X
    Categorias: Pelo mundo

O que fazer em Buenos Aires em 1 dia

Vai fazer uma viagem internacional e tem escala de algumas horas na capital portenha? Então confira as dicas do nosso mini-roteiro para curtir Buenos Aires em 1 dia.

Galeria Pacífico - O shopping mais fotogênico

Via de regra, a capital portenha serve como ponto de escala em voos que saem do Brasil com algum destino na Argentina. O melhor dos mundos é quando conseguimos fazer um stopover e transformamos essa escala de horas em alguns dias e assim aproveitamos para conhecer melhor a cidade.

No entanto, isso nem sempre é possível. E, para “piorar” a situação, por vezes, nos deparamos com uma escala de 10h que não te permite fazer muita coisa, mas ao mesmo tempo te enche o saco só de pensar em ficar esperando. Convenhamos, ninguém merece ficar tanto tempo assim caminhando pelos corredores do aeroporto a fim de passar o tempo.

Obviamente, Buenos Aires pede muito mais do que apenas um único dia para apreciar toda a sua riqueza cultural. Mas quem não tem cão, caça com gato. E temos que aproveitar o que temos.

Portanto, esse mini-roteiro foi feito pensando em você, que quer ocupar o seu tempo nessas horas de escala e precisa conhecer um pouco de Buenos Aires em um dia — ou menos.

É possível conhecer Buenos Aires em 1 dia?

A resposta é não, como falei acima. Mas vou listar alguns pontos principais, que cabem em algumas horas livres. Fica a seu critério escolher qual te desperta maior interesse. Se quiser fazer tudo, saiba que cabe perfeitamente.

Já que o tempo é curto, vamos nos limitar às atrações mais próximas do centro e que seja possível conhecer caminhando.

1. Obelisco e Avenida 9 de Julho

Pegando um táxi/uber desde o aeroporto para o centro da cidade, peça para ficar “en la avenida nueve de julio”. Saiba que aqui você já estará em um dos principais pontos de Buenos Aires.

O que fazer em Buenos Aires: Obelisco

Por muito tempo conhecida como a avenida mais larga do mundo, é um excelente ponto de partida para desbravar rapidamente a cidade. De longe já é possível observar o Obelisco — localizado na 9 de Julio com a Corrientes —, monumento histórico criado em comemoração aos 400 anos de fundação da capital portenha. Seus quase 70 metros de altura pedem uma foto.

Localização: Cruzamento entre a Avenida 9 de Julho e Corrientes.

2. Teatro Cólon

Caminhando um pouco mais de duas quadras para a frente, você encontrará um dos melhores e mais importantes teatros do mundo: Teatro Cólon. Com sua imponente e encantadora arquitetura, será impossível passar despercebido.

Esse monumento histórico pede uma visita guiada para conhecer melhor o seu interior. A mesma acontece todos os dias, de 9h às 17h, com saída a cada 15 minutos.

Localização: Cerritos, 628.

3. Galeria Pacíficos e Calle Florida

Continue andando até a esquina, de costas para o teatro, siga pela rua transversal Viamonte. O seu próximo destino está en la calle Florida.

A rua Florida é bem mais discreta, mas de grande importância. Fechada para tráfego, ela concentra uma grande quantidade de pedestres locais, turistas e vendedores. Passar por lá e não ser abordada por vozes do tipo: câmbio, câmbio, câmbio; é quase impossível— inclusive, é bem provável que você encontre nessa rua boas cotações para trocar seus reais por pesos argentinos.

Se olhar para frente, encontrará uma obra de arte em formato de shopping. Aqui está a Galerias Pacífico. Sem dúvidas, o shopping mais fotogênico que já conheci em minha vida.

Apesar de lindo, não é nada convidativo para compras. Isso porque é recheado de marcas de luxo com os seus, nada amigáveis, preços.

Localização: Cruzamento entre a Florida com a Córdoba.

4. Café Tortoni

Descendo nove quadras até a Av. de Mayo, 825,  você conhecerá o café centenário de Buenos Aires. Grosseiramente comparado a nossa Confeitaria Colombo, é uma verdadeira marca registrada, um tesouro histórico.

Além de degustar as delícias do cardápio, entrar no Café Tortoni é fazer uma viagem no tempo. Isso porque muitos utensílios e móveis ainda são preservados desde sua construção, 1858.

Evidentemente, não é das programações mais econômicas, dado toda essa bagagem cultural e histórica.

Uma pequena observação, se já estiver de noite, e tiver vaga, pode aproveitar esse local para assistir a um dos mais conhecidos shows de Tango — no entanto, acho melhor tentar reservar logo assim que chegar na cidade, porque tende a ficar um pouco cheio.

Se você não estiver a fim de passar por aqui, vá direto para o ponto abaixo.

Localização: Av. de Mayo, 825

5. Casa Rosada

O que fazer em Buenos Aires: Casa Rosada

Chegando na Av. de Mayo, ao invés de seguir para o Tortoni, vá em direção à Plaza de Mayo e, por conseguinte, a Casa Rosada.

Primeiramente, a Plaza de Mayo carrega consigo grandes protestos e revoluções. Foi aqui também onde aconteceu a declaração da independência.

Já a Casa Rosada — que tem esse nome graças a cor da tinta usada — é a sede da Presidência da República e um dos pontos mais icônicos de Buenos Aires. Para quem gosta de conhecer melhor a história do país, a visita guiada é uma boa pedida.

O tour guiado dura cerca de 1h. No entanto, só é realizado aos finais de semana e feriados e precisa ser reservado anteriormente pela internet.

Localização: Balcarce 50, Monserrat.

6. Puerto Madero

Acredito que agora, depois de tanto caminhar, a fome já esteja batendo. Se tiver o orçamento um pouco mais folgado, essa será uma ótima opção de almoço — ou janta também, se você não preferir cenar mirando un espetaculo de Tango.

De frente para a Casa Rosada, siga pela rua a esquerda, para atravessar a Avenida Leandro N. Alem e pegar a avenida transversal Rosales. Daqui já é possível ver parte da região portuária de Buenos Aires.

Você tem duas opções:

  • virar para direita e seguir pela Avenida Eduardo Madero; ou
  • atravessar por uma das pontes e virar para direita e seguir pela Avenida Alicia Moreau de Justo.

O meu conselho é seguir pela segunda, pois há uma maior concentração de restaurantes.

É nessa região também onde se localiza a Puente de La Mujer — cartão postal da cidade — é uma ponte giratória  que representa um casal dançando tango.

Agora, basta caminhar pela calçada e escolher o restaurante que melhor combine com seu gosto e orçamento e depois voltar para o aeroporto.

Espero que tenha gostado do nosso mini-roteiro sobre como aproveitar Buenos Aires em 1 dia, com poucas horas. No entanto, se você quiser saber tudo o que fazer em Buenos Aires, veja o nosso post completo

Quer continuar viajando o mundo de carona com a gente? Então não deixe de nos seguir nas nossas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube.

Juliana Noronha: Formada em ciências contábeis, trabalhei durante intensos quatro anos em um Banco de Investimento no Rio de Janeiro. Abri mão da minha promissora carreira em função do que me motiva. Por isso, desde outubro de 2016 estou desenhando um novo estilo de vida, viajando pelo mundo e vivendo na estrada.
Posts relacionados
Disqus Comments Loading...