barra.

No entanto, para quem vem de fora, fica sempre uma grande dúvida sobre onde se hospedar durante o Rock in Rio. Felizmente, desde a última edição temos uma novidade: linha 4 do metrô.

Para todos os que vinham visitar a cidade maravilhosa o conselho era não se hospedar na Barra da Tijuca, pois é uma região afastada do centro e dos principais pontos turísticos — de fato é. Mas agora, podemos dizer, que essa distância ficou um pouco mais amigável.

De qualquer forma, vou deixar algumas sugestões e comentários sobre cada região. A partir delas, é só analisar qual se encaixa melhor na sua realidade e bolso.

Continue lendo a postagem ou use os tópicos abaixo para navegar diretamente para o assunto que desejar

  1. Airbnb ou Hotel | onde se hospedar durante o Rock in Rio
    1. O que é o Airbnb?
    2. Airbnb ou Hotel
  2. Onde se hospedar | Melhor Região
    1. Meu foco é o Rock in Rio
      1. Opções de hotéis na Barra da Tijuca
      2. Opções de hotéis no Recreio
    2. Meu foco é conhecer melhor o Rio de Janeiro e ir um dia ao Rock in Rio
      1. Opções de Hotéis na Zona Sul
    3. Hoteis Credenciados do Rock in Rio
  3. Qual horário de funcionamento do metrô durante o Rock in Rio?

Airbnb ou Hotel | onde se hospedar durante o Rock in Rio?

O que é o Airbnb?

Se, por um acaso, você caiu de paraquedas aqui e não sabe o que é o Airbnb, vou explicar de forma bem resumida. O site reúne passageiros e anfitriões do mundo inteiro com uma mesma finalidade: aluguel de temporada.

A plataforma permite que você, desde sua casa em Fortaleza, alugue um apartamento no Rio de Janeiro de forma muito prática. Não tem muita burocracia e o pagamento é feito direto pelo site. O Airbnb funciona como um agente intermediador, facilitando a vida de ambos os lados.

Tá, mas como funciona de fato o Airbnb? Imagine que eu tenha uma casa no RJ e por algum motivo tenho um quarto sobrando no apartamento. Com isso, faço um anúncio na plataforma oferecendo esse quarto como opção de hospedagem. Determino um valor que acho justo e pronto. Estará disponível para você, que vem curtir o Rock in Rio, se hospedar.

Esse foi só um exemplo. Não necessariamente você terá que alugar um quarto dentro da casa de um estranho. Muitas pessoas oferecem a opção de alugar a casa inteira. Inclusive, você pode determinar essa questão como filtro.

Se você quiser saber todas as informações, veja esse nosso post completo sobre como funciona o Airbnb.

Airbnb ou Hotel?

Agora sim! Como você já sabe o modo de funcionamento do Airbnb, fica mais fácil decidir entre as duas opções para a sua hospedagem durante o RIR.

Felizmente, hoje em dia não ficamos tão a mercê da rede hoteleira propriamente dita. Temos um leque de opções que nos permitem avaliar com maior liberdade a nossa escolha.

A primeira coisa que você precisa levar em consideração no momento da sua decisão é a quantidade de pessoas. Digo isso, porque se você estiver em um grupo grande, é quase 100% de certeza que uma casa no Airbnb saia mais em conta. Já que será possível dividir entre várias pessoas.

A segunda questão fica restrita a quem pretende alugar parte da casa apenas. Veja todas as informações do anfitrião e se o mesmo não delimita um horário de entrada e saída da casa. Isso não é tão comum de acontecer, mas acontece.

O terceiro ponto que precisa ser levado em consideração é um pouco mais social. A sua intenção é expandir a sua rede de contatos? Se a resposta for sim, hostel é sempre uma melhor opção. É bem provável que as outras pessoas também estejam participando do festival, o que pode tornar o ir e vir mais fácil.

Esse são os principais pontos a serem analisados antes de decidir pelo Airbnb ou hotel/hostel. Agora é só buscar o melhor preço e a melhor opção.

Inclusive, se for se hospedar pelo Airbnb, aproveita e já faz o seu cadastro através do nosso link e garanta até 130 reais de crédito em sua primeira viagem. (Presentão, né? Já é uma diária a menos para pagar praticamente).

Onde se hospedar | Melhor região

Apesar de estar bem mais fácil fazer o caminho Barra-Centro, se você só vai em um dia do RIR e a sua ideia for curtir mais do Rio de Janeiro, ficar na Barra pode não ser a melhor opção — não em uma primeira viagem. O mesmo acontece ao contrário.

De qualquer forma vamos analisar qual a melhor opção.

Meu foco é o Rock in Rio

Como sabemos, o festival vai ser sediado em parte do terreno do Parque Olímpico. Portanto, se o seu foco for apenas o Rock in Rio, buscar uma hospedagem próxima ao BRT é uma boa opção. Quanto mais perto da Barra, melhor. É válido saber que no momento — 23/04 — a opção mais barata nessa região custa 200 a diária em um quarto compartilhado.

A região do Recreio também é consideravelmente perto e serve como opção se os preços estiverem melhores. Sem contar que é uma área ótima, bem residencial e menos perigosa. Além disso, tende ser o fluxo contrário no momento da saída. Isso quer dizer, menos tumulto.

