Não sei se é assim com vocês, mas quando eu faço alguma viagem de férias é uma correria danada. Até porque, preciso extrair o máximo do local em um curto espaço de tempo.
Ou seja, é passeio o dia todo. E, apesar de serem momentos de puro lazer, não podemos negar que acaba desgastando um pouco o nosso corpo.
Agora, você soma isso ao fato de estar constantemente sendo exposta a altas altitudes — o que é o caso de quem viaja para o Deserto do Atacama. Pode ter certeza que, em algum momento, o seu corpo vai pedir um pouco de descanso.
Nessas horas, as Termas de Puritama vem a calhar.
Ah, se você também sente um pequeno nervoso ao olhar esse lugar cheio de mato em volta, relaxa! Não são muitos os casos que encontram cobras por aqui — só algumas falsianes mesmo.
Termas de Puritama | Deserto do Atacama
Estamos falando de 8 piscinas, de diferentes tamanhos, de águas geotérmicas, localizadas dentro de um dos cânions da região. Acredita-se que Puritama, na língua Kunza, significa (puri) água (tama) quente. Sugestivo, não?
Essas águas são consideradas termais por possuir uma temperatura superior a 12º (a temperatura média é de 28º) e conter grande concentração de sódio, cobre, lítio, magnésio, nitratos, cálcio e iodo entre seus compostos minerais. Tais propriedades garantem benefícios para o corpo humano, tais como estímulos no aparelho circulatório e digestivo, além de restaurar a pele.
Atualmente, as Termas de Puritama são geridas pelo Hotel Explora e o mesmo cobra uma entrada de 15.000 pesos por conta da manutenção. Inclusive, das 8 piscinas disponíveis, a primeira é reservada para apenas os hóspedes do hotel. Mas não se preocupe, isso não interfere tanto.
Esse é um projeto turístico que foi excetuado juntamente com as comunidades Atacameñas. Os lucros gerados vão em benefício de projetos indígenas no que diz respeito a educação.
Todas as piscinas são conectadas por um caminho de madeira, evitando, assim, que destruamos a vegetação que está às margens das piscinas. Além disso, o local também conta com banheiros e vestiários e um espaço coberto com mesas e cadeiras para fazer alguma refeição.
Como chegar nas Termas de Puritama
De carro
Se você é da turma que gosta mesmo é da autonomia e fazer as coisas por conta própria, saiba que as Termas de Puritama é um dos passeios no Deserto do Atacama que pode ser facilmente feito de carro.
Siga até o setor Guatín (B-245), onde encontrará uma bifurcação. Para esquerda leva ao caminho a Machuca e a direita para Puritama, siga pela direita. A partir daqui você terá um caminho de subida por entre as montanhas até chegar ao acesso das Termas de Puritama. O local conta com estacionamento.
Para quem interessar, o caminho está marcado no google maps.
Contratando um tour
Se você é da turma da praticidade, sem dúvidas, a melhor opção é contratar um tour. Nós fizemos o tour para as Termas de Puritama com a Ayllu Atacama e escolhemos a opção termas com trekking, que como o próprio nome diz, tem uma “leve” caminhada até chegar ao destino final.
Realmente não consegui definir qual é a melhor opção: se fazer o tour para as Termas de Puritama normal ou escolher fazer com trekking. Por isso, vou deixar uma breve descrição aqui para você avaliar qual é o melhor.
Termas de Puritama com Trekking
São aproximadamente 1h30 de caminhada para percorrer a trilha pela Quebrada Cânion Guatín. Durante todo o percurso do trekking foi uma surra de informação. Desde as caravanas que passavam por lá até mesmo cada nome da vegetação presente. Isso só foi possível porque o nosso guia era muito bom, muito bom mesmo. Nos deu uma aula de botânica.
Duas espécies que mais nos chamaram a atenção foram os cactos gigantes e as Colas de Zorro (rabo de raposa). O caminho é bem irregular, com algumas subidas e descidas, mas a paisagem é recompensante em todo o caminho.
