Quero saber quando vai chegar o dia em que a minha única preocupação vai ser sobre o atraso do meu voo para Paris. Maaas enquanto isso não acontece, a gente vai poupando um pouco aqui, economizando ali, buscando formas de juntar dinheiro para viajar.
Não importa qual seja o seu propósito: juntar dinheiro para ir a Disney, para fazer um intercâmbio, um mochilão pela América do Sul, uma eurotrip também não seria nada mal, ou simplesmente viajar para qualquer lugar nas próximas férias.
O que interessa nesse momento é que você já tem uma motivação, porque isso torna o árduo trabalho de juntar dinheiro — pelo menos pra mim — um pouco mais leve.
Muitas dessas dicas são para a vida. Inclusive, usei boa parte delas quando decidimos que iniciaríamos o nosso projeto de nos tornamos nômades digitais. Ah, claro, e viajar pela América do Sul.
Como juntar dinheiro para viajar?
Venda suas coisas
Comecei por essa, porque acredito ser a mais “fácil”. Apesar de precisar de algumas doses de desapego, é possível fazer isso de forma bem prática. Digo isso, porque vendemos boa parte das nossas roupas antes de começarmos a viagem.
Basicamente, usamos o site do enjoei.com. Tiramos fotos de todas as nossas roupas e fizemos o upload no site. Todo o processo é bem simples.
Com boas fotos e descrições convincentes (e verdadeiras) é bem tranquilo. Obviamente, você perde uma taxa para o site, já que ele está fazendo todo o intermédio. Porém, mesmo assim vale a pena.
De forma bem grosseira, você anuncia a sua mercadoria, com o valor que você determina ser justo, e espera alguém se interessar. Tal evento acontecendo, basta enviar pelos correios — ou entregar em mãos, se for a opção selecionada.
Ah, mas e o frete? Então, você tem duas opções no momento que está cadastrando o seu produto: quem vai arcar com o frete? Você ou o comprador? Se for o comprador, o enjoei te envia uma etiqueta para você colar no embrulho e pronto.
De forma bem simples, conseguimos juntar uns 300 e poucos reais vendendo algumas roupas usadas. Só não tivemos mais sucesso, porque decidimos fazer isso muito próximo da nossa data de partida e por isso não conseguimos vender tudo o que gostaríamos.
Eu dei a dica do enjoei, porque foi a plataforma que usei. Mas há outros sites que fazem esse papel de intermediador ou você pode publicar em grupos do facebook, por exemplo. Como queríamos algo prático, fomos por lá mesmo.
Poupe dinheiro
Mas jura? C-A-L-M-A que eu vou explicar melhor. É bem provável que você já tenha escutado falar sobre o Desafio das 52 semanas. É uma
O objetivo desse desafio é que você se comprometa a destinar um determinado valor — que vai variar — de acordo com a semana. Ou seja, na primeira semana você guarda 1 real. Na segunda, 2 reais. Na terceira, 3 reais e assim por diante. Mantendo esse ritmo, dentro de um ano, você terá garantido quase 1400 reais.
O legal desse desafio é que te motiva a juntar dinheiro de uma forma leve. Obviamente, aproveitei o tempo que ainda estava trabalhando no banco para juntar e, mesmo sem terminar, consegui cerca de 800 reais guardados na poupança (fazia as transações online todas as sextas para não correr risco de não ter dinheiro na carteira).
Busque renda extra
Se com a sua renda mensal você acredita não ser possível juntar dinheiro, eu tenho duas opções. A primeira é rever seus gastos, porque sempre é possível enxugar alguma coisa. Uma TV acabo, um plano de internet, um restaurante a noite.
A segunda opção é buscar meios de fazer uma renda extra. Se você tiver um quarto livre na sua casa ou a possibilidade de se hospedar por alguns dias em outro lugar, porque não alugar no Airbnb? Se a sua casa é em alguma região turística, vai ser fácil levantar uma grana.
Se essa não for a sua realidade, você pode buscar alguns outros tipos de trabalho. Já listei alguns sites nesse post onde a gente procura trabalho freelancer. Posso te garantir, tem trabalho para tudo quanto função. Até para áreas mais tradicionais, como direito, por exemplo.
Além disso, o Marketing de Conteúdo está na “moda”. Portanto, se você domina algum assunto em sua área e gosta de escrever, é bem provável que você encontre alguma vaga para produção de conteúdo.
O bom desses trabalhos, é que é possível fazer de madrugada, final de semana e não vai te desgastar tanto, fisicamente falando. E, claro, as oportunidades são bem mais das que eu listei aqui. Você pode dar aulas particulares, vender tortas e doces em geral ou algum artesanato, se você tiver essa habilidade.
Compre tudo no cartão de crédito
Ok que essa não é uma dica para juntar dinheiro propriamente dita. No entanto, quanto mais você compra no cartão, mais milhas acumulará e, por conseguinte, poderá trocar por passagens aéreas.
Uma OBSERVAÇÃO bem grande aqui. Não é para usar isso como desculpas e sair comprando tudo, mas sim comprar o que já teria que ser comprado mesmo. É centralizar suas despesas no seu cartão de crédito.
Não saque dinheiro
Na reta final da nossa viagem, paramos de sacar dinheiro pelo simples fato de: dinheiro na mão é vendaval. É sério, fica muito mais fácil cair na tentação de comprar besteiras na rua quando se tem dinheiro trocado.
Tentávamos sempre deixar dinheiro inteiro na carteira. É bem mais difícil trocar 10 reais para comprar um chocolatinho do que dois reais. Principalmente para quem mora em cidades onde encontrar um camelô no ônibus/trem não é nada incomum. São verdadeiras perdições essas promoções. Mas sem dinheiro trocado, conseguia resistir melhor.
Pois bem, essas foram as principais dicas que usamos para juntar dinheiro antes da nossa viagem pela América do Sul. Não foi nada estratosférico ou radical.
Tentei fugir um pouco das muitas dicas que os blogs dão por aí que, apesar de legítimas e funcionais, ficam difíceis de manter por muito tempo. Obviamente, você pode ser mais ou menos econômico. Tudo vai depender das suas prioridades e disposição.
E você, o que faz para economizar dinheiro e realizar as suas viagens? Compartilhe com a gente!
*Imagem destacada Freepik