Centro de Ski Portillo | Quando o caminho vale tão a pena quanto o destino

Portillo é um dos mais antigos e prestigiados centro de ski em Santiago. No entanto, é uma atração para ser visitada durante todo o ano (inclusive no verão). Conheça e se encante por esse lindo lugar.

Confesso que enquanto buscava informações para a nossa viagem a Santiago, poucas vezes li sobre Portillo nos blogs, já que os carros chefe da capital chilena são: Valle Nevado e Farellones.

Mas como a nossa intenção, naquele momento, não era esquiar, estávamos a procura de paisagens encantadoras e as encontramos no Centro de Ski de Portillo.

Como não há meio de transporte público que faça esse trajeto, as duas principais opções são: alugar um carro ou ir em um tour fechado. A primeira opção eu considero um tanto quanto arriscada para quem não está acostumado a dirigir (principalmente se for no inverno). A estrada que leva a Portillo é um tanto quanto perigosa e precisa ser percorrida com muita cautela.

Sendo assim, fizemos o passeio de um dia com a Turistando Chile, saindo desde Santiago. E uma coisa eu posso afirmar: o caminho até Portillo é tão bonito e gratificante quanto a estação de ski em si.

estrada indo para Portillo

Centro de Ski Portillo

É o mais antigo Centro de Esqui da América Latina. Talvez um dos mais prestigiosos também, já foi até sede do Mundial de Esqui. Em nível de curiosidade, em 1966, um famoso esquiador quebrou lá o recorde mundial, atingindo mais de 200 km por hora descendo em uma de suas pistas.

Está localizado na Cordilheira dos Andes, a 164 km de Santiago — umas 2h de carro. No entanto, não é possível tomar como regra esse tempo, porque a estrada que leva a Portillo é a mesma que leva a Mendoza. Por ser uma estrada próxima da fronteira, o fluxo de caminhões é grande. Somado a isso, é um caminho de constante subida, com muitas curvas e com poucos espaços para ultrapassagem.

O Centro de Ski fica aberto durante todo o ano. E mesmo quando as pistas ainda não possuem neve suficiente para iniciar a temporada, o lugar te brinda com paisagens incríveis.

Turistando chile tour de um dia para portillo

O restante do grupo que estava fazendo o tour com a Turistando Chile

Conhecendo Portillo no verão (na verdade, outono)

Não é possível chegar até Portillo de transporte público. Por isso, muitas empresas oferecem um tour de 1 dia para conhecer e se admirar com esse lugar.

E foi o que fizemos. Saímos de Santiago bem cedinho com a Turistando Chile. Como ainda não estava na temporada de neve, a estrada encontrava-se apta para seguir. No entanto, durante o inverno é bom pesquisar as condições climáticas, porque não é incomum estar fechada por conta de tempestades de neve, por exemplo.

A partir do momento que pegamos a Ruta 60 somos incansavelmente acompanhados pelos Andes ao nosso redor. Desde aqui também é possível avistar o Monte Aconcágua com seus poucos, e quase imperceptíveis, 7.000 m de altura.

Se não bastasse estar em meio a Cordilheira dos Andes, também somos presenteados com paisagens de tirar o fôlego em cada curva da estrada. Isso, sem dúvidas, já faz valer todo o passeio. A estrada que leva ao Centro de Ski também é conhecida como “caracoles” dado as suas “infinitas” curvas.

Ao chegar em Portillo, te garanto que soltará mais um profundo suspiro. Um espetáculo formado pela natureza. Mais alguns metros caminhando em direção aos fundos do hotel, encontrará a Laguna del Inca.

Laguna del Inca - Portillo

Laguna del Inca – Portillo

Laguna del Inca

A lagoa de cor singular emoldurada pelos Andes é um espetáculo a parte. A lenda por trás da incrível cor da lagoa conta que o Inca Illi Yupanqui e sua amada princesa, muito apaixonados, decidiram se casar. O casamento acontecia na borda do cume de uma montanha, às margens de uma lagoa de água transparente.

No momento em que a princesa cumpria o rito matrimonial, caiu e morreu instantaneamente. Angustiado com tudo o que passou, Illi decidiu que ela merecia um sepulcro único. Por isso, fez com que o corpo da princesa fosse depositado no fundo da lagoa. Assim que o corpo encostou nas profundezas, como mágica, a água adquiriu um tom de esmeralda, mesma cor dos olhos da princesa.

Além disso, conta a lenda, que, até hoje, durante certas noites de inverno ainda é possível escutar os lamentos do inca em forma de vento por entre as montanhas dos Andes.

Apesar de muito bonita, durante o período que começa a cair neve, não é permitido se aproximar da água. Isso porque a margem da lagoa não é de areia. São blocos de neve que podem se romper a qualquer momento.

Mas é possível ter uma boa vista da lagoa desde a parte dos fundos do hotel ou de sua sacada. No entanto, ouvi dizer que durante a temporada de inverno (alta temporada) o hotel restringe as áreas apenas para os seus hóspedes.

