qual moeda levar para o chile"> qual moeda levar para o chile">

Qual moeda levar para o Chile?

Qual moeda levar para o Chile? É melhor comprar pesos chilenos ainda no Brasil ou deixar para comprar no país? É mais vantajoso levar dólares? Explicamos essas e outras dúvidas nesse post.

Qual moeda levar para o Chile? Apesar de sabermos que a moeda corrente no Chile é o peso chileno, essa é uma pergunta constante na cabeça de qualquer viajante. Na verdade, isso costuma acontecer sempre que viajamos para alguns dos países da América do Sul.

Isso porque muitas das vezes o nosso real é bem aceito nos países vizinhos. Cada pessoa com quem conversamos nos fala uma coisa. Tem gente que fala para levar trocar para o dólar e depois para os pesos chilenos. Outros falam para levar o real. Ou seja, acaba nos deixando confuso.

Essa divergência de informação acontece, porque dependendo da época que cada um viajou, determinada estratégia funcionou melhor.

Para tentar esclarecer da melhor forma possível qual moeda levar para o Chile — ou para qualquer outro país — vou te ensinar algumas “dicas” nesse post.

Qual moeda levar para o Chile

Você pode pensar o mais óbvio: pesos chilenos. Afinal, é a moeda do país, certo? Depende! De fato, ter peso chileno é essencial, até porque existem lugares menores que não aceitam cartão ou não aceitam outras moedas. No entanto, ter uma quantia em dólar, por exemplo, pode ser vantajoso em algumas situações.

Já vamos entender o porquê.

Devo comprar pesos chilenos ainda no Brasil ou no Chile?

No Chile. Ou pelo menos o mínimo necessário. Ah, claro, ou se você for chegar na cidade durante o fim de semana. Digo isso, porque o real é bem aceito no Chile. Portanto, ao deixar para adquirir pesos chilenos já no Chile você garantirá melhores taxas.

Para confirmar, vamos fazer uma simulação aqui:

Dessa forma, conseguimos confirmar que é melhor comprar direto no Chile. Isso porque usei como exemplo uma casa de câmbio de uma grande cidade brasileira. Se a sua cidade for menor, a chance de conseguir taxas ainda mais desfavoráveis aumenta.

No entanto, eu estou considerando que você ingresse no país por grandes cidades, como Santiago. Não consigo precisar o câmbio para cidades menores ou para a região da patagônia.

É melhor levar real ou dólar para comprar pesos chilenos no Chile?

Agora que você já sabe que fazer o câmbio ainda no Brasil de moedas fracas não é vantajoso, vou passar mais uma dica.

Levar dólares foi, por muito tempo, a melhor opção e fazia parte das dicas de 10 entre 10 blogs. No entanto, essas informações sofrem constantes mudanças. Ou seja, não podemos tomar como verdade o que encontramos em postagens de anos atrás.

Para você não ficar a mercê dessas informações, vou te ensinar a fazer uma continha simples que vai te garantir a melhor opção entre levar dólar ou real para as suas viagens.

Para saber se vale mais a pena levar dólar ou real basta fazer essa comparação:

Levando dólares

  1. Para comprar 100 dólares no Brasil você precisa desembolsar 336.33 reais (usei como base a cotação da Confidence)
  2. Esses mesmos 100 dólares compram 65.500 pesos Chilenos na Câmbios Santiago

Levando reais

  1. Pegando esses mesmos 336.33 reais que usaríamos para comprar o dólar e deixando para comprar os pesos direto no Chile compraríamos 65.584 pesos chilenos.

A diferença entre levar dólar ou reais para comprar pesos chilenos, atualmente, é irrisória, viu? Sem contar, que não teríamos esse trabalho de ter que trocar dinheiro duas vezes.

Contudo, tenho uma ressalva a fazer sobre a necessidade de levar uma quantia em dólar e você já vai entender no próximo tópico.

Desconto do IVA no Chile

Antes de começar a trabalhar no hostel em Pucón, não tinha a menor ideia sobre como funcionava o IVA no Chile. Na verdade, nunca tinha nem escutado falar do imposto no país.

Se você não sabe, o IVA é o Impuesto al Valor Agregado. Dessa forma, ele está agregado, literalmente, em toda e qualquer transação de venda de mercadoria ou serviço no país.

