Glaciar Perito Moreno | o que você precisa saber

Pela espetacular vista que o Glaciar Perito Moreno fornece, é quase um pecado passar pela Patagônia Argentina sem vivenciar essa incrível e única experiência. Leia esse texto e não deixe de incluir no seu roteiro.

O Glaciar Perito Moreno parece ter sido feito para ser admirado, não consigo encontrar outra explicação. São 5 km de extensão e cerca de 70 m de altura acima do nível da água — em sua totalidade chega a aproximadamente 170. No entanto, o que impressiona mesmo são as suas rupturas e pequenos desprendimentos.

Pequenos entre aspas, o que parece é que perdemos a noção da imensidão por conta da falta de perspectiva desde as passarelas. Mesmo que diante dos nossos olhos pareçam pequenos, o som emitido é estrondoso e surpreendente. Tivemos a sorte de admirar uma grande parede se soltando. E apesar de estarmos sempre ligados e com a câmera na mão para filmar, a ansiedade foi tanta que ficamos atrapalhados e não conseguimos registrar.

As grandes rupturas são menos comuns, mas são verdadeiras atrações. Acontecem em períodos espaçados. A causa disso é o próprio Glaciar, que devido o seu crescimento,  bloqueia a passagem do afluente, elevando o nível até 30m, o que acaba criando uma pressão muito grande no glaciar. Essa pressão é capaz de abrir túneis no gelo , que juntamente com a temperatura provocam desgelo e os incríveis desabamentos.

Sem dúvidas, visitar o Perito Moreno e todo o seu branco especialmente azulado é uma experiência única e que precisa ser incluída em seu roteiro em uma passagem pela patagônia argentina.

Como ir ao Glaciar Perito Moreno

Nós fechamos o passeio para conhecer o Glaciar Perito Morenoem parceria com a empresa Argentina4u, tudo foi feito online e não tivemos nenhum trabalho a não ser aproveitar a excursão.

Eles enviaram um email de confirmação no dia anterior com todos os dados e o nosso voucher. Dessa forma, às 7h45 da manhã fomos ao ponto de encontro — o ônibus só não foi nos buscar, porque estávamos hospedados praticamente ao lado. A partir de então, fomos buscar os demais passageiros antes de iniciar o passeio de fato.

Obviamente, é possível fazer por conta própria. No entanto, sempre que podemos, optamos por fechar o passeio com um guia turístico, porque faz total diferença. Quando se tem a presença de uma pessoa que conhece a área , o passeio fica menos subjetivo. Você não vai apenas visitar a atração, você aprende sobre o local; podemos dizer que os guias são interprete da natureza.

Tivemos a sorte de fazer o passeio com a guia Cici, que conseguiu nos passar as informações e curiosidades de uma forma entusiasmada e empolgante. Indo em direção contrária a muitos passeios de excursão coletiva, com seus roteiros batidos e decorados.

Muitas pessoas ficam com receio de contratar passeios coletivos porque acreditam que essa modalidade torna a excursão um pouco engessada — dependendo do passeio, torna mesmo. Contudo, para não deixar o passeio muito mecânico, a guia Cici nos contou todas as informações e curiosidades antes mesmo de chegarmos ao parque. Dessa forma, ficamos livres para percorrer todas as trilhas durante um pouco mais de 3h, de acordo com o nosso ritmo e nossa vontade. Sem aquela correria de excursão que acontece às vezes.

Não temos nada a reclamar: nem do processo, muito menos da empresa e guia com quem fizemos o passeio. Portanto, aproveito para anunciar a nossa parceria com a Argentina4u. Como usamos e aprovamos, não temos porque não indicar para você.

glaciar-perito-moreno-el-calafate

Glaciar Perito Moreno

Como ir por conta própria ao Glaciar Perito Moreno

Se você não é adepto de passeios com receptivos, há duas maneiras de ir ao Parque Los Glaciares: de ônibus ou alugando um carro. Ah, se for a sua praia, você pode considerar pegar uma carona também, já que apenas 80km separam a cidade de El Calafate da grande geleira.

Como ir ao Parque Nacional Los Glaciares ( Perito Moreno) de carro

Tenha em mente que a sua maior dificuldade para fazer esse trajeto será alugar um carro. Chegamos na cidade por volta do dia 20 de janeiro e até o dia 25 eles não tinham mais disponibilidade. Mesmo as grandes locadoras como Localiza e Avis.

Se a sua ideia é alugar um carro para percorrer por El Calafate, o ideal mesmo é fazer a sua cotação e reserva com a maior antecedência possível — até mesmo para conseguir preços melhores.

Enfim, supondo que você já tenha conseguido alugar seu carro, o trajeto é bem simples. Como falei acima, são apenas 80km até o Parque Nacional Los Glaciares. Basta iniciar o seu destino pela Ruta Provincial 11, que une El Calafate a Punta Bandera, margeando o Lago Argentino e seguir até o final. O percurso não leva mais do que uma hora e meia. A pista é boa e o parque conta com estacionamento.

desprendimento perito moreno

Logo após o desprendimento

Como ir ao Parque Nacional Los Glaciares de ônibus

Algumas empresas vendem esse percurso. Você pode comprar o bilhete diretamente em alguns escritórios espalhados pela cidade, nos guichês de terminal de ônibus ou online, através dos sites Plataforma10 ou Central de Pasajes. Lembrando, que para fazer a compra online, é necessário imprimir o bilhete. Se deixar para fazer isso em cima da hora, os guichês cobram em torno de 30 pesos por bilhete impresso.

O ponto importante aqui é confirmar com o motorista do ônibus o horário de retorno e o ponto de encontro. Como o parque é grande e tem mais de um estacionamento, é preciso ficar atento para não acabar desencontrando.