Uma boa observação a ser feita é que o guia foi durante todo o trajeto monitorado com rádios via satélite para atualizar a nossa localização.
Apesar da altitude, o trekking não demanda tanto esforço, mas ainda assim o guia faz diversas paradas para o descanso. Como fizemos o passeio com a Ayllu, a mesma disponibilizou água, um saquinho com amendoins, castanha e nozes, uma barrinha de cereal e um powerade. Tudo isso para ajudar a repor a nossa energia.
Chegando nas Termas
O caminho final do trekking dá exatamente nas termas. O que é maravilhoso, já que chegamos um tanto quanto exaustos e nosso pensamento vai direto nas águas relaxantes.
Aqui a gente recebe um roupão e aproveitamos para trocarmos de roupa. Uma toalha é essencial, porque apesar da água ser bem quentinha, o momento da saída é triste.
Como falei acima, são 8 piscinas, que vão acompanhando o curso do rio. Dizem que a melhores são a 2 e a 5, por isso, acaba ficando mais cheia. Não deixe de ir até a última para ver qual é a mais vazia. Já que as primeiras, obviamente, ficam mais cheias.
Agora a grande questão: fazer o trekking ou não? A única diferença, é que a galera que decide fazer o trekking fica menos tempo nas termas. A gente teve cerca de 1h para aproveitar o lugar. Já um casal que decidiu não fazer a caminhada, teve quase 3h.
Ou seja, se você gostar dessa imersão na natureza, a gente recomenda fazer o treeking, porque é bem interessante. Mas, se você quiser aproveitar mais das termas, vá direto para lá.
Independente da sua escolha, o custo da entrada para as Termas de Puritama pode ir de 9 mil pesos a 15 mil pesos, a depender do horário. Na parte da tarde fica um pouco mais barato. No entanto, a região fica bem mais fria e com muitos ventos, ou seja, é preciso ponderar.
Depois de aproveitarmos muito, fomos recebidos pela equipe da Ayllu com um maravilhoso: Ceviche de Salmão, espetinho de camarão, media lunas e muitos outros docinhos cujo nome pouco importa, mas que estavam deliciosos.
Dicas sobre o que levar para o Trekking
- Um casaco corta-vento (tente não levar um tão pesado, porque ele só vai ser útil no início da trilha, logo você vai tirar)
- Uma blusa de manga comprida (por vezes passamos por uma vegetação bem fechada, então uma blusa de manga evita alguns arranhões)
- Calça comprida (pelo mesmo motivo do item acima)
- Água e algum lanchinho prático (a água é importantíssima, porque o primordial na altitude é estar bem hidratado)
- Tênis ou bota de caminhada
Dicas sobre o que levar para as Termas de Puritama?
- Roupa de banho
- Chinelos de dedo
- Uma roupa íntima para trocar
- Protetor (passe com um tempo legal de antecedência para a pele absorver)
- Toalha (se a sua agência não fornecer)
- Biscoitos (se a sua agência não fornecer, não vi lugar para comprar comida por lá)
- Creme para o cabelo (eu não levei e voltei igual uma bruxinha, mas quem liga?)
Informações sobre o tour para as Termas de Puritama comTrekking
Agência: Ayllu Atacama
Instagram: @aylluatacama
Endereço: Calle Toconao, 479
Whatsapp: +56 96496-9163
Duração: Saída às 8h30 e retorno a San Pedro mais ou meno 14h30
O que inclui: brunch com bebida nas, roupão, snacks para o trekking, traslado de ida e volta ao hotel.
Nós combinamos o passeio para as Termas de Puritamas com o Valle de la Luna + Valle de la Muerte. Algumas agências combinam o Gêiser del Tatio com as Termas. Não deixe de averiguar essa posibilidade.
O Para Onde Fomos fez esse passeio em parceria com a Ayllu Atacama . No entanto, tal condição não interfere no relato das nossas experiências. Só divulgamos o que testamos e de fato gostamos. Muito obrigada por essa linda oportunidade.