6 dicas que você precisa ler antes de ir para o Salar de Uyuni

Reunimos nesse post tudo o que você precisa saber antes de contratar o tour para o Salar de Uyuni. Como fizemos questão de dizer no texto, o Uyuni é incrível, mas não é um destino para todos.

O Salar de Uyuni é incrivelmente lindo. Sem espaço para dúvidas, um dos lugares mais sensacionais que a gente já conheceu — e olha que ele está disputando com o nosso queridinho Torres del Paine.

Mas, porém, contudo, todavia esse passeio não é para qualquer um, principalmente se você quiser ir no tour regular. Digo isso porque toda a estrutura na Bolívia é bem básica e a Travessia para o Salar de Uyuni é conhecido por muitos, e de fato é, como um tour de aventura.

Portanto, vamos listar algumas coisas aqui para você levar em consideração antes de incluir esse destino no seu roteiro. Não queremos, de forma alguma, promover qualquer campanha de desistência desse passeio. Queremos apenas que você tenha claro o que irá te esperar, até mesmo para você tomar as devidas providências.

O que você precisa saber antes de conhecer o Salar de Uyuni

1. Altitude

Apesar do Salar de Uyuni ser o maior e mais alto Salar do mundo, ele se encontra a “apenas” 3.656 m de altitude. Coloquei o apenas entre aspas, porque você vai experimentar essa altitude em vários passeios no Atacama.

No entanto, quando você faz a travessia para o Salar de Uyuni saindo de San Pedro de Atacama, no primeiro dia, você chega a 5 mil metros de altitude.

Ou seja, a recomendação é, se possível, não começar a viagem pelo Salar. O ideal é fazer um par de passeios aqui no Atacama para já ir se acostumando com a altitude.

2. Duração

Se você vai tomar o passeio regular para o Salar de Uyuni precisa levar em conta que vai precisar de pelo menos 3 dias, se for ficar na cidade de Uyuni, ou 4 dias se for voltar para San Pedro. E não tem muito o que discutir.

Ah, mas eu já ouvi que pode fazer em 3 dias ida e volta. Sim, pode. No entanto, você precisa tomar um tour privado, que obviamente vai sair muito mais caro. Uma saída é tentar juntar uma galera que também tenha isso em mente e assim vocês conseguirão dividir os custos.

3. Estilo

Como já disse anteriormente, o tour para o Salar de Uyuni é um tour de aventura. E por mais que você faça de tudo para tentar amenizar, o tour continua passando pelos lugares mais inóspitos possíveis.

Portanto, se você vai fazer o tour regular, saiba que as hospedagens são bem simples — em alguns casos precárias. A ponto de você escolher não tomar banho, porque o banheiro não é convidativo. A comida também é simples.

Esse é o quesito que mais faz diferença entre as agências. Em algumas você pode passar a noite em refúgios em outras em hostal básico. Então, verifique bem o que é oferecido.

Mais uma vez, a única forma de driblar essa simplicidade e ir atrás de um pouco mais de estrutura é contratando um tour privado vip ou semi vip. Pode esperar pagar, pelo menos, o dobro de um tour regular — isso se você conseguir mais pessoas para dividir os custos.

4. Entradas e demais gastos

A parte do valor que paga pelo passeio, é preciso considerar alguns outros gastos:

  1. 150 bolivianos para a entrada na Reserva Nacional Eduardo Abaroa
  2. 30 bolivianos para a entrada na Isla Incahuasi
  3. 6 bolivianos para entrar nas Aguas termas de Polques
  4. 10 bolivianos por ducha de água quente que queria tomar

Esses seriam os gastos “indispensáveis” que você teria no tour ao Salar de Uyuni. Fora isso, você pode gastar mais comprando alguma cerveja artesanal no meio do caminho, algum sorvete… enfim, qualquer coisa que dê na telha.

