Onde e quanto custa alugar carro no Deserto de Atacama

Será que vale a pena alugar carro no Deserto de Atacama? Mostramos nesse post os passeios que podem ser feitos por conta própria e os preços das diárias dos carros.

Tudo bem que o assunto principal desse texto é onde alugar carro no Deserto de Atacama, no entanto, me sinto no dever de esclarecer algumas coisinhas mais.

Portanto, se você quiser ir direto para a parte que eu falo sobre o aluguel do carro, clique aqui.

Quais passeios fazer de carro no Deserto de Atacama?

Não pense que você encontrará boas estradas por aqui, até porque, né?! Estamos falando de deserto, minha gente. Portanto, saiba que vir de carro para o Atacama é maltratar um pouco o bichinho.

Ao mesmo tempo, vir de carro ou alugar um carro por aqui é sinônimo de liberdade, de pegar os lugares mais vazios e de ir um pouco além da rota turística.

Por isso, vou listar nos pontos abaixo quais passeios você pode fazer por conta própria, ou seja, de carro no Deserto de Atacama.

Valle de La Luna e Valle de la Muerte

Esse é um dos passeios mais tradicionais e mais próximos. A estrada, como falei, é de rípio e bem irregular, mas não demanda ter um 4×4 — se tiver, melhor.

O interessante nesse passeio é ir na parte da tarde e ficar até o final, já que o entardecer é surrealmente lindo.

Para entrar no Valle de la Luna é preciso pagar uma entrada de 3 mil pesos e no Valle de la Muerte 2 mil pesos.

Termas del Puritama

As Termas del Puritama são piscinas com águas termais, isso quer dizer, águas com propriedades medicinais. Um lugar perfeito para relaxar e curtir um pouco a natureza.

A grande sacada de ir de carro é que você pode fugir dos horários praticados pelas agências. Resultado disso? Ter um SPA natural praticamente particular.

De maneira geral, esse passeio sai em dois horários:

  • 9h às 14h; ou
  • 14h às 19h

Ou seja, o ideal é chegar lá por volta das 13h, que é mais ou menos o horário que o pessoal do turno da manhã começa a sair.

Uma outra observação importante é que para ir na parte da manhã é preciso pagar 15 mil pesos chilenos de entrada e na parte da tarde são 9 mil pesos chilenos.

Laguna Cejar

Para os mais bem dispostos, é possível ir até mesmo de bike. É relativamente próximo do povoado de San Pedro. No entanto, geralmente as empresas oferecem o tour para a Laguna Cejar junto com o Ojos del Salar e entardecer na Laguna Tebinquiche.

A estrada em si para atender a esses três pontos não é tão ruim. O que pega mesmo é a localização. Por exemplo, os Ojos del Salar ficam em meio ao Salar — jura? E não lembro de ter visto placas orientando o caminho. Mas nada que seguir uma van de agência não resolva 😡

Aqui não tem muita saída para fugir do fluxo, esse é um dos pontos mais visitados por quem chega aqui no Atacama. Tanto é, que há uns três anos mais ou menos, aumentaram o valor da entrada para 30 mil pesos — hoje em dia está 17 mil. Justamente para dar uma equilibrada e não impactar tanto o ecossistema.

Eu falei que não dá muito para fugir porque o melhor horário para fazer esse combo (Laguna Cejar, Ojos e Tebinquiche) é na parte da tarde. Isso porque o entardecer na Laguna Tebinquiche é incrivelmente lindo.

Ou seja, mesmo que você esteja de carro no Deserto de Atacama, vai encontrar com todo mundo no fim da tarde.

Lagunas Escondidas de Baltinache

As Lagunas Escondidas de Baltinache surgiram justamente como opção para a Laguna Cejar — lembra que durante uma época estava custando 30 mil a entrada? Pois bem, elas são bem menos conhecidas e, por isso, acaba sendo um passeio um pouco mais particular.

