Como ir de Santiago a San Pedro de Atacama de ônibus

Veja aqui como ir de Santiago a San Pedro de Atacama de ônibus — ou mesmo de avião. Compartilhamos preços, horários e empresas que te levam até o deserto! Com direito a uma parada em Bahia Inglesa!

Quem nos acompanha sabe que estamos percorrendo toda a América do Sul de ônibus — inclusive, aqui tem um post falando quanto custa viajar de ônibus pela América do Sul.

Apesar de nem sempre ser a melhor opção, é, muitas das vezes, a única opção de quem viaja sem muito planejamento — nosso caso. Por isso, vamos contar como a gente fez para ir de Santiago a San Pedro de Atacama de ônibus. Mas, no final, vou dar um bizu também para quem quer ir de avião, já que não há voo direto saindo do Brasil.

Quais empresas de ônibus fazem o trajeto de Santiago a San Pedro de Atacama

Antes de mais nada, a maioria das empresas só fazem o trajeto até Calama. Ou seja, depois você terá que pegar um ônibus ou um transfer para seguir viagem até o Atacama.

A única empresa, até o momento, que sabemos que faz o trajeto completo de Santiago a San Pedro de Atacama, e a mais barata também, é a Turbus — e foi a que contratamos.

No entanto, se você não gosta da empresa ou precisa parar em Calama — sabe lá Deus por qual motivo — outras três opções são a Pullman e a Atacama VIP e a Ciktur. Mas lembrando que daqui você terá que pegar um outro ônibus até San Pedro, que custará mais ou menos uns  3 mil pesos chilenos.

Quanto custa ir ônibus de Santiago a San Pedro de Atacama

Nós não fizemos esse trajeto direto, porque decidimos parar em Bahia Inglesa — “caribe chileno” — para diluir um pouco a viagem. Já que o tempo do percurso é de aproximadamente 24h.

Como tínhamos tempo sobrando e gostaríamos de conhecer esse pequeno balneário, decidimos por fazer esse pit top. Dividimos então a viagem em duas de 12h cada e não nos arrependemos.

  • Santiago para Caldera:

O ônibus saiu do terminal rodoviário Alameda às 20h01 e chegamos em Caldera como 9h da manhã do dia seguinte. A viagem custou 13 mil pesos chilenos para cada um. Uns 70 reais.

  • Caldera para San Pedro de Atacama

O ônibus saiu do terminal rodoviário (o único) às 22h e chegamos por volta das 10h do dia seguinte. A viagem custou 19.100 pesos chilenos para cada um. Uns 100 reais.

Ou seja, pagamos em torno de 170 reais cada uma para viajar de ônibus desde Santiago a San Pedro de Atacama.

Um pequeno bizu para quem vai viajar de ônibus, se você não tem problema em arriscar um dia, uma boa opção é deixar para comprar a passagem no dia anterior ou no próprio dia (só faça isso na baixa temporada). Já tivemos algumas boas experiências nos ônibus do Chile.

Como ir de Santiago a San Pedro de Atacama de avião

Lembra que eu falei que passaria um bizu no final do texto? Pois bem, dias antes de seguir viagem para Bahia Inglesa, resolvi fazer uma pesquisa em uma low cost chilena e me surpreendi com o preço.

Só não avancei com a compra, porque como sabem a nossa mochila é um tanto quanto grande e pesada. Se fossemos contratar a bagagem extra aí os preços superariam os de ônibus.

Acabei de fazer mais uma simulação no site da Sky Airlines para uma passagem na próxima semana saindo de Santiago com destino a San Pedro de Atacama — na verdade, Calama, que é o aeroporto mais próximo — e o valor final, já com as taxas, foi de aproximadamente 29 mil pesos.

quanto custa ir de avião Santiago a San Pedro de Atacama skyairlines

quanto custa ir de avião Santiago a San Pedro de Atacama skyairlines

Contudo, é preciso salientar que essa é um companhia low cost e que essa tarifa é básica. Ou seja, se quiser selecionar o assento, levar mais bagagens ou qualquer outra opção precisa ser adicionada ao valor da passagem.

Ah, e para viajar com essa tarifa é preciso ter uma bagagem de até 35x25x55cm.

Portanto, fica dica! O que gastamos para ir de ônibus de Santiago a San Pedro de Atacama foi de aproximadamente 32 mil pesos e essa tarifa da Sky Airlines é de 29 mil pesos.

Com viagem marcada para Santiago? Não deixe de ler!

Qual moeda levar para o Chile
Como andar de metrô em Santiago
Conhecendo os principais pontos turísticos de Santiago de metrô
Tour para a Vinícola Concha y Toro vale a pena?
Embalse el Yeso | um dos mais cobiçados pontos turísticos em Santiago
Dicas de viagem para o Chile
Onde se hospedar em Santiago



  • Juliana Noronha

    Sim, para em San Pedro mesmo. Nós viemos de Bahia Inglesa direto para SPA. Mas o mesmo vale para Santiago. Só paramos em Bahia Inglesa para diluir um pouco as horas de viagem, já que são 24h.