Quando estamos vendendo o tour para o Salar de Uyuni recomendamos levar ao menos 300 bolivianos (aproximadamente 150 reais por pessoa).

5. O que levar

Arrumar as malas para esse região é sempre um pouco complicado. E o melhor é sempre trazer um pouco de tudo. Quando eu fiz a travessia para o Salar de Uyuni era mês de agosto, ou seja, ainda estava bastante frio. Durante todo o passeio eu estava vestida com 3 camadas de roupa (segunda pelo, fleece e casaco). Além de luvas e gorro.

Mas muito mais do que a roupa, ir para o Salar exige que você tenha em sua bolsa algumas particularidades:

  1. Chinelo de dedo — os passeios regulares não contam com banheiro privativo, ou seja, você vai precisar de um chinelo para tomar uma ducha no hostal (confia em mim)
  2. Papel higiênico — em nenhum lugar que fiquei tinha papel higiênico. Tinha, no máximo, o que os outros viajantes deixavam. Ou seja, não queira dar sorte para o azar e descobrir que não tem papel naquela hora.
  3. Óculos de sol — e eu recomendo esse item por dois motivos: primeiro porque o salar é hiper branco, então pode acabar incomodando o seus olhos. Além disso, o vento estará constantemente presente, daí o óculos serve de para-brisa.
  4. Lenço umedecido — não preciso nem falar o porquê, né? Obrigada, de nada!
  5. Água — nós levamos uma garrafa de 6L para duas pessoas e foi bem ok. Se você costuma beber bastante água, leve uma de 6L só para você.
  6. Aperitivos — os passeios de maneira geral incluem café, almoço e janta. Mas pensa só, tu vai ficar o dia inteiro no carro e indo de uma lugar ao outro. Por vezes, pode bater aquela fome e é sempre bom ter um biscoito, uma fruta para tapear.
  7. Protetor solar — para qualquer lugar esse é um item indispensável, certo? Então abuse e use.
  8. Segunda pele, fleece, casacão, gorro, luva, meias (térmica ou põe duas meias, pelo menos). Lá faz frio de verdade, amigos. Além do mais, é melhor sentir calor do que frio.
  9. Saco de dormir — se você for no inverno, pode ser que precise usar. Algumas agência oferecem a opção de alugar um, mas não é garantido. Além disso, o saco de dormir pode ser um grande aliado se a limpeza do hostal não estiver em dia.
  10. Bateria extra para a câmera e powerbank para o celular — eletricidade não é o ponto forte por lá.

6. Dicas extras

Por fim, não deixe de avisar aos seus familiares que fará essa travessia. São 3 dias sem qualquer sinal de internet. Além disso, aproveite o período pré-viagem para pesquisar e guardar as fotos de perspectivas que você gostaria de reproduzir.

É sério, o tempo voa quando se está no Salar e se você não for com algumas fotos esquematizadas, vai ficar difícil. Se puder, leve algo para te ajudar na reprodução dessas fotos: pacote de pringles, panela, dinossauro entre outras coisas.

Ufa! Acho que expliquei tudo, ou quase. A minha maior recomendação, depois disso tudo, é que você avalie bem se o seu perfil condiz com o que está sendo oferecido. Se você não curte esse estilo mais roots, busque uma opção semi vip ou vip.

Nada pior do que não se sentir a vontade em um tour onde você estará durante 4 dias afastado de tudo e de todos. No mais, vá de coração aberto e alma livre. Tenho certeza que o Uyuni irá te surpreender.

Aproveito para deixar aqui o nosso site, onde a gente revende os passeios aqui do Atacama e Uyuni com condições especiais de pagamento para brasileiros. O pagamento pode ser realizado no cartão, em até 3x sem juros, ou à vista, com desconto, por transferência bancária.

Para saber mais, acesse o nosso site: www.dobrasilparaomundo.com.

Leia também

Salar de Uyuni 4 ou 3 dias | O que você precisa para não passar perrengue