No entanto, há uma exceção na lei no que diz respeito aos turistas estrangeiros e hospedagem.

Trecho retirado da Lei 825 que rege o IVA no Chile

“Los ingresos en moneda extranjera percibidos por empresas hoteleras registradas ante el Servicio de Impuestos Internos (31-c)con motivo de servicios prestados a turistas extranjeros sin domicilio ni residencia en Chile, y (31-b) (31-d)”

Ou seja, a isenção do IVA é aplicada ao pagamento efetuado por turistas estrangeiros em moeda estrangeira. Contudo, o hotel precisa estar cadastrado no Serviço de Impostos Internos (SII) para fornecer esse benefício. Por isso, não são todos os hotéis/hostels que darão o desconto do IVA (19%) no pagamento da hospedagem.

Outro ponto que precisa ser levado em consideração é a moeda. Apesar da lei falar apenas em moeda estrangeira, não adianta vir com o real. Isso porque os hotéis só aceitarão moedas fortes como: dólar ou euro.

Por isso, aconselho a levar uma quantia em dólares para pagar a hospedagem e garantir o desconto — o hostel em Pucón que estamos trabalhando, por exemplo, só aceita pagamento em dólar para o benefício. Não é nada, não é nada, são 19% de desconto, né? Dependendo do preço do seu hotel, é uma baita economia.

Por fim, qual a melhor moeda para levar para o Chile? Podemos ver que depende. Estamos em um momento de muita instabilidade econômica e essas afirmações podem mudar de um dia para o outro. No entanto, se você fizer essas continhas que apresentei aqui no post, não terá problemas na hora de decidir.

Mas considerando o atual cenário, a melhor opção é levar o valor em reais e trocar por pesos chilenos diretamente no Chile. Além, de levar uma quantia razoável em dólar para pagar hospedagem.

Com viagem marcada para o Chile? Não deixe de ler!

Qual moeda levar para o Chile
Como andar de metrô em Santiago
Conhecendo os principais pontos turísticos de Santiago de metrô
Tour para a Vinícola Concha y Toro vale a pena?
Dicas de viagem para o Chile
Onde se hospedar em Santiago



  • Juliana Noronha

    Que bom, Julia!! ♥ Qualquer dúvida, só falar!
    Vocês vão para onde aqui no Chile?

  • Francisco Flavio Costa Filho

    Muito esclarecedor. Obrigado.

    • Nós que agradecemos, Francisco!

  • Carol Cruz

    Adorei as dicas Juliana! Ia comprar pesos chilenos, mas vou comprar dólar.
    Viajo em Outubro. Ficarei alguns dias em Santiago e outros no Atacama.
    Sabe dizer se esse desconto do IVA é aplicado ao Atacama tb (se o hotel for cadastrado)?

    • Que bom que gostou, Carol!
      Sim, é aplicado, desde que o hotel seja cadastrado!

  • Luciana de Lucena

    Obrigada Pelas dicas, foi esclarecedor o post.
    Quanto ao IVA é aplicado para pagamento em cartão de crédito visto que será cobrado em dólar?

    • Juliana Noronha

      Olha, não estou 100% segura. Mas pela lógica deveria ser assim.
      Pelo menos nos casos que eu vi que o pagamento foi feito por paypal, o hóspede teve a isenção do IVA. 🙂
      Se conseguir descobrir, depois volta aqui para compartilhar com os demais leitores.
      Beijos e boa viagem!

  • Nayara Pimenta Ferreira

    Oi! Vc sabe me dizer se eu for ficar em Airbnb se tem essa taxa também que é melhor pagar em dólar?

    • Juliana Noronha

      Oi, Nayara! É bem provável que não.
      Porque para ter essa isenção o hotel precisa ser cadastrado no sistema de impostos internos do Chile.
      Ou seja, dificilmente uma casa do airbnb está inserida nesse tema. 🙁

  • Juliana Noronha

    Obrigada, Ju!! 🙂

  • Juliana Noronha

    Oi, Gabriela!

    Particularmente, nunca fiz uma reserva pelo hoteis.com, então não sei direito como funciona. Eles cobram como compra internacional no cartão??