Boa parte das agências vão na parte da tarde, porque é um pouco mais quente — sim, a água é gelada — e, mais uma vez, o entardecer dá um show a parte.

O caminho também é relativamente curto, mas costuma furar bastante pneus. Ou seja, toda atenção é pouca quando se decide conhecer o Deserto de Atacama de carro.

Lembrando que aqui é preciso pagar uma entrada de 5 mil pesos chilenos.

Geisers del Tatio

Apesar de ter alguns aventureiros que se arriscam por essas bandas, não sei se recomendaria tanto assim. Primeiro porque para apreciar o espetáculo é preciso chegar junto com o nascer do sol e isso demanda sair de casa umas 5h/5h30.

Segundo porque chegamos a 4.300 m de altitude e cada pessoa reage de um jeito. Se optar por ir de carro aos Geisers, recomendo que, ao menos, tenha outra pessoa que também saiba dirigir.

Terceiro porque o caminho não é propriamente um caminho. Até a metade você consegue pegar uma estrada de asfalto. Já na segunda é puro rípio, bastante irregular e, por isso, é recomendado que seja um carro alto — não necessariamente 4×4.

Pois bem, se mesmo depois dessas especificações você decidir por ir aos Geisers por conta própria, minha principal recomendação é: siga uma carro de excursão.

A entrada dos Geisers para estrangeiros é de 10 mil pesos chilenos. Ah, é possível conseguir uma vaga em uma das excursões por a partir de 15 mil pesos (+ entrada).

Piedras Rojas + Lagunas Altiplânicas

Um dos passeios mais bonitos e mais cobiçados por quem visita o Deserto de Atacama é o combo Piedras Rojas + Lagunas Altiplânicas. Aqui a situação vai ficando um pouco mais complicada e eu não recomendo nada ir de carro.

Não há muitas sinalizações pelo caminho e desde San Pedro de Atacama são aproximadamente 150 km — isso até as Piedras Rojas, fora as Lagunas Altiplanicas.

Geralmente o tour sai por volta das 7h da manhã e volta 17h. Ou seja, é um passeio extremamente cansativo. Então, o melhor aqui é contratar um tour para ir e voltar com tranquilidade.

Se você for para as Piedras Rojas de carro, minha principal recomendação, além de seguir as agências, é levar um pneu reserva — se tiver dois, melhor ainda rs. Lembre-se você estará no meio do nada!

Fora isso, é preciso ficar atento a altitude também por conta do veículo. A medida que vamos subindo e o oxigênio fica um pouco mais escasso a combustão também fica mais difícil.

Ah, além disso, atualmente o caminho para as Lagunas Altiplanicas está fechado por conta da neve e, me parece, que eles estão pegando um caminho alternativo até as Piedras Rojas. Portanto, tente confirmar isso antes da sua saída!

A entrada que precisa pagar por aqui é de 5 mil pesos para entrar na área da Laguna Chaxa, que também é reserva dos flamingos e um dos pontos altos do passeio.

A partir de 35 mil pesos (com café da manhã e almoço) você consegue um tour para esse destino aqui em San Pedro de Atacama.

Salar de Tara

Se eu tivesse que escolher um passeio no Atacama que não recomendaria de forma alguma para fazer de carro, sem dúvidas, seria o Salar de Tara. Por vezes, o caminho é no meio do deserto e as estradas ficam praticamente camufladas com aquelas paisagens tão iguais.

Além disso, são quase 270 km percorridos. Ou seja, mais um passeio bastante cansativo. O caminho é bem duro e sacoleja demais, maltrata mesmo o bichinho.

Mais uma vez, precisamos de um carro alto, de preferência um 4×4. Mas sinceridade mesmo? Desembolsa os 35 mil aí e vai com uma agência. Apesar das paisagens serem magníficas e a presente vontade de tirar uma foto a cada 100 m, contratar um tour é ideal para curtir o passeio da melhor maneira.

