Pode parecer muito, mas 90% das dúvidas que eu recebo são sobre o que levar para o Atacama. Também não é para menos. Estamos falando de Deserto.
Seria fácil se fossemos pela lógica: ah, estamos no deserto, então de roupa vou lavar só as apropriadas para o calor. Errado.
O Deserto de Atacama é o tipo de lugar que você tem que trazer desde biquíni e chinelo até gorro e luva. É sério. A amplitude térmica aqui é surreal.
Por isso, vou te ajudar com o que levar para o Atacama para não ter erro. Vou separar a mala por passeios, que assim você pode adequar de acordo com o que estiver pensando em fazer, de acordo com seu roteiro.
Por exemplo, se estiver no roteiro Lagunas Altiplanicas, geysers e Valle de la Luna basta ir no tópico dos respectivos passeios que estão todas as coisas que você precisará levar para a viagem, certo?
Para ajudar, vou montar um índice aqui com os principais passeios aqui no Atacama:
O que levar para o Atacama:
- Valle de la Luna/Valle del Arcoiris
- Geysers del Tatio
- Laguna Cejar/Lagunas Escondidas
- Lagunas Altiplânicas + Piedras Rojas/Salar de Tara
- Termas de Puritama
- Tour Astronômico
- Ascensão de Vulcões
- Dia a dia na cidade
Valle de la Luna/Valle del Arcoiris
O passeio para o Valle de la Luna, via de regra acontece na parte da tarde. Ou seja, sai às 16h e retorna as 20h. Sendo assim, você pegará o começo do anoitecer ainda no passeio.
Esse é um dos passeios mais tradicionais e um dos primeiros a serem feitos quando chegar no Atacama. Isso porque tem uma altitude bem aproximada com a da cidade, ou seja, é bom para ir se acostumando.
O Valle del Arcoiris já não é tão procurado assim (infelizmente), mas também é um dos passeios para se fazer nos seus primeiros dias.
Se você está vindo para o Atacama e incluíra um desses passeios no seu roteiro, sua mala precisa ter:
- Sapato cômodo para caminhadas
- Chapéu/Boné
- Protetor Solar
- Roupa cômoda para caminhadas leves
- Casaco para o fim de tarde
Geysers del Tatio
Um dos passeios mais frios, pelo menos na primeira hora. Aqui, se vier no inverno, poderá pegar temperaturas como -20º — não é exagero.
Ao mesmo tempo, ele reserva um piscina termal de água beeeem quentinha. Já deu para perceber que esse é um dos passeios loucos aqui do Atacama, certo? Vai de -20ºc a 35º. Por isso, se está no seu roteiro de passeios aqui no Atacama, sua mala precisa ter:
- Roupa de frio em camadas (segunda pele, fleece e corta vento)
- Gorro, luva e cachecol
- Roupa de banho (tem onde trocar de roupa)
- Toalha e chinelo
- 3 meias (principalmente se vier no inverno)
- Roupa fresca por baixo da roupa de frio (quando fazem a parada no povoado de Machuca o clima já está bem mais agradável)
Laguna Cejar/Lagunas Escondidas
Assim como o Valle de la Luna, o passeio para a Laguna Cejar ou Lagunas Escondidas também respeita o nível de altitude da cidade. Ou seja, mais uma boa opção para iniciar o seu roteiro.
Essas são lagoas com grande concentração de sal — tem mais sal até que o mar morto. Dessa forma, as pessoas não conseguem afundar, nem mesmo querendo muito.
Para aproveitar o melhor desse passeio, você precisa levar para o Atacama
-
- Roupa cômoda (pode ir de short se quiser)
- Roupa de banho
- Toalha e chinelo
- Protetor Solar (lembre-se que não pode passar na lagoa. É preciso passar ainda na cidade)
- Chapéu/Boné
- Casaco para o fim de tarde
Lagunas Altiplanicas + Piedras / Salar de Tara
Esses são passeios que ultrapassam os 4 mil metros de altitude. Por isso, quando começa a ventar o frio se apresenta de forma implacável, principalmente no inverno.
Pelo menos, nesses passeios você não precisa se preocupar com roupa de banho. Você precisará levar:
- Roupa de frio para temperaturas baixas (se tiver um corta vento, será muito bem vindo.)
