Toda vez que estamos planejando uma viagem, a primeira pergunta que vem na nossa cabeça é: onde vamos nos hospedar? Isso porque é uma cidade totalmente desconhecida, com um idioma que, muitas vezes, você não é fluente e o transporte público que você não sabe se funciona.
E, somado a isso, tem o fato de querermos tirar o maior proveito, sendo com uma boa localização, um bom preço ou um bairro mais acolhedor.
Pois bem, em uma viagem a Santiago, essa resposta fica um pouco mais fácil, já que o transporte público atende bem. Ou seja, escolhendo uma opção de hospedagem de fácil acesso ao metrô ou ônibus, você não ficará na mão para conhecer os principais pontos turísticos. E, quando for conhecer locais mais distantes, geralmente as agências buscam no hotel.
Tudo o que você precisa saber para andar de metrô em Santiago
Onde se hospedar em Santiago | Bairros
Como falei acima, a locomoção entre pontos da cidade é facilmente atendida por ônibus e metrô. O que vai pesar no momento da escolha é a intenção da sua viagem e o seu orçamento.
Por isso, vou comentar um poucos sobre os principais bairros e, dessa forma, poderá tirar suas próprias conclusões.
Centro de Santiago
Aqui você estará bem próximo à Plaza de Armas, o Museu Nacional, o Palácio de La Moneda e outros monumentos históricos. É no centro de Santiago também onde se concentra a boa parte das lojas, tornando-se, assim, um shopping a céu aberto.
No entanto, se você busca sair a noite ou se estiver na capital durante o fim de semana, esse bairro acaba por não ser a melhor opção de onde se hospedar em Santiago. Isso porque as ruas nesses dias e horários costumam ficar bem desertas, como qualquer centro da cidade.
Se escolher ficar pelo centro, a região de Lastarria é uma melhor opção, já que mescla tranquilidade e um pouco da vida boêmia. Ou, também, Bellas Artes, que também abriga opções para a noite e conta com lembranças da Belle Époque, com um ar mais europeu.
Providência
Próximo ao Costanera Shopping, essa é uma excelente região para quem tem como foco principal as compras. Com a sua rua principal como continuação da Avenida Alameda Bernardo O’Higgins, essa área é conhecida como o novo centro comercial financeiro da capital.
É um bairro seguro e movimentado e pode ser uma boa opção também para quem vai pela primeira vez à capital chilena, já que tem uma boa oferta de ônibus e metrô (principalmente linha 1).
É a terceira região com a melhor qualidade de vida, perdendo apenas para Vitacura e Las Condes. Se você quiser ficar próximo da área mais badalada, escolha a região de Bellavista, é onde se concentram boa parte dos bares e restaurantes e, também, onde possui acesso ao Parque Metropolitano (Cerro San Cristóbal/Zoológico) , já que a subida por teleférico se dá desde a Rua Pedro de Valdívia e a de Funicular pela Pio Nono.
Contudo, como nem tudo são flores, essa região é um pouco mais cara. Então, se você busca um melhor custo x benefício, te aconselho a continuar lendo o post.
Las Condes
Setor nobre de Santiago, já foi mencionada diversas vezes como a área com a melhor qualidade de vida da capital. Contempla o Parque Arauco e o Alto de Las Condes. Possui uma boa oferta de transporte, graças a linha 1 do metrô.
Aqui você encontrará hotéis mais luxuosos e restaurantes de primeira linha, em especial na Avenida Isidora Goyenechea. Seu bairro vizinho, El Golf, é conhecido popularmente como como Sanhattan (Manhattan de Santiago).
Apesar de ser um ótimo bairro é, sem dúvidas, uma viagem mais high society, e que não cabe no bolso de todos.
Nuñoa
Certamente, esse bairro não está na maioria das listas de onde se hospedar em Santiago. Isso porque ele é menos turístico. No entanto, é possível aproveitar todos os benefícios do bairro providência pagando, na maioria das vezes, menos, dado a proximidade.