Geralmente os ônibus saem em dois horários: de manhã cedo entre 8h e 9h e durante a tarde entre 13h e 14h. As empresas possuem saídas diárias e regulares. Pelo menos três empresas fazem esse trajeto. Contudo, o primeiro horário é bem concorrido. O ideal é comprar a sua passagem com pelo menos um dia de antecedência.

Ônibus vs Excursão

Fazendo um comparativo rápido, de acordo com o site Plataforma 10, a passagem até o Glaciar custa aproximadamente 55 reais o trecho. Ou seja, ida e volta custaria uns 110 reais.

O preço da excursão que fizemos com a Argentina4u fica por volta de 150. A diferença não é tanta, dessa forma, o que vai te fazer optar entre um e outro é o quanto você valoriza a comodidade de um transporte te buscar e levar no hotel. Além, claro, da vantagem de ter um guia te aprofundando na história local.

Qual a melhor época para conhecer o Glaciar Perito Moreno

A melhor época é quando você puder viajar — risos. Brincadeira a parte, essa é uma escolha bem pessoal, já que o parque fica aberto durante todo o ano. O que você precisa ter em mente é o tipo de clima que quer pegar e verificar se algum outro passeio que deseja fazer acontece no inverno ou no verão.

A nossa visita aconteceu em janeiro de 2017 e não tenho nada a reclamar. Pelo contrário, posso dizer que a cidade ficou bem mais bonita assim — mesmo sem conhecer no inverno. Isso porque foi possível ver mesas espalhadas pelas calçadas, as colorações dos lagos ficaram muito mais evidentes e não tivemos que enfrentar aquele frio cortante. Apesar do vento estar sempre presente.

No verão, entre o outono e o verão para ser mais precisa, você tem temperaturas mais amenas e, em contrapartida, ventos mais fortes. Já desde o inverno até a primavera, é possível presenciar temperaturas negativas, mas com menos ventos.

Se quiser entender melhor como funciona a média de temperatura na cidade de El Calafate, basta ver a imagem abaixo disponibilizada pelo site Turismo em Calafate.

melhor época para visitar perito moreno

Estatísticas: temperatura no ano em El Calafate

 O que ver em Perito Moreno

Ok, a resposta é óbvia: conhecer o Glaciar. No entanto, o que quero abordar aqui é que você tem basicamente três formas de conhecê-lo:

  • Da forma tradicional, desde os mirantes disponibilizado nas passarelas;
  • Bem de perto a bordo de um barco, o que proporciona uma vista de baixo para cima e que te possibilita ter uma ideia maior de sua imp.
  • De muito perto mesmo, fazendo um dos trekkings no gelo. Sim, caminhar diretamente no glaciar. Aqui eles oferecem dois tipos: um mini trekking, com uma duração mais curta, ou o Big Ice, que é o treeking completo, são aproximadamente duas horas de caminhada. Para saber a diferença entre os dois veja aqui: Mini Trekking Glaciar PeritoMoreno e Big Ice.

Infelizmente, os dois últimos passeios são mais caros. Ou seja, não é para qualquer um e não foi para gente. Contudo, se você tem condições de fazer, a gente super recomenda. Todos os blogs que buscamos informações, relataram uma fascinação com o passeio.

E se você tivesse a oportunidade de escolher só um desses passeios — dica de amiga — falaria para fazer o trekking. Caminhar em um glaciar não é o tipo de passeio que podemos fazer em qualquer lugar. Sem dúvidas, uma experiência única. Sem contar que ele une um pouco dos três, já que você toma uma embarcação para chegar. Depois, quando o trekking acaba, geralmente, eles permitem que você conheça as passarelas.

perito-moreno

Quanto custa para visitar o Glaciar Perito Moreno

Independente da forma que você escolher para conhecer o glaciar — excursão, carro ou ônibus — vai ser preciso pagar um valor pela entrada no Parque Nacional Los Glaciares. Não tem escapatória!

A tarifa em janeiro de 2017 estava em 330 pesos. No entanto, residentes do Mercosul tem um pequeno desconto: 250 pesos. Esse desconto só é concedido mediante apresentação de documento. Ou seja,  não adianta chegar lá falando português e chorar o desconto.

Para verificar os preços atualizados, acesse o site do Parque Nacional

Horário de funcionamento do Parque Nacional Los Glaciares

Conforme o verão vai se aproximando, o horário de funcionamento se estende.

  • A partir de 1º de novembro: 08h às 10h
  • A partir de 1º de dezembro: 08h às 20h
  • Entre janeiro e fevereiro: 8h às 21h
  • A partir de 1º de março até a semana santa: 08h às 20h
  • Depois da semana santa até 31 de julho: 08 às 16h
  • De 1º de agosto até 30 de outubro: 08h às 18h.

Como falei acima, é praticamente um pecado passar pela Patagônia Argentina e não incluir o passeio para conhecer o Glaciar Perito Moreno, em El Calafate. Falando em Patagônia Argentina, existem muitos outros lugares encantadores e que amamos demais ter conhecido. A exemplo do seu pequeno vizinho El Chaltén com seu monte Fitz Roy. Ou a icônica cidade no fin del mundo, Ushuaia. E, claro, a incrível patagônia dos bichos: Puerto Madryn.

Está planejando uma viagem? Fizemos uma planilha totalmente automatizada exclusivamente para auxiliar nossos leitores com o planejamento dos seus custos. Baixe agora a sua planilha!

* A visita ao Glaciar Perito Moreno foi uma cortesia da Argentina4u. No entanto, tal condição não interfere no relato das nossas experiências. Só divulgamos o que testamos e de fato gostamos. Muito obrigada por essa linda oportunidade.