- Gorro, cachecol e luva (melhor sentir calor do que frio)
- Roupas leves por baixo (em alguns pontos pode fazer calor)
Termas de Puritama
Água e deserto parecem não fazer parte da mesma equação, não é mesmo? Não aqui no Atacama. Um dos passeios que são oferecidos é a visita às Termas de Puritama
Piscinas naturais e termais de águas quentes. Uma delícia para relaxar da correria dos passeios.
A única coisa ruim nesse passeio é o valor da entrada — são 15 mil na parte da manhã e finais de semana e 9 mil a tarde de segunda a sexta. Dependendo de qual agência fizer, o valor da entrada é mais caro que o próprio passeio. Enfim… tá na água é para se molhar, não? rs
Portanto, se você pretende conhecer as Termas de Puritama em sua visita ao Atacama, sua mala precisa ter:
- Roupa leve (pode ir de short, chinelo, regata… do jeito que quiser)
- Roupa de banho
- Toalha
- Protetor Solar
- Chapéu
- Cadeado para pôr as roupas no armário
Tour Astronômico
Lembra que no início do texto eu falei que a amplitude térmica aqui no Deserto é surreal? Pois bem, por mais que o tour astronômico seja realizado a poucos quilômetros da cidade, a noite faz um frio que de fato não estamos acostumados.
Por isso, a minha recomendação é ir bem agasalhado, ainda que na cidade em si você não esteja sentindo muito frio.
Por tanto, para aproveitar bem o Tour Astronômico, sua mala para o Atacama precisa ter:
- Roupa de frio (corta vento não se faz necessário nesse tour, mas vá bem agasalhado)
- Luva e gorro
- Camadas de meia
Obs.: Se for inverno e você quiser levar a coberta do hostal, saiba que não será julgado pelo outros passageiros.
Ascensão de Vulcões
Antes de qualquer coisa, quero deixar um alerta: não subestime um trekking de montanha, principalmente na altitude. Sei que a ascensão ao Vulcão Lascar, por exemplo, está super em alta, mas é preciso saber que não é para todos.
É preciso de fato ter uma preparação física.
Pois bem, considerando que você já esteja tomando todas as medidas necessárias, vamos para o que você precisa levar para o Atacama se estiver considerando fazer algum trekking de montanha:
- Sapatos de trekking
- Calça de trekking
- Jaqueta corta vento
- Luvas, gorro e cachecol
- Segunda pele e fleece
- Pastilha para dor de cabeça
- Protetor Solar
Obs.: Aqui mais do que nunca o ideal é trazer peças de roupa impermeáveis e respiráveis. Isso porque vai estar bastante frio, mas com o intenso esforço da caminha, seu corpo vai começar a suar.
Dia a dia na cidade e demais lugares
Com o simples fato de estar na cidade você já sentirá seus lábios rachados. Com um dia a mais no povoado as suas mãos já começam a ficar ressacadas. Para os mais sensíveis, olhos e nariz também sentirão bastante. Não se assuste se do nada seu nariz começar a sangrar, é “normal”.
Se quiser minimizar os efeitos do Deserto, é preciso dar atenção especial a alguns pontos. Antes de qualquer coisa, a água é sua melhor amiga. Não se esqueça!
E agora vamos para os demais itens indispensáveis para você levar para o Atacama:
- Bepantol
- Hidratante corporal e facial
- Soro fisiológico
- Protetor solar
- Rinosoro
- Lenço umedecido
- Mochila/bolsa pequena para te acompanhar nos passeios
Agora, vou listar o que não trazer para o Atacama: salto alto. É sério, gente. É quase impossível andar de salto aqui, as ruas são totalmente de terra. Além de ser prejudicial para a saúde, vai estragar seu sapato.
Espero que tenha te ajudado a ter uma noção do que precisa levar para o Atacama. Não quis me prender a itens como shampoo, condicionador, calcinha e sutiã, porque são coisas que já estão meio que no automático. A intenção é te dar uma ideia de que tipo de roupa você precisa para determinado lugar.
Lembrando que essa lista vale para o ano inteiro. Se vier no inverno, reforce ainda mais as roupas de frio. Se vier no verão invista em roupas leves e confortáveis, mas sem se esquecer dos passeios mais altos.