Passeio de 1 dia ao Centro de Ski Portillo

Como falei acima, fomos ao Centro de Ski com a Turistando Chile. O guia Hugo nos buscou no hostal por volta das 7h45. Durante todo o percurso o guia nos brindou com informações importantíssimas. Sério, ele conhece muito aquela região. Sem dúvidas, um dos melhores guias que já encontramos na viagem. Inclusive, deixo aqui o nosso agradecimento, ele conseguiu tornar o passeio ainda mais interessante.

Dentro do nosso roteiro estava passar pela Rota dos Libertadores (ruta internacional), que é a estrada que liga a cidade de Mendoza, na argentina, com Santiago. Passamos também pelo Monumento da Batalha de Chacabuco — tida como uma das mais importantes na jornada de independência do Chile.

Também conhecemos o Salto del Soldado, que tem esse nome devido a fuga de um soldado chileno, que estava sendo perseguido pelo exército real da Espanha. Ao ser ver encurralado entre um precipício e o exército que se aproximava, o soldado decidiu saltar com seu cavalo, uma distância equivalente a três metros, até a outra pedra para continuar a fuga.

Pois bem, iniciamos a subida na estrada “caracol”. Como algumas pessoas são mais sensíveis a mudança de altitude e as curvas, o Hugo manteve uma velocidade tranquila — e, felizmente, ninguém passou mal.

Tudo o que você precisa saber para andar de metrô em Santiago

Caracoles: estrada usada para chegar em Portillo

Como também já falei, a estrada até Portillo já faz valer o passeio. Por isso, acabamos demorando um pouco mais para chegar até o Centro, já que toda hora queríamos parar para tirar uma foto.

Depois de um pouco mais de 2h horas chegamos no nosso destino final. Ali ficamos livres para fazer o que quiséssemos e não fazer nada também, só ficar apreciando o nosso presente.

Ah, não esqueçam de ir muito bem agasalhados, mesmo em dias de sol — que foi o nosso caso.

Onde almoçar em Portillo

Aqui você tem duas opções:

• Almoçar em uma das opções do requintado e tradicional Hotel  Portillo com vista para a Laguna del Inca (durante a baixa temporada o restaurante costuma não abrir); ou
  • Almoçar no pequeno povoado de Los Andes, aos pés da estrada que leva aos Andes em um restaurante de locais. Essa foi a opção escolhida por nós.

Ainda anestesiados pela beleza proporcionada pelo lugar, seguimos viagem rumo aos nossos hotéis.

Para quem quiser complementar esse passeio com o esqui, deixo aqui o site do Centro de Ski Portillo com informações muito claras sobre o serviço e preços. Não posso deixar a minha opinião, porque, como falei, a gente não esquiou.

Está com viagem marcada para Santiago mas não sabe qual moeda levar para o Chile? Mostro algumas dicas nesse post para você nunca mais ter dúvidas.

Nós fizemos todos os passeios em Santiago (Concha y Toro, Portillo e Embalse el Yeso) em parceria com a Turistando Chile, uma agência no Chile totalmente voltada para o público brasileiro. Tanto que eles tentam ao máximo fazer todos os passeios com guias brasileiros ou que no máximo falem um portunhol.

Como não tivemos nenhum tipo de problema, deixamos aqui a nossa indicação:

O valor desse passeio que dura o dia inteiro é de aproximadamente R$ 250,00 por pessoa. No entanto, sempre rola um desconto se fechar mais passeios com a mesma empresa. Ou seja, não deixe de chorar o seu.

Informações da Turistando Chile

Site: Turistando Chile
Facebook: Turistando Chile
Instagram: Turistando Chile
Whatsapp: +56 9 7475-5511 (Thales)
+ 56 9 5839-4606 (Karina)

Como chegar em Portillo de carro

Se você alugou um carro e quer fazer esse trajeto por conta própria, saiba que a maior dificuldade mesmo é a estrada Los Caracoles. Devido às suas muitas curvas e, claro, a mudança um pouco brusca de altitude. Ou seja, é sempre bom ir com alguém que também saiba dirigir e com muita cautela. Em alguns trechos da via, a velocidade máxima permitida é de 50 km/h.

O caminho em si é simples.

Texto retirado da página de informações do Centro de Ski Portillo:

Se viaja a Portillo em seu próprio veículo, siga as instruções abaixo: De Santiago, siga av. Américo Vespucio em direção ao norte. Ela o levará ao “La Piramide” e passará pela Cidade Empresarial. Pegue a saída para Estrada “Los Libertadores” (logo após a entrada para o Mall Plaza Norte). Siga a rodovia sentido à cidade de Los Andes. Em Los Andes, vire à direita e siga a rota internacional para east pelas montanhas até a cidade de Mendoza, Argentina. Portillo está a aproximadamente 5 km da fronteira Chile / Argentina. Recomendamos portar cadenas já que, ainda que não necessite, Policiais do Chile podem pedi-las no controle de Guardia Vieja. Caso você tenha qualquer problema com as instruções acima, por favor ligue diretamente para Hotel Portillo (56-2) 2361-7000 para assistência.

Sem dúvidas, a visita ao Centro de Ski Portillo é linda e vale muito a pena!!

Para ajudar no planejamento da sua viagem, fizemos uma planilha totalmente automatizada exclusivamente para auxiliar nossos leitores com o planejamento dos seus custos. Baixe agora a sua planilha!