Opções de hotéis na Barra da Tijuca

Obviamente, os hotéis mais próximos do Parque Olímpico terão um preço um pouco mais elevado, mas se você correr desde agora, é possível que consiga algum achado por lá?

De qualquer modo, ficar perto do BRT ainda é uma ótima saída. Pois te garante uma certa facilidade para chegar ao Parque Olímpico, bem como se deslocar para outras áreas.

Aos pesquisar opções próximas ao BRT e ainda na Barra, encontrei essas:

Opções de hotéis no Recreio

Como essa região é um pouco mais afastada do Parque Olímpico, se hospedar próximo ao BRT é imprescindível, se você quiser ir e voltar com tranquilidade do festival, sem ter que andar muito.

O Recreio possui muito menos opção de hotel que as demais áreas. Em contrapartida, tem bastante oferta de aluguel de apartamento inteiro, mesmo no booking. Com preços praticados um pouco melhores que na Barra da Tijuca, pode ser uma boa opção, em especial se estiver vindo com uma galera.

No entanto, deixo aqui o link do mapa de opções de hospedagem para o período do Rock in Rio. Dessa forma, é possível ver com mais facilidade a localização dos hotéis/hostels. As estações do BRT nessa área estão localizada na Avenida das Américas.

Meu foco é conhecer melhor o Rio de Janeiro e ir um dia ao Rock in Rio

Como a finalidade principal da sua viagem ao Rio de Janeiro não é participar do festival, se hospedar fora da área da Barra da Tijuca te garantirá preços bem mais atraentes.

Obviamente, no dia em que for assistir ao show, vai demandar um pouco mais de tempo. No entanto, não é nada muito absurdo. Com a chegada da linha 4 do metrô — que liga a Zonal Sul com a Barra — essa distância é percorrida em menos de 1 hora.

Quer conhecer melhor o Rio de Janeiro? Veja tudo o que já escrevemos sobre a Cidade Maravilhosa

Opções de Hotéis na Zona Sul

Como a oferta nessa área é bem maior, me limitei a buscar boas opções levando em consideração o custo x benefício. Sendo assim, os hostels mais baratos (menos de 100 reais a diária) e com boas avaliações — ainda disponíveis— para o período do festival são:

  •  Yes Brasil Hostel: Ele fica em Copacabana, cerca de uns 400 m de distância da Estação do Metrô Cantagalo. Um dos hostels mais bem avaliados da região
  • Hostal Metie: Localizado em Botafogo, próximo do Shopping e a 400 m da Estação d0 Metrô Botafogo
  • Hostal Mango Tree Hostel: Localizado em Ipanema, no posto 9 e cerca de 500 m da Estação do Metro General Osório
  • Id Hostal Leblon: Localizado em uma das áreas mais nobres do Rio de Janeiro, a 300 m da nova Estação do Metrô Antero de Quental. Esse passou um pouco de 100 reais, mas a localização e nota fazem valer o preço.

Hotéis credenciados do Rock in Rio

Não sei se essa ideia irá se repetir nesta edição de 2019. Mas a fim de tornar a experiência ainda mais inesquecível, em 2017, o festival fechou parceria com alguns hotéis da Barra e Adjacências. Quem se hospedou durante o Rock in Rio nesses hotéis teve uma hospedagem temática, com ambientes e menu customizados, além de transfer para o evento. Para viver intensamente o clima do RIR.

Alguns dos hotéis foram:

Se interessou? Portanto, vale ficar de olho caso os organizadores soltem alguma nota falando sobre isso 🙂 Claro, se ficarmos sabendo de alguma coisa, atualizo o post com as informações.

Qual horário de funcionamento do metrô durante o Rock in Rio?

Se você vai ao festival e não está hospedado pela Barra da Tijuca ou do BRT, não precisa arrancar os cabelos. Tendo uma estação do metrô próximo da sua hospedagem já te garantirá uma locomoção mais fácil.

Mesmo que você vá em todos os dias possíveis, optando por uma hospedagem em Ipanema, por exemplo, só irá te custar alguns 30 minutos a mais. Mas que pode ser facilmente recompensado por diárias mais atrativas.

Ainda não foi emitido nenhum comunicado oficial, mas segundo o que foi praticado na edição anterior, o metro do Rio funcionou no seu horário normal durante o Rock in Rio: de segunda a sábado das 5h à 0h e domingo, das 7h às 23h. No entanto, a estação do Jardim Oceânico funcionou 24 horas para embarque e desembarque. Para as demais estações, só foi permitido o desembarque após o horário.

Veja a matéria completa divulgada pelo G1

Espero ter ajudado a tornar a sua decisão sobre onde se hospedar durante o Rock in Rio mais fácil. Se, por um acaso, restar alguma dúvida, basta deixar nos comentários. Ficaremos felizes em responder!

Faça o seu cadastro no Airbnb através do nosso link e receba 130 reais de crédito para a sua primeira hospedagem.

Juliana Noronha: Formada em ciências contábeis, trabalhei durante intensos quatro anos em um Banco de Investimento no Rio de Janeiro. Abri mão da minha promissora carreira em função do que me motiva. Por isso, desde outubro de 2016 estou desenhando um novo estilo de vida, viajando pelo mundo e vivendo na estrada.

Ver comentários (2)

Posts relacionados
Disqus Comments Loading...