É claro que eu recomendarei, em um roteiro para o Atacama, que você conheça o Valle de la Luna, Geysers del Tatio, Lagunas Altiplânicas e a Laguna Cejar. No entanto, hoje, quero te apresentar um Atacama fora do óbvio, com passeios poucos comuns para quer vem visitar a terra atacamenha.
Pukara de Quitor
Pukara de Quitor é um sítio arqueológico que um dia foi morada do povo atacamenho. E pra quem curte descobrir novas culturas, o passeio é bem interessante, além de ser coroado ao final com uma bela vista da região.
A apenas 3 km da cidade, uns 15 min de bike, é um passeio indicado para aquele seu dia livre no Atacama. Dá até pra ir a pé, se desejar 🙂 Se puder ir de manhã cedo ou mais para o fim da tarde, melhor. Que assim o sol não castiga tanto.
A entrada custa 3000 pesos, sendo que estudantes pagam 2000. Se optar por ir de bike, é possível encontrar na cidade opções por volta de 3 mil pesos por 6h.
Treekings
Se você não sabe, o Atacama é um paraíso para quem curte trekking. Com paisagens desérticas e momentos de tirar o fôlego, o Vulcão Lascar tem se tornado um dos mais conhecidos e, claro, caído no gosto dos turistas.
Mas além dele, existem muitas outras opções de trekkings por aqui como:
- Treeking Guatín: geralmente ele é combinado com as Termas de Puritama e é um dos mais leves, bom para começar e se adaptar com a altitude,
- Trekking Valle de la Luna: passando por áreas bem menos exploradas do extenso Valle de la Luna, esse também é um treeking super fácil (2.600 m)
- Vulcões: Lascar, Licancabur, Pili: todos esses vulcões ultrapassam os 5 mil metros de altitude. Portanto, é preciso estar bem aclimatado, além de um bom condicionamento físico.
Boa parte desses trekkings você só vai conseguir fazer contratando com agências e podem custar desde 200 até mais 1.000 reais.
Sandboard no Valle de la Muerte
Um passeio que tem sido bastante procurado pelos viajantes com alma aventureira é o Sandboard no Valle de la Muerte.
Só a paisagem do local já valeria a visita. Se puder adicionar uma pitadinha de diversão, fica impagável.
Apesar de ter usado o termo impagável, esse é um passeio com um custo ok. Se for contratar um tour , vai pagar por volta de uns 120 reais.
Se quiser ir informalmente, vai conseguir economizar um pouco, mas claro, não será acompanhado por um instrutor. Ou seja, por sua conta em risco.
De qualquer forma, reunimos nesse post como fazer Sandboard no Atacama (seja de táxi, bicicleta ou contratando um passeio).
Voo de Balão
Antes que me perguntem qualquer coisa: sim, o voo de balão aqui no Atacama está temporariamente suspenso. No entanto, segundo uma informação passada por uma das empresas que prestam esse serviço, tão breve esperam retomar o tour (estamos aqui na torcida).
Apesar disso, preciso relatar que foi um passeio incrível. Inclusive, gravamos um vídeo compartilhando um pouco dessa experiencia. O Atacama já é surpreendente do chão, nas alturas é inimaginável.
O passeio acompanha o nascer do sol e o turista presencia toda a montagem antes de iniciar o voo. A parte triste disso tudo é o valor a ser investido. Infelizmente é bem caro, será preciso desembolsar uns 200 mil pesos chilenos.
Mas, se você tiver com um pouquinho de folga no orçamento, vale muito a pena.
Livraria del Desierto no Atacama
Um passeio totalmente gratuito, exceto pelo aluguel da bike, e que é puro amor. Tenho certeza que nunca passou pela sua cabeça que teria uma livraria no Deserto de Atacama, não é mesmo?
Na livraria você encontrará mapas da região, conhecerá mais da história local, além de diversos outros livros e best sellers como em qualquer livraria. No entanto, o grande diferencial dessa livraria rural é a sua vista e seu clima rústico e aconchegante.
Para chegar, basta pegar a estrada caminho a Toconao (é só buscar a Aduana). Passado uns 3km mais ou menos, vai ter uma placa escrita Solor. Nessa placa, entre a direita. Quando chegar na entrada de Solor, pegue o caminho mais a esquerda. Vai passar uma capela de adobe (construções de barro), aqui vire na primeira rua a esquerda (Volcán Lascar) e em uns 700 metros você encontrará uma placa: Librería Ediciones del Desierto
Tem algum lugar que é um achadinho aqui no Atacama? Compartilhe com a gente nos comentários e vamos ajudar a mais e mais pessoas a desbravarem esse deserto lindo.