X
    Categorias: Dicas

Tudo o que você precisa saber para andar de metrô em Santiago

Reunimos nesse post tudo o que você precisa saber para andar de metrô em Santiago: preços, horários, integrações e linhas. Sem dúvidas, a forma mais barata de conhecer Santiago.

Como-andar-de-metro-em-santiago-precos-horarios

Viajar para Santiago é ter a certeza de fazer uma viagem quase que independente. Digo isso, porque a capital chilena é muito organizada e tem um transporte público que funciona bem e atende para quase todos os pontos turísticos.

No primeiro momento, pode até parecer um pouco confuso aquelas infinidades de linhas . Mas pode ter certeza que quando você pegar um pouco o jeito, não vai querer outra coisa.

Para te ajudar, vou montar um esquema nesse post com tudo o que você precisa saber sobre como usar o metrô em Santiago.

Metrô em Santiago

Quando eu falo que pode soar um pouco confuso para quem não conhece, não estou brincando. Estamos falando de 108 estações, divididas em 5 linhas, que, ao todo, se espalham por 103 km.

Assim que a gente chegou na capital, confesso que fiquei um pouco assustada. O metrô está sempre muito cheio, em qualquer estação. No entanto, apesar de cheio, é um cheio suportável — pelo menos pra mim, tão acostumada ao metrô do Rio de Janeiro às 18h sentido Pavuna. Mas se você puder evitar pegar o metrô nos horários de pico ( de 8h às 9h30 e de 17h às 20h), melhor.

Além do mais, passa com bastante frequência. Portanto, se o primeiro estiver lotado, espere menos de 5 minutos e pegue o próximo.

De maneira geral, as estações são limpas e organizadas. Não me senti insegura em nenhum momento. Viajei com malas sem grandes problemas (já que fui desde o terminal rodoviário até o Hostal Boonen de metrô).

No entanto, como em qualquer cidade grande, é preciso ter o mínimo de cuidado. Principalmente, nos horários de maior movimento.

Preços do metrô de Santiago

Não, você não leu errado. É no plural mesmo.

No decorrer do dia, o metrô de Santiago possui três valores distintos para os:

  • Horários de pico – $ 740 pesos chilenos
  • Horários normais- $ 660 pesos chilenos
  • Horários de baixo movimento – $ 610 pesos chilenos

Horários e Tarifas do metrô em Santiago

Esses valores podem ser pagos de forma avulsa, comprando na bilheteria conforme a necessidade, ou através do Cartão Bip. A minha recomendação é que você compre o cartão. Primeiro, porque é mais fácil centralizar o dinheiro da passagem todo em um lugar só. Segundo, porque se, eventualmente, você precisar pegar um ônibus, essa é a única maneira, já que eles não possuem cobrador.

Qual moeda levar para o Chile? Dólar, pesos ou reais? Veja esse post e não tenha mais dúvidas

Cartão BIP de acesso ao metrô e ônibus

Não é necessário nenhum cadastro para adquirir esse cartão. Apenas é cobrado uma quantia de 1.550 pesos pelo bilhete.

Uma pequena observação: um mesmo cartão pode ser usado por duas pessoas, ou seja, por duas vezes seguidas. No entanto, usando-o dessa forma, você acaba perdendo o benefício da integração metrô + ônibus. Portanto, se você pretende se locomover bastante pela cidade, talvez a melhor opção seja comprar dois cartões.

O BIP pode ser adquirido nas bilheterias das próprias estações de metrô, nos Puntos BIP (são as lojas parceiras) e nos centros BIP. Se você quiser confirmar se há algum ponto de venda próximo a sua localização, basta acessar esse buscador de lugares de carga.

Mapa do metrô de Santiago

Apesar de um pouco assustador, esse mapa é uma mão na roda para te fazer entender a melhor forma de andar no metrô de Santiago. Ele indica quais estações fazem baldeações com determinadas linhas.

Mapa do metrô de Santiago com as linhas e baldeações

Clique aqui para baixar a versão do mapa do metrô de Santiago em PDF.

A linha principal, e mais turística também, é a vermelha. Ela contempla os principais pontos turísticos de Santiago.

Se você tem costume de andar de metrô, não terá nenhuma dificuldade com o da capital chilena. Apesar de eu não ter encontrado muitos seguranças para pedir informação, há bastante placas espalhadas, ajudando no direcionamento para fazer as trocas.

Todas as baldeações acontecem dentro da estação e você só paga uma passagem. Dentro dos carros do metrô há um mapa em cima da porta indicando as estações e as possíveis baldeações.

O seu maior cuidado precisa ser com o sentido do metrô. As direções são definidas pelo nome da última estação. Portanto, se você estiver na estação central e quiser ir para a Providência é preciso pegar o metrô na direção Los Dominiacos.

Planejar a viagem de forma online

No site da própria concessionária do metrô há uma opção para te auxiliar a planejar a sua viagem. Nele, basta incluir a sua estação de origem e a de destino. Ele trará a resposta com todas as baldeações que você precisará fazer.

Inclusive, se você pôr os horários, ele te traz, também, o horário aproximado que você vai levar para chegar ao seu destino final.

Planejador de viagem disponibilizado pelo site do metrô de Santiago

Como adicional, ele apresenta um mapa com pontos de interesse que estão ao redor da estação em questão.

Aplicativo do metrô de Santiago

Esse mapa é bom para planificar a sua viagem enquanto em casa ou no hostel. Se estiver na rua e com internet, a melhor opção é o aplicativo fornecido também pela concessionária do metrô: Metro Mobile

Além de planejar a sua viagem como no site, ele te permite:

  • Consultar o mapa do metrô;
  • Consultar o saldo do seu cartão BIP;
  • Acompanhar possíveis problemas na linha do metrô e, também, marcar rotas como favoritas para ser avisado quando houver um problema;
  • Consultar o horário de abertura  e fechamento dos portões; e
  • Verificar qual a estação de metrô mais próxima da sua localização.

Veja como economizar com celular e internet na sua viagem ao exterior

Essas são as principais informações que você precisa ter antes de andar de metrô em Santiago. Se ainda restar alguma dúvida, é só deixar nos comentários.

Acompanhe mais dicas sobre destinos na América do Sul nas nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.

Juliana Noronha: Formada em ciências contábeis, trabalhei durante intensos quatro anos em um Banco de Investimento no Rio de Janeiro. Abri mão da minha promissora carreira em função do que me motiva. Por isso, desde outubro de 2016 estou desenhando um novo estilo de vida, viajando pelo mundo e vivendo na estrada.

Ver comentários (4)

Posts relacionados
Disqus Comments Loading...