Lembre-se, mais uma vez, você estará no meio do deserto. Praticamente incomunicável. Não sei se é verdade, mas já ouvi dizer que as agências não costumam ajudar os carros parados na estrada, justamente por isso, porque não é um passeio para ser feito por conta própria.

Onde e quanto custa alugar um carro no Deserto de Atacama

Como mencionei diversas vezes durante o texto, as estradas judiam dos carros e por conta disso poucas locadoras de carro chegam até San Pedro de Atacama. Para falar a verdade, só conheço uma locadora de carro aqui no Atacama e é a Europcar.

Vale a pena alugar um carro em Calama?

Uma opção também é alugar um carro ainda em Calama e seguir viagem, já que você encontrá mais opções por lá. O ponto negativo é que você não vai precisar de carro por aqui, a não ser nos dias que decidir conhecer alguma atração.

Vamos supor que você separe os três últimos dias para fazer os Geisers, Piedras Rojas e Salar de Tara com alguma agência. Ou seja, o seu carro vai ficar parado na garagem e você terá que pagar a diária mesmo assim.

Por isso, se for alugar, é melhor tentar alugar por aqui ou tentar entregar por aqui.

Diária de aluguel de um carro no Deserto de Atacama

Hoje, 11 de julho de 2017, eu fui até o galpão da Europcar para saber quanto custa a diária de um carro aqui em San Pedro de Atacama. Eles me apresentaram dois modelos:

  • Estilo Jeep: 59 mil pesos
  • Estilo pick-up (4×4): 79 mil pesos chilenos

Esses são os preços com seguro básico de proteção de danos a terceiros, ou seja, se quiser assegurar o veículo vai ter que desembolsar um pouco mais.

Esse valor na cotação de hoje em San Pedro de Atacama (1 real – 190 pesos) custaria 310 reais. Se tiver em um grupo de 5 pessoas, ficaria a 62. De fato, mais barato do que muitos passeios.

Outra opção de aluguel de carro no Deserto de Atacama

Para a galera mais aventureira, aqui em San Pedro de Atacama tem uma locadora de van, como se fosse um Motorhome, chamada Wicked Campers. São vans adaptadas para dormir ou alguns carros com uma barraca desmontável no teto.

Em uma rápida simulação, encontrei um veículo com espaço para 4 pessoas dormirem por 54 mil pesos. Ou seja, uns 284 reais. O legal dessa opção é que você pode economizar com hospedagem, já que geralmente vem equipado com saco de dormir.

Se você é uma pessoa muito friorenta, preste atenção no clima em San Pedro de Atacama. Apesar de durante o dia a temperatura ficar bem agradável, na parte da noite pode chegar a quase zero grau no inverno.

Posto de gasolina em San Pedro de Atacama

Óbvio que eu não poderia deixar de dar essa dica, né? Se tem mais algum, eu desconheço. Mas durante toda a minha estadia aqui em San Pedro de Atacama, só “encontrei um posto de gasolina”.

Ele fica na rua Toconao. É a primeira rua que corta a Caracoles, tem uma farmácia na esquina.

Não sei dizer quanto custa o litro da gasolina por aqui, mas deixo a promessa que muito em breve eu atualizarei o post com essa informação. Se você, por um acaso, tem algum conhecimento sobre essa informação, fique a vontade para compartilhar conosco!

Ah, não viaje para o Atacama sem ler esse post.



  • Aldenor Filho Souza

    PARABENS PELO SITE E GOSTARIA DE SABER O PLANEJAMENTO PARA UMA VIAGEM NO CHILE PELA CARRETERA AUDAZ COMO SERIA POSSIVEL VCS ME AJUDAREM ABRACOS

    • Juliana Noronha

      Oi, Aldenor!!
      Então, a gente não passou pela carretera austral porque estávamos de ônibus e seria contramão demais para passar por lá 🙁
      Fora isso, podemos ajudar com qualquer outra coisa pelo Chile (que a gente conheça). O que você precisa saber especificamente?
      Beijos! 🙂