Se você busca sossego, além de conforto atrelado a um bom preço, sem dúvidas eu indico ele. Tranquilidade é a palavra de ordem por aqui. Esse bairro consegue juntar todos os benefícios do centro (bancos, centros comerciais etc) sem sacrificar o seu estilo tradicional e residencial
Tudo bem que, dependendo da região, o metrô não estará tão perto e, talvez, se enquadre melhor em uma segunda viagem. Mas, de qualquer modo, tem bastante oferta de ônibus. Além de ser uma área muito residencial. Ou seja, é possível andar por aqui sem “nenhuma preocupação”
Perto da Plaza Ñuñoa concentram-se numerosos pubs e restaurantes. Se quiser uma outra opção, vá para o vizinho próximo: Bairro Italia, conhecido por sua grande oferta gastronômica, oferecendo opções a níveis internacionais. Para os amantes do futebol, o bairro abriga o importantíssimo Estádio Nacional.
Está com viagem marcada para capital chilena mas não sabe qual moeda levar para o Chile? Mostro algumas dicas nesse post para você nunca mais ter dúvidas.
Onde se hospedar em Santiago | Hostal Boonen
Durante a nossa estadia em Santiago, ficamos hospedados no Hostal Boonen, no bairro de Nuñoa. Como de costume, fiz a minha pesquisa no booking baseada nas avaliações do site e me deparei com esse hostal.
Ele é simples, limpo e muito confortável. Os três pilares mais importantes, para mim, em um hostal, junto com o café da manhã, é claro.
Depois que escolhemos o hostel, enviei uma mensagem para a administração contando sobre o nosso projeto e oferecendo uma parceria. De forma muito amável, a Maria das Graças nos respondeu positivamente.
O hostal
O Hostal Boonen fica localizado dentro de uma antiga casa, mas bem conservada, em Nuñoa. São apenas 11 habitações, distribuídas entre matrimonial, dupla e tripla.
A camas são novas e muito aconchegantes. Apesar do hostal já existir há um bom tempo, possui uma administração relativamente nova, por isso algumas melhorias ainda estão em andamento, como a calefação central. No entanto, se fizer necessário, eles disponibilizam uma espécie de estufa para esquentar o quarto.
A decoração merece um destaque a parte, já que revive clássicos do cinema com quadros de O Vento Levou e o Poderoso Chefão. Até a nossa lixeira era temática.
Um outro ponto que também merece destaque é a atenção dispensada pelos empregados. Todos sempre muito solícitos e com atendimento impecável. Você se sente realmente em casa.
Quanto a limpeza, não tenho um fio de cabelo para reclamar. E olha que eu deixo cair bastante. rs
Serviços oferecidos
- Café da manhã: é simples, mas suficiente. Conta com café, leite, suco, iogurte (um dos melhores que já provei na vida), cereais, aveia, pão, manteiga e geleia;
- Tv a cabo;
- Wifi: a internet era boa, mas não pegava 100% no quarto do andar de cima;
- Serviço de quarto diário;
- Cozinha equipada;
- Vista do terraço para as Cordilheiras (um bom diferencial ♥).
Se você estiver procurando uma hospedagem por Santiago que tenha um bom custo/benefício, certamente o Hostal Boonen merece ser considerado. Os preços podem variar de 115 reais para um quarto individual até 200 reais para um quarto triplo com banheiro privado.
Veja aqui as avaliações dos demais hóspedes.
Deixo aqui o meu muito obrigada a toda equipe do Hostal Boonen!
Se quiser buscar outras opções de onde se hospedar em Santiago, veja aqui. Ao utilizar o nosso link do booking, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o Para Onde Fomos a manter os conteúdos atualizados.
Como falei acima, estando em um hotel com fácil acesso aos transportes públicos, a sua viagem estará garantida. Se, por um acaso, você for se hospedar em um bairro que eu não mencionei aqui, deixe nos comentários as suas dúvidas e impressões para ajudar os demais leitores.